Programa de Didáctica da Álgebra

Docente: João Pedro Mendes da Ponte

Objectivos

Esta disciplina de opção tem por objectivo analisar de forma aprofundada os problemas específicos do ensino e da aprendizagem da Álgebra, um tema de central importância no currículo de Matemática tanto do ensino básico como do ensino secundário.

Temas

1. A álgebra no currículo de Matemática. Perspectivas curriculares para o ensino da álgebra. Comparação de currículos de diversos países. Evolução no último meio século e situação actual. Principais propostas curriculares para o ensino deste tema.

2. A aprendizagem da álgebra. Processos envolvidos no raciocínio algébrico. Dificuldades dos alunos na aprendizagem da álgebra e propostas didácticas para lidar com essas dificuldades.

3. A álgebra no ensino da Matemática através dos tempos. Abordagens e ênfases relativamente a este tema em diferentes épocas históricas em diferentes países.

4. Projectos inovadores para o ensino-aprendizagem da álgebra. Estudos de caso.

5. As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o ensino-aprendizagem da álgebra. Potencialidades das TIC relativamente a este tema curricular. Software relevante para o ensino-aprendizagem deste tema. Implicações para a prática lectiva.

6. A álgebra nos manuais escolares. Análise comparativa das abordagens de diversos manuais escolares neste tema e das suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem.

Métodos de trabalho

O trabalho nesta disciplina envolve actividades diversificadas, incluindo análise de currículos, manuais e outras materiais curriculares, exploração de software e discussão das suas potencialidades, apresentação e discussão de textos e trabalho de pesquisa em torno de subtemas específicos da disciplina. 

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta disciplina tem por base o trabalho realizado na aula, a elaboração de um texto de análise de um artigo e uma apresentação de uma pesquisa na aula apoiada por um breve relatório escrito

Bibliografia

Bishop, J. W., Otto, A. D., & Lubinski, C. A. (2001). Promoting algebraic reasoning using students' thinking. Mathematics Teaching in the Middle School, 6(9), 508-514.

Booth, L. R. (1984). Algebra: Childrens' strategies and errors. Windsor: Nfer-Nelson.

Chazan, D., & Yerushalmy, M. (2003). On appreciating the cognitive complexity of school algebra: Research on algebra learning and directions of curricular change. In J. Kilpatrick, W. G. Martin, & D. Shifter (Eds.), A research companion to Principles and standards for school mathematics (pp. 123-135). Reston, VA: NCTM.

Falcão, J. T. R. (2003). Alfabetização algébrica nas séries iniciais: Como começar? Boletim GEPEM(42), 27-36.

Friel, S., Rachlin, S., Doyle, D., Nygard, C., Pugalee, D., & Elis, M. (Eds.). (2001). Navigating through algebra in grades 6-8. Reston, VA: NCTM.

Hirstein, J. J., Weinzweig, A. I., Fey, J. T., & Travers, K. J. (1980). Elementary algebra in the United States: 1955-1980. In H.-G. Steiner (Ed.), Comparative studies of mathematics curricula: Change and stability 1960-1980 . Bielelfeld: IDM.

Kieran, C. (1992). The learning and teaching of school algebra. In D. A. Grouws (Ed.), Handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 390-419). New York: Macmillan.

Kieran, C., & Chalouh, L. (1993). Prealgebra: the transition from arithmetic to algebra. In D. T. Owens (Ed.), Research ideas for the classroom: High school mathematics (pp. 179-198). Reston: NCTM.

Lins, R. C., & Gimenez, J. (1997). Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus.

Meira, L. (2003). Significados e modelagem na actividade algébrica. Boletim GEPEM(42), 37-45.

Myers, S. P. (1979). Changes in the content sequence of elementary algebra from 1894 to 1977.

Nathan, M., & Koedinger, K. (2000). Moving beyond teachers' intuitive beliefs about algebra learning. The Mathematics Teacher, 99(3), 218-223.

NCTM (2000). Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM.

Socas, M., Camacho, M., & Hernández, J. (1998). Analysis didáctico del language algebraico en la enseñanza secundária. Revista Interuniversitária de Formacion del Profesorado, 32, 73-86.

Tirosh, D., Even, R., & Robinson, N. (1998). Simplifying algebraic expressions: Teacher awareness and teaching approaches. Educational Studies in Mathematics, 35, 51-64.

Vollrath, H.-J. (1980). A case study in the development of algebra teaching in the FRG. In H.-G. Steiner (Ed.), Comparative studies of mathematics curricula: Change and stability 1960-1980 . Bielelfeld: IDM.

Wagner, S., & Kieran, C. (Eds.). (1989). Research issues in the learning and teaching of algebra. Reston: NCTM.

Wagner, S., & Parker, S. (1993). Advancing algebra. In P. S. Wilson (Ed.), Research ideas for the classroom: High school mathematics (pp. 119-139). Reston: NCTM.