Trabalhos a realizar

 

1. Trabalho de grupo 1

Tema - Processos de raciocínio e dificuldades dos alunos na aprendizagem de um tema de Matemática. Exemplos de temas

- Números racionais e operações com números racionais
- Proporcionalidade directa
- Resolução de equações do 1º grau
- Resolução de sistemas de equações
- Resolução de inequações
- Teorema de Pitágoras
- Semelhança de triângulos
- Função afim
- Função quadrática
- Funções trigonométricas
- Estatística (secundário)
- Equação da recta (secundário)
- (outros temas salientes do currículo)

Objectivo: Fazer um levantamento sobre as dificuldades dos alunos no tema em questão e procurar identificar as respectivas causas. Este levantamento será objecto de apresentação oral na aula e discussão (total de 60 minutos, 20 de apresentação e 40 de discussão).

Produtos finais: (i) Apresentação escrita em Powerpoint ou acetatos, apoiada por documentação em suporte de papel (trabalho realizado por alunos, discurso de alunos ou professores, páginas de manuais, etc.), (ii) Qualidade da apresentação oral.

Procedimentos sugeridos:

(i) Contacto com um professor de uma escola tendo em vista obter a sua colaboração para a realização deste trabalho e definição do tema;

(ii) Elaboração de diversas tarefas para identificar os processos de raciocínio e as aprendizagens dos alunos no tema escolhido (estas tarefas devem ser enviadas por e-mail ao professor antes da ida à escola)

(iii) Conversa com o professor sobre a sua perspectiva relativamente ao papel do tema no currículo e as dificuldades mais salientes dos alunos e respectivas causas; combinação da entrevista a realizar ao aluno ou alunos (o guião desta conversa deve ser enviado por e-mail ao professor antes da ida à escola)

(iv) Entrevista com pelo menos quatro alunos, para realização das tarefas (usar, se possível, aulas de estudo acompanhado); perguntar ao aluno como usa o manual de Matemática e como são os seus hábitos de trabalho;

Sugestões adicionais para a entrevista ao ALUNO

1) Começar por explicar quem vocês são (futuros professores de Matemática) e o que vos leva a querer conversar com o aluno (conhece o seu modo de trabalhar em Matemática);

2) Procurar criar um ambiente agradável para a realização da entrevista ao aluno (por exemplo, evitar que todos se coloquem muito “em cima” do aluno);
3) Pode ser vantajoso que os grupos se subdividam em dois: um subgrupo de alunos da MEM entrevistam um aluno e outro subgrupo entrevista outro;

4) cada aluno da MEM deve assumir o papel de entrevistador, pelo menos de um dos alunos das escolas;

5) propor cada tarefa oralmente e por escrito... combinar as duas linguagens!
6) começar com uma tarefa bastante fácil, de modo a pôr o aluno à vontade na relação convosco;

7) pedir ao aluno para ir dizendo em voz alta com está a pensar... o que pensou em fazer... se está com alguma dificuldade.... e registar TUDO o que o aluno diz!

8) Não ir além do 20 minutos na conversa com um aluno. Parar antes do tempo previsto se o ambiente se tornar demasiado constrangedor.

Sugestões adicionais para a conversa com a PROFESSORA

1) Usar um tom informal, de conversa, mais do que de entrevista formal...

2) Sempre que a professora faz afirmações gerais, pedir EXEMPLOS: exemplos de tarefas que tenha proposto, exemplos de situações que tenha usado na aula, exemplos de testes que tenha dada, exemplos de coisas que os alunos tenham dito, etc...

3) Procurar saber:

- qual o modo como o tema foi introduzido na aula

- como se fez a formalização dos conceitos / procedimentos principais (dando especial atenção a quê?...)

- que tarefas propôs para consolidação/aprofundamento – pedir EXEMPLOS de tarefas!

4) Questões transversais: materiais usados na aula (calculadoras? Qual o papel do manual escolar? Outros materiais?)

(v) Análise do material recolhido, tendo em conta o manual usado pelo aluno e elaboração da apresentação a realizar na aula (Powerpoint ou acetatos)

Professores:
Todos os professores que colaboram na APOA e mais
Ana Vieira Lopes, etc. (Passos Manuel)
Catarina Ferreira, etc. (Esc. Sec. Pontinha)

Calendário

Fev 24 - Organização e início dos contactos com os professores
Fev 25 a Mar 13 - Recolha de dados e início da organização dos dados
Mar 14 - Preparação da apresentação e discussão de eventuais dúvidas
Mar 17 e 21 - Apresentações na aula

Grupos constituídos e classificações dos trabalhos

ES Corroios - Teorema de Pitágoras                                                                        17
ES Brancaamp Freire (Lisboa) - Equações do 1º grau (numéricas e literais)      
 15
ES Luísa de Gusmão (Lisboa)                                                                               
   15
ES Passos Manuel (Lisboa) - Função afim                                                          
    15
ES Samora Correia/Vila Franca de Xira                                                                  
16