Página de João Pedro da Ponte

Voltar à página principal

Artigos e trabalhos por temas (português, inglês, espanhol, francês)

Up

  Para ver artigos em inglês clique aqui.

Se tiver dificuldade em abrir algum ficheiro
envie uma mensagem para jponte@fc.ul.pt

Investigar a nossa própria prática profissional/Colaboração

Formação e desenvolvimento profissional

Formação inicial de professores e indução

Concepções, conhecimento profissional e práticas profissionais

Investigações matemáticas, resolução de problemas, aplicações da matemática

Novas tecnologias

Outros

 

 

Investigar a nossa própria prática profissional/Colaboração

 

Ponte, J. P. (2004). Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educar em Revista(Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (2003). Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat 2003 (CD-ROM, pp. 25-39). Lisboa: APM. (Ficheiro pdf)

 

Ponte, J. P., & Boavida, A. (2004). Investigar a nossa prática profissional: O percurso de um grupo de trabalho colaborativo. Educação e Matemática, 77, 17-20.

 

Ponte, J. P., Segurado, M. I., & Oliveira, H. (2003). A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations? In A. Peter-Koop, V. Santos-Wagner, C. Breen, & A. Begg (Eds.), Collaboration in teacher education: Examples from the context of mathematics education (pp. 85-97). Dordrecht: Kluwer.

 

Ponte, J. P., Serrazina, L., Sousa, O., & Fonseca, H. (2003). Professionals investigate their own practice. Paper presented at CERME III – European Congress of Mathematics Education, Bellaria, Italy, 27 February – 3 March. (Download pdf)

 

Boavida, A. M., & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: APM. (Ficheiro pdf)

 

Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: APM. (Ficheiro pdf)

 

Ponte, J. P. (2002). A investigação sobre a prática como suporte do conhecimento e da identidade profissional do professor. In M. L. Cabral (Org.), A universidade e a formação de professores (pp. 37-42). Faro: Universidade do Algarve.

 

Ponte, J. P. (2001). Investigating in mathematics and in learning to teach mathematics. In T. J. Cooney & F. L. Lin (Eds.), Making sense of mathematics teacher education (pp. 53-72). Dordrecht: Kluwer. (Download)

 

Formação e desenvolvimento profissional

 

Santos, L., & Ponte, J. P. (2003). An experiment in in-service teacher education. Paper presented at CERME III – European Congress of Mathematics Education, Bellaria, Italy, 27 February – 3 March. (Download pdf) 

 

Saraiva, M., & Ponte, J. P. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2001). Comunidades virtuais no ensino, na aprendizagem e na formação. In D. Moreira, C. Lopes, I. Oliveira, J. M. Matos, & L. Vicente (Eds.), Matemática e comunidades: A diversidade social no ensino aprendizagem da matemática (Actas do XI Encontro de Investigação em Educação Matemática da SPCE, pp. 65-70). Lisboa SEM-SPCE e IIE.  (Ficheiro Word)

 

Ribeiro, M. J. B., & Ponte, J. P. (2000). A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores. Quadrante, 9(2), 3-26. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (1999). Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In Investigar e formar em educação: Actas do IV congresso da SPCE (pp. 59-72). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (Ficheiro pdf)

 

Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. In Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

 

Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1997). Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional dos professores de matemática. Actas do SIEM VII (pp. 3-23), Lisboa: APM. (Ficheiro Word) (Ficheiro pdf)

 

Ponte, J. P. (1995). Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. In J. P. Ponte, C. Monteiro, M. Maia, L. Serrazina, & C. Loureiro (Eds.), Desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Que formação? (pp. 193-211). Lisboa: SEM-SPCE. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (1994). O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Educação e Matemática, 31, 9-12 e 20. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (1994). Formação contínua: Políticas, concepções e práticas. Aprender, 16, 11-16.

 

Formação inicial de professores e indução

 

Ponte, J. P. (2004). A formação matemática do professor: Uma agenda com questões para reflexão e investigação (intervenção no Painel “A Matemática e diferentes modelos de formação”). In A. Borralho, C. Monteiro, R. Espadeiro (Eds), A Matemática na formação do professor (pp. 71-74). Lisboa: Secção de Educação e Matemática da SPCE. (Ficheiro pdf)

 

Cruz, I., Branco, A., Leite, C., Ferreira, I. C., Ponte, J. P., & Trindade, V. (2003) A declaração de Bolonha e a formação de professores nas universidades portuguesas (Documento de trabalho do CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas).

 

Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (2003). O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In D. Fiorentini (Ed.), Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares (pp. 159-192). Campinas: Mercado de Letras. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (2002) A vertente profissional da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática em Revista, 11A, 3-8. (Ficheiro Word)  (Ficheiro pdf)

 

Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2002). Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista da Educação, 11(2), 145-163. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (2002). Development of pre-service mathematics teachers' professional knowledge and identity working with information and communication technology. Journal of Mathematics Teacher Education, 5(2), 93-115.

 

Ponte, J. (2001). Investigating in mathematics and in learning to teach mathematics. In  F. L. Lin & T. J. Cooney (Eds.), Making sense of mathematics teacher education (pp. 53-72). Dordrecht: Kluwer. (Download)

 

Ponte, J. P., & Brunheira, L. (2001). Analysing practice in preservice mathematics teacher education. Journal of Mathematics Teacher Development, 3, 16-27. (Download)

 

Ponte , J. P., Galvão, C., Trigo-Santos, F., & Oliveira, H. (2001).O início da carreira profissional de professores  de matemática e ciências. Revista de Educação, 10(1), 31-45 (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., Januário, C., Ferreira, I. C., & Cruz, I. (2000). Por uma formação inicial de professores de qualidade. (Documento de um grupo de trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., Fialho, G., Marques, A. P., Marçal, M., Lemos, F., Rocheta, I., Esteves, M., & Estrela, T. (1999). A formação inicial de professores na Universidade de Lisboa, documento de trabalho não publicado. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (1998). Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In Investigar e formar em educação: Actas do IV congresso da SPCE (pp. 59-72). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., Brunheira, L., Abrantes, P., & Bastos, R. (1998). Projectos educativos. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação.

 

Alarcão, I., Freitas, C. V., Ponte, J. P., Alarcão, J., & Tavares, M. J. F. (1997). A formação de professores no Portugal de hoje (Documento de um grupo de trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas). (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (1997). Filosofia da matemática na formação inicial de professores. In A. Estrela, R. Fernandes, F. A. Costa, I. Narciso, & O. Valério (Eds.), Contributos da investigação científica para a qualidade do ensino (pp. 257-265). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

 

Abrantes, P., & Ponte, J. P. (1982). Professores de Matemática: Que formação? In Actas do Colóquio sobre o Ensino da Matemática: Anos 80 (pp. 269-292). Lisboa: SPM. (Ficheiro pdf)

 

Concepções, conhecimento profissional e práticas profissionais

 

Ponte, J. P. (2002). Continuidade e mudança no papel do professor. Educação e Matemática, 69, 61-64.

 

Santos, L., & Ponte, J. P. (2002). A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário. Quadrante, 11(2), 29-54. (Ficheiro pdf)

Ponte, J. P. (2001). Professional narratives in mathematics teacher education. Proceedings of the 2001 Annual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group (pp. 61-65). Alberta: University of Alberta.

Canavarro, A. P., Santos, L., & Ponte, J. P. (2000). O currículo na prática lectiva: Dois estudos de caso. In Investigação em educação matemática: Problemas e perspectivas (Actas do SIEM XI, pp. 133-144). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., Santos, L., & Canavarro, A. P. (2000). Práticas de ensino na matemática escolar. Lisboa: DEFCUL.

 

Santos, L., Canavarro, A. P., & Ponte, J. P. (2000). O currículo de matemática: Que problemas? Que mudanças? In Actas do ProfMat 2000. Lisboa: APM.(Ficheiro Word)

 

Fonseca, H., Brunheira, L., & Ponte, J. P. (1999). As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática. Actas do ProfMat 99. Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (1999). Teachers’ beliefs and conceptions as a fundamental topic in teacher education. In K. Krainer & F. Goffree (Eds.), On research in teacher education: From a study of teaching practices to issues in teacher education (pp. 43-50). Osnabrück: Forschungsintitut für Mathematikdidaktik.

Versão em espanhol: Las creencias y concepciones de maestros como un tema fundamental en formación de maestros. (documento word) (ficheiro pdf)

Ponte, J. P., Berger, P., Cannizzaro, L., Contreras, L. C., & Safuanov, I. (1999). Research on teachers’ beliefs: Empirical work and methodological challenges. In K. Krainer & F. Goffree (Eds.), On research in teacher education: From a study of teaching practices to issues in teacher education (pp. 79-98). Osnabrück: Forschungsintitut für Mathematikdidaktik.

Ponte, J. P., Ferreira, C., Varandas, J. M., Brunheira, L., & Oliveira, H. (1999). A relação professor-aluno na realização de investigações matemáticas. Lisboa: APM.

 

Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1999). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70. (Ficheiro Word)  (Download Quadro 1)

 

Ponte, J. P., & Santos, L. (1998). Práticas lectivas num contexto de reforma curricular. Quadrante, 7(1), 3-33. (Ficheiro Word)

 

Segurado, I., & Ponte, J. P. (1998). Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo. Quadrante, 7(2), 5-40. (Ficheiro Word)

 

Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1997). Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional dos professores de matemática. Actas do SIEM VII (pp. 3-23), Lisboa: APM. (Ficheiro Word) (Ficheiro (pdf))

 

Ponte, J. P., Costa, F., Lopes, H., Moreirinha, O., & Salvado, D. (1997). Histórias da aula de matemática. Lisboa: APM.

 

Ponte, J. P., Guimarães, H., Leal, L. C., Canavarro, P., & Abrantes, P. (1997). O conhecimento profissional dos professores de matemática: Relatório final do projecto "O saber dos professores — concepções e práticas". Lisboa: DEFCUL.

 

Ponte, J. P. (1995). Saberes profissionais, renovação curricular e prática lectiva. In L. Blanco & V. Mellado (Eds.), La formación del profesorado de ciencias y matemática en España y Portugal (pp. 187-202). Badajoz: Universidad de Extremadura. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (1995). Do tangram ao cálculo das áreas: Procurando pôr em prática os novos programas. Actas do V Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 35-50). Lisboa: APM.

 

Ponte, J. P. (1994). Mathematics teachers professional knowledge. In J. P. Ponte & J. F. Matos (Eds.), Proceedings PME XVIII (Vol. I, pp. 195-210). Lisbon, Portugal. (Download)

 

Ponte, J. P. (1994). Knowledge, beliefs and conceptions in mathematics teaching and learning. In L. Bazzini (Ed.), Theory and practice in mathematic education: Proceedings of the V Conference for the Systematic Cooperation Between the Theory in Practice in Mathematics (pp. 169-177). Pavia, Italy: ISDAF. (Download)

 

Ponte, J. P., & Canavarro, A. P. (1994). A resolução de problemas nas concepções e práticas dos professores. In D. Fernandes, A. Borralho, & G. Amaro (Eds.), Resolução de problemas: Processos cognitivos, concepções de professores e desenvolvimento curricular (pp. 197-211). Lisboa: IIE.

 

Ponte, J. P., Guimarães, H. M., Canavarro, A. P., Leal, L. C., & Silva, A. (1994). O Projecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática. Revista de Educação, 4(1/2), 127-134.

 

Ponte, J. P., Matos, J. F., Guimarães, H., Canavarro, P., & Leal, L. C. (1994). Teachers and students views and attitudes towards a new mathematics curriculum. Educational Studies in Mathematics, 26(4), 347-365. (Download)

 

Matos, J. F., Ponte, J. P, Guimarães, H. M., & Leal, L. C. (1993). A aplicação do novo programa de Matemática do 11º ano. Lisboa: IIE.

 

Ponte, J. P. (1993). Professores de matemática: Das concepções aos saberes profissionais. In Actas do IV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 59-80). Lisboa: APM.

 

Ponte, J. P. (1993). Os novos programas: Que desafios para o professor de Matemática? Actas do ProfMat 93 (pp. 61-67), Lisboa: APM.

 

Ponte, J. P., & Canavarro, A. P. (1993). Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints. Proceedings of PME 17 (Vol. 2, pp. 33-40). Tsukuba, Japan. (Download)

 

Ponte, J. P., Guimarães, H., Leal, L. C., Canavarro, A. P., & Silva, A. (1993). Viver a inovação, viver a escola. Lisboa: Projecto DIF e APM.

 

Ponte, J. P. (1992). Concepções dos professores de matemática e processos de formação. In Educação Matemática: Temas de Investigação (pp. 185-239). Lisboa: IIE. (Ficheiro Word)  (Ficheiro (pdf))

 

Ponte, J. P., Matos, J. F., Leal, L. C., Guimarães, H., & Canavarro, A. P. (1992). Students views and attitudes towards mathematics teaching and learning: A case sudy of a curriculum experience. Proceedings of PME 16 (Vol. 2, pp. 218-225), Durham, NH, USA. (Download)

 

Ponte, J. P., Matos, J. F., Guimarães, H. M., Leal, L. C., & Canavarro, A. P. (1991). O processo de experimentação dos novos programas de matemática. Lisboa: IIE.

 

Investigações matemáticas, resolução de problemas, aplicações da matemática

 

Ponte, J. P., Fonseca, H., & Brunheira, L. (2004). Actividades de investigação na aula de Matemática. VeritatiRevista da UCSal, Universidade Católica do Salvador, 4, 57-73.

 

Ponte, J. P. (2003). Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação, 2, 93-169.  (Ficheiro pdf)

 

Ponte, J. P., Segurado, M. I., & Oliveira, H. (2003). A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations? In A. Peter-Koop, V. Santos-Wagner, C. Breen, & A. Begg (Eds.), Collaboration in teacher education: Examples from the context of mathematics education (pp. 85-97). Dordrecht: Kluwer.

 

Ponte, J. P. (2001). Investigating in mathematics and in learning to teach mathematics. In F. L. Lin & T. J. Cooney (Eds.), Making sense of mathematics teacher education (pp. 53-72). Dordrecht: Kluwer. (Download)

 

Abrantes, P., Ponte, J. P., Fonseca, H., & Brunheira, L. (Eds.). (1999). Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: APM e Projecto MPT.

 

Fonseca, H., Brunheira, L., & Ponte, J. P. (1999). As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática. Actas do ProfMat 99. Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., Ferreira, C., Varandas, J. M., Brunheira, L., & Oliveira, H. (1999). A relação professor-aluno na realização de investigações matemáticas. Lisboa: APM.

 

Oliveira, H., Segurado, M. I., & Ponte, J. P. (1998). Tarefas de investigação em matemática: Histórias da sala de aula. In G. Cebola & M. Pinheiro (Eds.), Desenvolvimento curricular em Matemática (pp. 107-125). Lisboa: SEM-SPCE.

 

Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1999). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70. (Ficheiro Word)  (Download Quadro 1)

 

Ponte, J. P., Ferreira, C., Brunheira, L., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (1998). Investigating mathematical investigations. In P. Abrantes, J. Porfirio, & M. Baía (Eds.), Les interactions dans la classe de mathématiques: Proceedings of the CIEAEM 49 (pp. 3-14). Setúbal, Portugal: ESE de Setúbal. (Download)

 

Ponte, J. P., Oliveira, H., Cunha, H., & Segurado, I. (1998). Histórias de investigações matemáticas. Lisboa: IIE.

 

Segurado, I., & Ponte, J. P. (1998). Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo. Quadrante, 7(2), 5-40. (Ficheiro pdf)

 

Oliveira, H., Ponte, J. P., Segurado, I., & Cunha, H. (1997). Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project. In V. Zack,  J. Mousley, & C. Breen (Eds.), Developing practice: Teachers inquiry and educational change (pp. 135-142). Geelong, Australia: Centre for Studies in Mathematics, Science and Environmental Education. (Download)

 

Abrantes, P., Leal, L. C., & Ponte, J. P. (Eds.). (1996). Investigar para aprender matemática. Lisboa: APM e Projecto MPT.

 

Oliveira, H., Segurado, M. I., & Ponte, J. P. (1996). Explorar, investigar e discutir na aula de matemática. In A. Roque & M. J. Lagarto (Eds.), Actas do ProfMat 98 (pp. 207-213). Lisboa: APM.

 

Cunha, H., Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1995). Investigações matemáticas na sala de aula. In A. Pinheiro & A. P. Canavarro (Eds.), Actas do ProfMat 95 (pp. 161-168). Lisboa: APM.

 

Ponte, J. P. (1993). Necessary research in mathematical modelling and applications. In T. Breiteig, I. Huntley & G. Kaiser-Messmer (Eds), Teaching and learning mathematics in context (pp. 219-227). New York, NY, USA: Ellis Horwood. (Download)

 

Ponte, J. P. (1992). Problemas de matemática e situações da vida real. Revista de Educação, 2(2), 95-108.

Ponte, J. P., & Carreira, S. (1992). Spreadsheet and investigative activities: A case study of an innovative experience. In J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos, & D. Fernandes (Eds.), Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice (pp. 301-312). Berlin, Germany: Springer-Verlag.

Ponte, J. P., & Matos, J. F. (1992). Cognitive processes and social interaction in mathematical investigations. In J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos, & D. Fernandes (Eds.), Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice (pp. 239-254). Berlin, Germany: Springer-Verlag. (Download)

Ponte, J. P., & Matos, J. F. (1992/1996). Processos cognitivos e interacções sociais nas investigações matemáticas. In P. Abrantes, L. C. Leal, & J. P. Ponte (Eds.), Investigar para aprender matemática (pp. 119-138). Lisboa: Projecto MPT e APM. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (1984). Resolução de problemas em matemática. Evoluta, 2, 3-9.

 

Ponte, J. P., & Abrantes, P. (1982). Os problemas e o ensino da matemática. In Actas do Colóquio sobre o Ensino da Matemática: Anos 80 (pp. 201-214). Lisboa: SPM.

 

Novas tecnologias

 

Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (2003). O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In D. Fiorentini (Ed.), Formação de professores de matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares (pp. 159-192). Campinas: Mercado de Letras. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (2002). As TIC no início da escolaridade. In J. P. Ponte (Org.), A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico (Cadernos da Formação de Professores, nº 4, pp. 19-26). Porto: Porto Editora.

 

Ponte, J. P. (2002). Technologies de l'information et communication dans l'éducation: Perspectives de recherche au Portugal. In G.-L. Baron & É. Bruillard (Eds.), Les technologies en éducation: Perspectives de recherche et questions vives (pp. 87-94). Paris: INRP.

 

Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (2002). As novas tecnologias na formação inicial de professores: Análise de uma experiência. In M. Fernandes, J. A. Gonçalves, M. Bolina, T. Salvado, & T. Vitorino (Orgs.), O particular e o global no virar do milénio: Actas V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Lisboa: Edições Colibri e SPCE. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (2002). Development of pre-service mathematics teachers' professional knowledge and identity working with information and communication technology. Journal of Mathematics Teacher Education, 5(2), 93-115.

 

Ponte, J., & Oliveira, H. (2001). Information technologies and the development of professional knowledge and identity in teacher education. In J. Novotná (Ed.), Proceedings of II European Conference in Mathematics Education (CERME) (pp. 310-321). Praga: Univerzita Karlova v Praze, Pedagogická Faculta. (Download)

 

Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2001). Comunidades virtuais no ensino, na aprendizagem e na formação. In D. Moreira, C. Lopes, I. Oliveira, J. M. Matos, & L. Vicente (Eds.), Matemática e comunidades: A diversidade social no ensino aprendizagem da matemática (Actas do XI Encontro de Investigação em Educação Matemática da SPCE, pp. 65-70). Lisboa SEM-SPCE e IIE. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (2000). Tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educação, 24, 63-90 (Ficheiro PDF)

 

Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2000). A Internet como recurso para o ensino da matemática. NOESIS, 55, 41-5. (Ficheiro Word)

 

Ribeiro, M. J. B., & Ponte, J. P. (2000). A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores. Quadrante, 9(2), 3-26. (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P., & Serrazina, L. (1998). As novas tecnologias na formação inicial de professores. Lisboa: Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério das Educação.

 

Ponte, J. P. (1997). As novas tecnologias e a educação. Lisboa: Editora Texto.

 

Ponte, J. P., & Canavarro, P. (1997). Matemática e novas tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.

 

Ponte, J. P. (1995). Novas tecnologias na aula de matemática. Educação e Matemática, 34, 2-7.

 

Ponte, J. P. (1994). O Projecto MINERVA: Introduzindo as NTI na educação em Portugal. Lisboa: Departamento de Programação e Gestão Financeira do Ministério da Educação. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

Ponte, J. P. (1994). MINERVA Project: Introducing NIT in Portugal. Lisbon, Portugal: DEPGEF. (Download)

 

Ponte, J. P., & Canavarro, A. P. (1993). Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints. Proceedings of PME 17 (Vol. 2, pp. 33-40). Tsukuba, Japan. (Download)

 

Veloso, M. G., & Ponte, J. P. (1993). Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas. Quadrante, 2(1), 153-164.

 

Ponte, J. P. (1991). Ciências da educação, mudança educacional, formação de professores e novas tecnologias: Contributos para um debate. In A. Nóvoa, B. P. Campos, J. P. Ponte, & M. E. B. Santos, Ciências da educação e mudança (pp. 69-76). Porto: SPCE.

 

Ponte, J. P. (1991). O computador como ferramenta: O que diz a investigação. In Ciências da Educação em Portugal: Situação actual e perspectivas (pp. 417-428). Porto: SPCE.

 

Ponte, J. P. (Ed.). (1991). O computador na educação matemática (Cadernos de Educação Matemática, Nº 2). Lisboa: APM.

 

Ponte, J. P., Nunes, F., & Veloso, E. (1991). Using computers in mathematics teaching. Lisbon: Projecto MINERVA, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Ponte, J. P. (1990). Teachers’ perceived roles of the computer in mathematics education, Proceedings of PME 14 (Vol. 1, pp. 183-190). Oaxtepec, Mexico.

Ponte, J. P. (1989). O computador como ferramenta: Uma aposta bem sucedida? Inovação, 2(1), 41-48.

Abrantes, P., & Ponte, J. P. (1987). Training teachers for instructional computing. In J. de Lange & M. Doorman (Eds.), Senior mathematics education (pp. 199203). Utrecht: OW & OC.

Abrantes, P., & Ponte, J. P. (1987). Teachers views and attitudes about classroom computer use. Proceedings of PME 11 (Vol. 2, pp. 71-77), Montreal, Canada.

Monteiro, C., & Ponte, J. P. (1987). Project work with teachers involved in a program for the use of computers in education. Procedings of PME 11 (Vol. 2, pp. 114-120). Montreal, Canada.

Ponte, J. P. (1986). O computador e a aprendizagem: Teoria e investigação sobre os efeitos psicológicos e sociais. Revista da Educação, 1(1), 53-61.

Ponte, J. P., & Matos, J. M. (1986). Students’ strategies and reasoning processes in computer educational games. Proceedings of PME 10 (pp. 451-456), London, UK.

Ponte, J. P., Norman, F. A., Davis, E. J., Eshun, B., & Jensen, R. (1986). Evaluation of an inservice course for elementary and middle school teachers. School Science and Mathematics, 86(5), 375-385.

Davis, E. J., Ponte, J. P., Helms, J., & Norman, F. A. (1984). Training elementary school teachers to use computers—with emphasis on LOGO. Arithmetic Teacher, 32(2), 18-25.

Outros

Ponte, J. P. (2004). As equações nos manuais escolares. Revista Brasileira de História da Matemática, 4(8), 149-170.  (Ficheiro pdf)

Ponte, J. P. (2003). O ensino da Matemática em Portugal: Uma prioridade educativa? In O ensino da Matemática: Situação e perspectivas (pp. 21-56). Lisboa: Conselho Nacional de Educação. (Ficheiro pdf)

Ponte, J. P. (2003). A crise no ensino da Matemática. Educação e Matemática, 71, 3-8.

Ponte, J. P. (2003). Didácticas: Que desafios? In A. Neto, J. Nico, J. C. Chouriço, P. Costa, & P. Mendes (Eds.), Didácticas e metodologias da educação: Percursos e desafios (Vol. 2, pp. 1413-1417). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação: Universidade de Évora. (Ficheiro pdf)

Ponte, J. P. (2002). Literacia matemática. In M. N. Trindade (Org), Actas do Encontro Internacional Literacia e cidadania: Convergências e interfaces (em CD-ROM). Universidade de Évora: Centro de Investigação em Educação Paulo Freire. (Ficheiro Word) (Ficheiro pdf)

Ponte, J. P. (2002). Educação matemática de hoje e de sempre. BOLEMA, 17, 83-126.

Ponte, J. P. (2002). Os processos de transformação da gramática escolar. In J. B. Duarte (Org.), Igualdade e diferença numa escola para todos: Contextos, controvérsias e perspectivas (pp. 65-75). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

Ponte, J. P. (2001). A investigação sobre o professor de matemática: Problemas e perspectivas. Educação Matemática em Revista, 11, 10-13.

Ponte, J. P. (2001). Os processos de transformação da gramática escolar. Intervenção no 2º Colóquio de Ciências de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, em 22 e 23 de Março de 2001.

Ponte, J. P. (2001). A investigação sobre o professor de Matemática: Problemas e perspectivas. Conferência realizada no I SIPEM — Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, promovido pela SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e realizado em Serra Negra, São Paulo, Brasil, em Novembro de 2000. (em publicação) (Ficheiro Word)

Ponte, J. P., & Fonseca, H. (2001). Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países. Quadrante, 10(1), 93-132. (Doc pdf)

Ponte, J. P., & Oliveira, I. (2000). A investigação em educação matemática em Portugal (1998), Actas do X Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 7-36). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2000). Didáctica da matemática para o 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: Universidade Aberta.

Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1999). Marcos históricos no desenvolvimento do conceito de potência. Educação & Matemática, 52, 29-34. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (1999). Para um balanço do percurso da didáctica da matemática em Portugal (1980-1998). In M. V. Pires et al. (Eds.), Caminhos para a educação matemática. Lisboa: SEM-SPCE.

Associação dos Professores de Matemática. (1998). Matemática 2001: Diagnóstico e recomendações para o ensino e a aprendizagem da matemática. Lisboa: APM. (co-autor)

Ponte, J. P., Martins, A., Nunes, F., Oliveira, I., Silva, J. C., Almeida, J., Serrazina, L., & Abrantes, P. (1998). Matemática escolar: Diagnóstico e propostas. Lisboa: Ministério da Educação. (Ficheiro RTF).(Ficheiro Word)

Ponte, J. P., Matos, J. M., & Abrantes, P. (1998). Investigação em educação matemática: Implicações curriculares. Lisboa: IIE.

Ponte, J. P., Boavida, A., Graça, M., & Abrantes, P. (1997). Didáctica da matemática. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação. 

Ponte, J. P. (1994). O professor de matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Quadrante, 3(2), 79-114. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (1994). O estudo de caso na investigação em educação matemática. Quadrante, 3(1), 3-18. (Ficheiro pdf)

Ponte, J. P. (1994). Uma disciplina condenada ao insucesso? NOESIS, 32, 24-26. (Ficheiro rtf) (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (1993). A educação matemática em Portugal: Os primeiros passos de uma comunidade de investigação. Quadrante, 2(2), 95-126. (Ficheiro rtf) (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (1992). The history of the concept of function and some educational implications. The Mathematics Educator, 3(2), 3-8. (Download)

 

Ponte, J. P. (1987). Qual o papel educacional da Matemática? Revista da Educação, 1(2), 94-98.

 

Ponte, J. P. (1987). A Matemática não é só cálculo e mal vão as reformas curriculares que a vêem como simples disciplina de serviço. Educação & Matemática, 4, 5-6 e 26.

Martin, W. G., & Ponte, J. P. (1985). Measuring the areas of golf greens and other irregular regions. The Mathematics Teacher, 78(5), 385-389.

Ponte, J. P. (1984). Functional reasoning and the interpretation of cartesian graphs. Unpublished doctoral dissertation, University of Georgia. (available at Lisbon, Portugal: APM)  (Ficheiro pdf)

Ponte, J. P. (1982). A model of concept understanding for secondary school mathematics, Proceedings of PME-NA 4 (pp. 148-153), Athens, Georgia, USA.

Ponte, J. P. (1982). Funções no ensino secundário. In Actas do Colóquio sobre o Ensino da Matemática: Anos 80 (pp. 169-174). Lisboa: SPM.

 

Abreviaturas

 

APM - Associação de Professores de Matemática

DEFCUL - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

IIE - Instituto de Inovação Educacional

SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

SEM-SPCE - Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

SPM - Sociedade Portuguesa de Matemática