Departamento de Educação
Licenciatura em Ensino da Matemática


Didáctica da Matemática

2005-2006

Aulas teórico-práticas

= Sumários =

Data Sumário
09.09 Programa da disciplina: objectivos, temas e métodos de trabalho, avaliação.
A natureza da Matemática:
A01 - O que é para mim a Matemática (tarefa individual)
A02 - O que é para mim a Matemática, um diferencial semântico (tarefa de grupo)
13.09 A natureza da Matemática:
A01 - O que é para mim a Matemática: análise e discussão dos textos dos dos alunos. Concepções correntes sobre a Matemática; alguns atributos que lhe são atribuídos.
A02 - O que é para mim a Matemática, um diferencial semântico: análise e discussão das posições dos grupos relativas às dicotomias "Inventada-Descoberta", "Estética-Aplicável", "Experimental-Exacta", "Imutável-Modificável".
16.09 A natureza da Matemática:
A01 - O que é para mim a Matemática: síntese dos textos dos alunos: a aplicabilidade, a universalidade,e a 'omnipresença' da Matemática; atributos lógicos da Matemática.
Análise e discussão do texto "A invenção Matemática" de H. Poincaré: o processo de criação matemática segundo este autor.
A03 - "Entrevista com um matemático" (A03-I, A03-II, A03-III); análise das suas posições relativamente à Matemática (tarefa de grupo).
20.09 A03 - "Entrevista com um matemático" (A03-I, A03-II, A03-III); análise das suas posições relativamente à Matemática (tarefa de grupo, continuação); discussão colectiva.
23.09 P01 - O problema do Camelo: resolução, análise e discussão das abordagens e estratégias de resolução; algumas implicações didácticas.
Análise e discussão do texto "A intuição e lógica" de H. Poincaré (cap. 1).
27.09 P02 - O problema da Pizza: resolução, análise e discussão das abordagens e estratégias de resolução; definição por recorrência e termo geral de uma sucessão, o método das diferenças finitas. Algumas implicações didácticas.
Análise e discussão do texto "A intuição e lógica" de H. Poincaré (conclusão).
30.09 Variações e extensões do problema da Pizza: variando o tipo de cortes; e se fosse um donnut?. A demostração por indução em Matemática.
A04 - Finalidades do ensino da Matemática (tarefa de grupo). Discussão colectiva torno do trabalho realizados pelos alunos: distinguindo tipos de argumentos justificando a importância do ensino da Matemática.
04.10 A demonstração por indução em Matemática no caso dos números naturais e no caso da pizza.
A05 - Episódios de aula (tarefa de grupo).
07.10

"O problema  do Camelo": apresentação do grupo D.
 P03 - O problema do tabuleiro de xadrez: a abordagens e resolução; primeira generalização. A organização e sistematização dos dados e dos resultados; a importância da notação.
A05 - Episódios de aula, discussão colectiva: alguns aspectos do papel  do professor e do alunona interacção didáctica.

11.10 Finalidades do ensino da Matemática: análise de dimensões propostas para a sua definição (análise de um texto).
 P03 - O problema do tabuleiro de xadrez: variações e extensões no problema; a demonstração por indução.
A06 - Episódios de aula II (tarefa de grupo).
14.10 A06 - Episódios de aula II (tarefa de grupo). Análise dos episódios e discussão colectiva. O papel do professor na interacção didáctica.
18.10 O número de 'partes' do Hipercubo: uma exploração com apoio material.
P04 - Fósforos e quadrados: resolução.
O que é um problema?
25.10 A07 - Problema vs exercício: análise de tarefas (trabalho em grupo)
28.10 Perspectivas para a  utilização de problemas no ensino da Matemática.
P05 - Uma corda à volta da Terra: primeiras abordagens
A07 - Problema vs exercício: análise de tarefas (discussão colectiva)
04.11 Porquê a resolução de problemas no ensino da Matemática: argumentos formativos, metodológicos e epistemológicos.
P05 - Uma corda à volta da Terra: resolução; variações e extensões do problema.
P06 - As voltas da moeda: primeiras abordagens.
A08 - A propósito de planificações (trabalho em grupo).
15.11 A08 - A propósito de planificações (discussão colectiva).
A09 - Os cortes no cubo (trabalho de grupo).
22.11 Entrega do primeiro trabalho de avaliação. Análise e comentários dos trabalhos dos grupos.
A09 - Os cortes do cubo (trabalho de grupo). Experimentação com material manipulável
25.11 O problema "Quadrados no tabuleiro de xadrez": apresentação do grupo E.
A09 - Os cortes no cubo: análise dos trabalhos dos grupos (discussão colectiva).
29.11 P06 - As voltas da moeda: resolução, generalização; variantes e extensões.
P07 - Ida e Volta: primeiras abordagens.
Dos pentaminos aos rectângulos isoperimétricos.
06.11 Interpretação de gráficos: A10 - Análise de tarefas (trabalho de grupo e discussão colectiva)

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