Departamento de Educação
Licenciatura em Ensino da Matemática


Didáctica da Matemática

2005-2006

[Página de abertura] [Programa da disciplina] [Docentes] [Aulas teóricas]
 [Aulas teórico-práticas] [Bibliografia] [Horário]

Já foram feitas Hit Counter consultas a esta página

Aulas teóricas

Data Sumário Material de apoio
06.09 Apresentação do docente e apresentação genérica da disciplina. Programa
13.09 Aula integrada na aula teórico-prática  
20.09 Ensinar Matemática, as principais questões da didáctica da Matemática: o quê (questões sobre a Matemática, porquê (questões sobre as finalidades e objectivos do seu ensino) e como (questões metodológicas).
A natureza da Matemática: problemas e perspectivas sobre o conhecimento matemático.
O papel e a importância das concepções sobre a Matemática
AT01 - Natureza da Matemática
27.09 A 'observação', a analogia, a generalização; o raciocínio plausível em Matemática.
Um exemplo com o hipercubo.
AT02 - As 'partes' do hipercubo
AT02 - 'Construindo' o hipercubo
04.10 Finalidades no ensino da Matemática: argumentos de natureza formativa e instrumental. As finalidades nos programas de Matemática portugueses. O exemplo do caso da Irlanda. AT03 - Finalidades no ensino da Matemática
11.10 Evolução curricular no ensino da Matemática.
Noção de currículo e níveis de interpretação curricular.
O panorama curríucular até aos anos 50; o período da 'Matemática Moderna'.
AT04 - Evolução curricular no ensino da Matemática I
18.10  'Matemática Moderna' que propostas ao nível das metodologias de ensino?
Evolução curricular no ensino da Matemática: as décadas 80 e 90; as novas tendências curriculares e as novas reformas.
AT05 - Evolução curricular no ensino da Matemática II
25.10 A resolução de problemas no ensino da Matemática.
O que é um problema. G. Polya e a resolução de problemas; as quatro fases de Polya, a análise retrospectiva.
A resolução de problemas no currículo, 1ª abordagem.
AT06 - A resolução de problemas no ensino da Matemática
15.11 Tarefas na sala de aula de Matemática: itens de análise, quanto ao propósito e indência principal, suporte, estruturação e contexto, duração e formas de trabalho. AT07 - Análise de tarefas para a aula de Matemática
22.11 Planificação no ensino da Matemática: o papel e a importância da planificação na prática lectiva; planos a curto, médio e longo prazo; as componentes de um plano e as questões da didáctica. AT08 - Planificação no ensino da Matemática
29.11 Planificação no ensino da Matemática: plano de unidade. Análise de um exemplo para o tópico sobre a noção de semelhança.  
06.12 Orientações curriculares recentes no ensino da Matemática.  

[Página de abertura] [Programa da disciplina] [Docentes] [Aulas teóricas]
 [Aulas teórico-práticas] [Bibliografia] [Horário]

Já foram feitas Hit Counter consultas a esta página