Calendário

(ACTUALIZADO EM 28.04.2005)

 

Data

T/TP

Sumário Notas
Fev 14 T3 A. Introdução à Metodologia do Ensino da Matemática

B. Perspectivas actuais sobre o ensino da Álgebra e Funções
slides
Fev 14 . Tarefa 1 (início): Comparação entre os programas portugueses e as orientações do NCTM no que respeita ao ensino aprendizagem da Álgebra (1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário). .
Fev 17   Aula substituída  
Fev 21 T2 O ensino da Álgebra ao longo dos tempos: O caso da equação do 2º grau CARMEN SALVADO E ELISA MOSQUITO

slides

Fev 21 . Tarefas 2 e 3: Análise de manuais escolares de diversas épocas relativamente ao ensino da equação do 2º grau CARMEN SALVADO E ELISA MOSQUITO
Fev 24 . A. Tarefa 1 (conclusão): Comparação entre os programas portugueses e as orientações do NCTM no que respeita ao ensino aprendizagem da Álgebra (1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário).

B. Organização do trabalho prático I (divisão por grupos, escolha de temas, definição de objectivos e procedimentos)
.
Fev 28 T1 Os grandes temas do currículo de Matemática nos documentos curriculares portugueses e nos Principles and Standards 2000 do NCTM (Números e cálculo, Álgebra e Funções, Geometria e Medida, Estatística e Probabilidades) slides
1. Programas portugueses (1991, 2001702)
2. Currículo Nacional
3. NCTM (2000)
Fev 28 . Preparação do trabalho prático I: Elaboração de instrumentos (guião de questões a colocar ao professor e tarefas a propor aos alunos) .
Mar 3 . Análise de manuais (Áreas e Volumes 7º / Equações do 1º grau 7º e 8º / Ainda os números 8º / Funções 8º /  Probabilidades 9º) - Tarefas apresentadas e modo de abordagem. (primeira parte) tarefa T1a
Mar 7 T4 Perspectivas actuais sobre o ensino dos Números e Cálculo slides
1.
Abrantes, Serrazina, & Oliveira (1999)
2.
NCTM (2000)
problemas
Mar 7 . Análise de manuais (Áreas e Volumes 7º / Equações do 1º grau 7º e 8º)  - Tarefas apresentadas e modo de abordagem. (segunda parte) .
Mar 11 . Análise de manuais (Ainda os números 8º / Funções 8º) - Tarefas apresentadas e modo de abordagem. (segunda parte) .
Mar 14   Dia aberto na FCUL  
Mar 14   Dia aberto na FCUL  
Mar 17 . A. Resolução de problemas pendentes.

B. Análise de manuais (Probabilidades 9º) - Tarefas apresentadas e modo de abordagem. (terceira parte)

C. Sistematização da informação e organização de relatos

tarefa T1b
Mar 21   Análise do modo como os manuais apresentam conceitos-chave da Matemática do 3º ciclo.  
Mar 21 . Análise do modo como os manuais apresentam conceitos-chave da Matemática do 3º ciclo.  
Mar 24   Férias  
Mar 28   Férias  
Mar 31 . A. Análise do modo como os manuais apresentam conceitos-chave da Matemática do 3º ciclo. (conclusão)

B. Relatos-1 (ES Brancaamp Freire, Pontinha)
C. Relatos-2 (ES Vila Franca de Xira)
.
Abr 4      
Abr 4 . A. Relatos-3 (ES Passos Manuel)

B. Relatos-4 (ES Corroios)
.
Abr 7  

Aula substituída

 
Abr 11 T5 Proporcionalidade: Um conceito fundamental do currículo de Matemática.

 

SANDRA MARQUES

slides

Abr 11 . A. Análise de manuais do 2º ciclo.

B. Apresentação do trabalho individual a realizar na disciplina

 
Abr 14  

 

T6

A. Relatos-5 (ES Luisa Gusmão)

B. Análise de uma narratriva de aula "Como é fácil submergir Lisboa" (tarefa, estratégia, comunicação, dificuldades dos alunos e objectivos curriculares visados)

C. Perspectivas actuais sobre o ensino da Medida
tarefa T7b.
Abr 18 T9 Aula substituída  
Abr 18   Aula substituída  
Abr 21 T7

Planificação e gestão curricular

Organização do trabalho prático II

texto sobre tarefas e gestão do currículo

tarefa T7a

Abr 25   Feriado  
Abr 25   Feriado  
Abr 28 T8 Programas de Matemática do Ensino Secundário A e B - Análise comparativa 1. Programa de Matemática A
2. Programa de Matemática B
3. NCTM (2000)
tarefa T8a
Mai 2   Programas de Matemática do Ensino Secundário A e B - Análise comparativa (continuação)  
Mai 2 . Programas de Matemática do Ensino Secundário A e B - Análise comparativa (continuação)

tarefa T8b

Mai 5 T9 1. Programas de Matemática do Ensino Secundário A e B - Análise comparativa (conclusão)
2. Perspectivas actuais sobre o ensino da Geometria (primeira parte)

tarefa T9
a. fio da lâmpada
b. diagonais no isosaedro

Mai 9   Perspectivas actuais sobre o ensino da Geometria (conclusão) 1. Veloso
2. Brochuras ME
3. NCTM (2000)
Mai 9 . Análise dos itens do estudo internacional PISA e do desempenho dos alunos portugueses.  
Mai 12 T10 Perspectivas actuais sobre o ensino das Probabilidades e Estatística

1. Artigo Ponte & Fonseca (2001). Quadrante
2. Brochura ME Estatística 10º ano (1997)
3. Brochura ME Probabilidades e combinatória. 11º ano (1999)
4. NCTM (2000)
tarefa T7c

Mai 16   Modelação matemática - uso de CBL / CBR ANA VIEIRA LOPES
PAULA TEIXEIRA
Mai 16   Modelação matemática - uso de CBL / CBR ANA VIEIRA LOPES
PAULA TEIXEIRA
Mai 19 .
Matemática Aplicada aos Estudos Sociais
ANA VIEIRA LOPES
PAULA TEIXEIRA
Mai 23 T12 Relatos-1  
Mai 23 . Relatos-2
Relatos-3
.

Mai 26

 

Feriado

 
Mai 30 T3 Relatos-4
Relatos-5
 
Mai 30 .   .
Jun 2 . Análise de resultados do PISA e de Provas Nacionais de Aferição
Outros termas do currículo: Medida, Trigonometria
Temas transversais: Relações, Padrões, Regularidades
Temas didácticos: Resolução de problemas, Investigações, Modelação, Novas Tecnologias, História da Matemática.
.