Plano das aulas

 

Aulas Dia Obs. Conteúdo Concretização
1 09 Setembro Introdução
  • Objectivos da disciplina
  • Modos de trabalho
  • Formas de avaliação
  • Programação do trabalho a realizar no I semeste
2 16 Setembro Problemática geral da observação
  • Propósitos da observação
  • Instrumentos de observação
  • Modos de análise de dados de observação
  • Modos de divulgação de estudos de observação
3 23 Setembro Visita 1 Foco: A escola e a sua população - alunos, professores, funcionários
4 30 Setembro ProfMat Elaboração de relatos pelos grupos
5 07 Outubro Relatos 1a Apresentação e discussão
6 14 Outubro Relatos 1b Apresentação e discussão
7 21 Outubro Visita 2 Foco: A escola e o seu projecto - projecto educativo de escola, actividades extra-lectivas, projectos curriculares de turma, soluções organizativas para a realização do projecto da escola
8 28 Outubro Elaboração de relatos pelos grupos
9 04 Novembro Relatos 2a Apresentação e discussão
10 11 Novembro Relatos 2b Apresentação e discussão
11 18 Novembro Viagem Visita 3 Foco: Uma segunda escola e o seu projecto - projecto educativo de escola, actividades extra-lectivas, projectos curriculares de turma, soluções organizativas para a realização do projecto da escola

Ou, em alternativa, um das seguintes ou outro tema

1) A escola e a sua relação com a comunidade
2) Trabalho com alunos com NEE
3) Sucesso/insucesso escolar e reflexão na escola sobre esta questão

12 25 Novembro Viagem Elaboração de relatos pelos grupos
13 02 Dezembro Relatos 3a Apresentação e discussão
14 09 Dezmebro Relatos 3b Apresentação e discussão
15 16 Dezembro Balanço geral do trabalho realizado na disciplina

 

Elaboração, apresentação e avaliação de observações/relatos:

1. As observações/relatos serão feitos em grupos, em norma de 3 ou 4 alunos. Neste semestre cada grupo fará 3 observações.

2. Cada grupo deve organizar-se para a recolha e registo de observações durante as visitas. Não é necessário que todos "observem as mesmas coisas" - podem e devem dividir o trabalho de observação e de registo. É de toda a conveniência a elaboração de um plano de observação contendo por exemplo (i) os aspectos a observar, (ii) os locais a visitar, (iii) as pessoas com quem falar, (iv) as questões a perguntar, e (v) eventuiis instrumentos estruturados de registo

3. O relato a realizar consta de uma versão escrita e uma versão oral.

4. A versão escrita inclui um conjunto de acetatos ou slides Powerpoint mais documentos anexos complementares, em Word ou fotocópia e deve ser entregue ao docente até 3 dias antes da apresentação oral na aula.
- os acetatos ou slides devem resumir as ideias, análises, ou conclusões principais dos grupo.
- os documentos anexos devem trazer os dados (registos de observação, extractos de discurso de participantes, fotografias, tabelas com dados numéricos, etc.) que sustentam as análises e conclusões.
- o slide/acetado inicial deve identificar os membros do grupo, local observado, data do trabalho, nome da disciplina.

5. A versão oral consta de uma apresentação na aula com um máximo de 15 minutos, a que se seguirá uma discussão de 45 minutos. (em princípio, serão feitas duas apresentações por aula)

6. Cada apresentação será avaliada pelo conjunto relato escrito+relato oral.

 

Avaliação na disciplina

Para a avaliação de cada aluno serão tidas em conta:

1. As apresentações realizadas na aula pelo grupo em que participou.

2. A participação geral no trabalho da disciplina (discussões nas aulas, participação nas visitas, outras iniciativas, etc.)