Departamento de Educação

 

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Licenciaturas em Ensino

 

Licenciaturas em Ensino

Acções Pedagógicas de Observação e Análise I

 

Docente: Hélia Oliveira

 

Natureza e Objectivos

A disciplina Acções Pedagógicas de Observação e Análise I (APOA I) visa promover e estimular a reflexão do futuro professor sobre a realidade das escolas básicas e secundárias bem como de outros espaços educativos em Portugal. Procura-se, deste modo, proporcionar um conhecimento directo de situações, problemas e práticas através da interacção com os profissionais envolvidos em actividades na área da educação. Esta disciplina tem uma natureza eminentemente interrogativa das realidades observadas como estratégia para uma reflexão informada, e metodologicamente sustentada, sobre a educação.

Estabelecem-se como objectivos:

- desenvolver a capacidade de observação e análise de aspectos da realidade de instituições e espaços educativos;

- desenvolver o interesse pela discussão e a reflexão sobre problemas educativos;

- desenvolver capacidades de questionamento, problematização e espírito crítico no contexto da educação, nomeadamente no que respeita ao ensino da Matemática.

Métodos de trabalho e actividades

A actividade dos estudantes distribui-se por três espaços:

- sessões de trabalho conjuntas na FCUL com o objectivo de (i) estabelecer bases teóricas e metodológicas para a observação e análise, (ii) partilhar resultados de análise das realidades observadas;

- visitas a escolas e outros espaços educativos;

- desenvolvimento de análises, organização e preparação de apresentação de resultados à turma.
 

As visitas às escolas e a outros espaços educativos que ocorrerão em grupos, contemplarão desejavelmente, aspectos organizacionais, físicos e sociais, como por exemplo:

- o ambiente físico e social de escolas básicas ou secundárias;

- os diferentes órgãos da escola;

- o projecto educativo da escola;

- actividades ligadas a áreas curriculares não disciplinares;

- actividades extra-lectivas (por exemplo, em Laboratórios ou Clubes de Matemática);

- Centros de Recursos;

- Bibliotecas municipais;

- Centros de Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC).
 

O desenvolvimento das actividades da disciplina assume a forma de projecto a desenvolver pelos grupos de estudantes de acordo com a especificidade do espaço educativo a observar e analisar, sendo acompanhados na sua realização pelo docente. Os temas dos projectos decorrerão dos interesses dos estudantes, de acordo com as áreas definidas para a disciplina. Os resultados do projecto serão apresentados pelos estudantes à turma no final do semestre.
 

Avaliação


A avaliação dos alunos em APOA I tem em conta duas dimensões:

- a participação nas diversas actividades da disciplina;

- o processo de realização do projecto, o relatório realizado e a sua apresentação e discussão nas aulas.
 

Bibliografia base

 

Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva.

Bodgan, R., e Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

 

Outros elementos bibliográficos serão utilizados de acordo com o contexto de observação e análise de cada grupo de estudantes.

 

Contacto  
 

Departamento de Educação - Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa
Campo Grande, C6, Piso 1, 1749-016 Lisboa
Telefone: 217 500 049/217 500 141 - Fax: 217 500 346. - e-mail: educacao@fc.ul.pt