Exercício de análise de dados 2

O seguinte exercício destina-se a criar algumas questões que sirvam de suporte à sessão de trabalho presencial sobre análise de dados de natureza qualitativa

Imagine que está a procurar desenvolver uma análise de dados empíricos centrada na questão "qual é o valor educativo do castigo?"

Apresenta-se de seguida alguns excertos de um artigo publicado em http://paginaseducacao.no.sapo.pt/premioecastigo.htm (acesso em 04.04.05)


"Para que o castigo seja educativo e eficaz deve ser sempre:
a) Oportuno: escolhendo o momento mais propício para o impor, depois de passada a ira em pais e filhos.
b) Justo: sem exceder os limites do que é razoável.
c) Prudente: sem nos deixarmos levar pela ira.
d) Carinhoso na forma: para que a criança compreenda que o castigo lhe é imposto para seu bem. Não somos eficazmente castigados senão por aqueles que nos amam e a quem nós amamos.
O castigo corporal tem as suas dificuldades. Pode gerar revolta, rancor, diminuição do sentimento de honra. As crianças nervosas não deviam ser castigadas corporalmente, pois corre-se o risco de aumentar o seu nervosismo. Nas meninas, o castigo corporal debilita o sentimento da intocabilidade corporal, tão precioso para o recato da sua vida futura. Por vezes pode ser mais eficaz do que o castigo corporal pô-lo a comer sozinho numa mesinha, virado para a parede, ou privá-lo de uma manifestação de carinho habitual, ou de um doce que lhe agrade, ou do dinheiro que se lhe costuma dar. Depende de idades e de circunstâncias.
O castigo deve facilitar à criança o caminho da honradez, da obediência, da aplicação, etc., para fazer dele um homem moral. O castigo, mais do que para pagar pela falta cometida, deve servir para a correcção. Para que assim seja, não é necessário que a criança reconheça a falta e a justiça do castigo. O castigo tem muito mais valor quando a criança o aceita voluntariamente, ou quando é ele mesmo quem o impõe. Depois de aplicado o castigo, devem ser feitas as pazes com a criança logo que for possível."

(fonte: http://paginaseducacao.no.sapo.pt/premioecastigo.htm)

Procure identificar as categorias (conceitos) essenciais (e as suas relações) presentes neste excerto.

Desenvolva uma breve análise deste excerto (1 página) estabelecendo articulações entre essas categorias.

Que questões lhe levanta a análise desta transcrição?

De que elementos / informação adicional precisaria para desenvolver uma análise mais completa?