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Artigos e trabalhos em português

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2008

1. Albergaria, I. S., & Ponte, J. P. (2008). Cálculo mental e calculadora. In A. P. Canavarro, D. Moreira & M. I. Rocha (Eds.), Tecnologias e educação matemática (pp. 98-109). Lisboa: APM. (Ficheiro pdf)

2. Matos, A., & Ponte, J. P. (2008). O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de variável em alunos do 8.º ano. RELIME, 11(2), 195-231. (Ficheiro pdf)

3. Matos, A., Silvestre, A. I., Branco, N., & Ponte, J. P. (2008). Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória. In R. Luengo-González, B. Gómez-Alfonso, M. Camacho-Machín & L. B. Nieto (Eds.), Investigación en educación matemática XII (pp. 505-516). Badajoz: SEIEM.

4. Ponte, J. P. (2008). Investigar a nossa própria prática: Uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. PNA - Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 2(4), 153-180. (Ficheiro pdf)

5. Ponte, J. P. (2008). A investigação em educação matemática em Portugal: Realizações e perspectivas. In R. Luengo-González, B. Gómez-Alfonso, M. Camacho-Machín & L. B. Nieto (Eds.), Investigación en educación matemática XII (pp. 55-78). Badajoz: SEIEM. (Ficheiro pdf)

6. Ponte, J. P., Boavida, A. M., Canavarro, A. P., Guimarães, F., Oliveira, H., Guimarães, H. M., Brocardo, J., Santos, L., Serrazina, L., & Saraiva, M. (2006). Programas de Matemática no 3.º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. Lisboa: Centro de Investigação em Educação.

7. Romano, E., Mercê, C., & Ponte, J. P. (2008). As calculadoras no ensino: Estudos sobre as concepções, as práticas e a formação do professor de Matemática In R. Luengo-González, B. Gómez-Alfonso, M. Camacho-Machín & L. B. Nieto (Eds.), Investigación en educación matemática XII (pp. 567-575). Badajoz: SEIEM.

8. Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2008). Tarefas de investigação e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade. Educação e Cultura Contemporânea, 5(10), 61-89. (Ficheiro pdf)

 

2007

1. Ponte, J. P., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Martins, C., L. Menezes, L., Menino, H., Pinto, H., Santos, L., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2007). A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), 39-74. (Ficheiro pdf)

2. Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2007). Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores. Quadrante.

3. Ponte, J. P., Salvado, C., Fraga, A., Santos, T., & Mosquito, E. (2007). Equações do 2.º grau do fim do século XIX ao início do século XXI: Uma análise de sete manuais escolares. Quadrante, 16(1), 111-145.

4. Ponte, J. P., & Santos, L. (2007). Formação contínua de professores a distância com foco nas investigações matemáticas: O papel da reflexão e da colaboração. In F. A. Costa, H. Peralta & S. Viseu (Eds.), As TIC na educação em Portugal: Concepções e práticas. Porto: Porto Editora.

2006

 

1. Branco, N., & Ponte, J. P. (2006). Das regularidades às equações: Uma proposta pedagógica para o 7.º ano de escolaridade, Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (CD-ROM).

 

2. Candeias, N., Costa, S., Molarinho, M. J., Garcia, A. S., Marques, I., Rocha, S. M., Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2006). Estratégias de raciocínio e dificuldades dos alunos portugueses do 2.º ciclo do ensino básico em Visualização, Medida e Área, Actas do XVII SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática.

 

3. Candeias, N., & Ponte, J. P. (2006). Uma proposta curricular para o ensino da geometria do 8.º ano, Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática (CD-ROM) . Encontro de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 7-9 Maio 2006, Monte Gordo.

 

4. Henriques, A., & Ponte, J. P. (2006). A exploração de actividades investigativas na análise numérica. Actas do XVII SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática.

 

5. Henriques, A., & Ponte, J. P. (2006). Actividades investigativas e aprendizagens na Análise Numérica, Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática (CD-ROM).

 

6. Marques, S., & Ponte, J. P. (2006). A abordagem da proporcionalidade directa nos manuais escolares: Um exemplo brasileiro, Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática (CD-ROM).

 

7. Matos, A., & Ponte, J. P. (2006). O estudo das relações funcionais como suporte do desenvolvimento do pensamento algébrico: Uma investigação com alunos do 8.º ano, Actas do XVII SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática.

 

8. Menezes, L., & Ponte, J. P. (2006). Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática. Quadrante, 15(1-2), 3-32. (Ficheiro pdf)

 

9. Moreira, D., Ponte, J. P., Pires, M. V., & Teixeira, P. (2006). Manuais escolares: Um ponto de situação (Texto de apoio ao Grupo de Discussão - Manuais Escolares), Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática (CD-ROM).

 

10. Pesquita, I., & Ponte, J. P. (2006). Aprender álgebra com compreensão: Uma experiência no 8.º ano, Actas do XVII SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática .

 

11. Ponte, J. P. (2006). Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores. Revista da Educação, 14(1), 19-36.

 

12. Ponte, J. P. (2006). Números e álgebra no currículo escolar. In I. Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, L. Santos & P. Canavarro (Eds.), Números e álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 5-27). Lisboa: SEM-SPCE. (Ficheiro pdf)

 

13. Ponte, J. P. (2006). Estudos de caso em educação matemática. Bolema, 25, 105-132.  (Ficheiro pdf)

14. Ponte, J. P., Boavida, A. M., Canavarro, A. P., Guimarães, F., Oliveira, H., Guimarães, H. M., Brocardo, J., Santos, L., Serrazina, L., & Saraiva, M. (2006). Programas de Matemática no 3.º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. Lisboa: Centro de Investigação em Educação.

15. Rocha, A., & Ponte, J. P. (2006). Aprender Matemática investigando. Zetetiké, 14(26), 29-54.

 16. Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2006). A aprendizagem da proporcionalidade apoiada em tarefas de investigação, problemas contextualizados e no uso das TIC, Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática (CD-ROM).

17. Tavares, M., & Ponte, J. P. (2006). O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.ºano, Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática (CD-ROM).

2005

 

1. Canavarro, A. P., & Ponte, J. P. (2005). O papel do professor no currículo de Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 63-89). Lisboa: APM.

 

2. Candeias, N., & Ponte, J. P. (2005). Aprendizagem da Geometria: O papel das tarefas, do ambiente de trabalho e do software de geometria dinâmica. In J. Brocardo, F. Mendes, & A. M. Boavida (Eds.), Actas do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 183-204). Setúbal: APM.

 

3. Fraga, A., Salvado, C., Mosquito, E., Santos, T., & Ponte, J. P. (2005). Equações do 2º grau do fim do século XIX ao início do século XXI : SEM-SPCE.

 

4. Lima, V., & Ponte, J. P. (2005). O desenvolvimento profissional de professores de Matemática no contexto de formação a distância. In J. Brocardo, F. Mendes, & A. M. Boavida (Eds.), Actas do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 435-454). Setúbal: APM.

 

5. Matos, A., Branco, N., & Ponte, J. P. (2005). Como vai o pensamento algébrico dos alunos? Educação e Matemática, 85, 54-60.

 

6. Martinho, M. H., & Ponte, J. P. (2005). Comunicação na sala de aula de Matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática. In J. Brocardo, F. Mendes, & A. M. Boavida (Eds.), Actas do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 273-293). Setúbal: APM.

 

7. Nunes, C., & Ponte, J. P. (2005). A avaliação como regulação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico. In J. Brocardo, F. Mendes, & A. M. Boavida (Eds.), Actas do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 103-123). Setúbal: APM.

 

8. Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM. (Ficheiro pdf)

 

9. Ponte, J. P. (2005). A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro. In L. Santos, A. P. Canavarro, & J. Brocardo (Eds.), Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas (pp. 267-284). Lisboa: APM.

 

10. Ponte, J. P. (2005). Álgebra no currículo escolar. Educação e Matemática, 85, 36-42.

 

11. Ponte, J. P. (2005). O processo de Bolonha e a formação inicial de professores em Portugal. In J. P. Serralheiro (Ed.), O processo de Bolonha e a formação dos educadores e professores portugueses (pp. 63-73). Porto: Profedições.

 

12. Ponte, J. P. (2005). O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática. Revista Pesquisa Qualitativa, 1, 107-134.

 

13. Viseu, F., & Ponte, J. P. (2005). O papel das TIC na reflexão de uma estagiária sobre a sua prática. In J. Brocardo, F. Mendes, & A. M. Boavida (Eds.), Actas do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 475-493). Setúbal: APM.

 

2004

 

1. Delgado, C., & Ponte, J. P. (2004). A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico. Quadrante, 13(1), 31-61.

 

2. Fidalgo, A., & Ponte, J. P. (2004). Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática. Quadrante, 13(1), 5-29.

 

3. Ponte, J. P. (2004). As equações nos manuais escolares. Revista Brasileira de História da Matemática, 4(8), 149-170.  (Ficheiro pdf)

 

4. Ponte, J. P. (2004). Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educar em Revista, 24, 37-66(Ficheiro Word)

 

5. Ponte, J. P. (2004). Investigar a nossa própria prática: Uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. In E. Castro & E. Torre (Eds.), Investigación en educación matematica (pp. 61-84). Coruña: Universidad da Coruña. (Ficheiro.pdf)

 

6. Ponte, J. P. (2004). A formação matemática do professor: Uma agenda com questões para reflexão e investigação (intervenção no Painel “A Matemática e diferentes modelos de formação”). In A. Borralho, C. Monteiro, R. Espadeiro (Eds), A Matemática na formação do professor (pp. 71-74). Lisboa: Secção de Educação e Matemática da SPCE. (Ficheiro pdf)

 

7. Ponte, J. P. (2004, 16-18 Setembro). O ensino da Matemática em Portugal: Lições do passado, desafios do futuro. Actas das Xornadas sobre Educación Matemática: A Educación Matemática na Europa do Século XXI (CD-ROM), Santiago de Compostela.

 

8. Ponte, J. P., & Boavida, A. (2004). Investigar a nossa prática profissional: O percurso de um grupo de trabalho colaborativo. Educação e Matemática, 77, 17-20.

 

9. Ponte, J. P., Fonseca, H., & Brunheira, L. (2004). Actividades de investigação na aula de Matemática. VeritatiRevista da UCSal, Universidade Católica do Salvador, 4, 57-73.

 

10. Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2004). Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Discursos, 2, 135-158.

 

11. Ponte, J. P., & Santos, L. (2004). Reflectir sobre as práticas de formação. Educação e Matemática (Associação de Professores de Matemática),79, 2-4.  (Ficheiro pdf)

 

12. Ponte, J. P. & Serrazina, L. (2004). As práticas dos professores de Matemática em Portugal. Educação e Matemática, 80, 8-12.  (Ficheiro pdf)

 

2003

 

1. Cruz, I., Branco, A., Leite, C., Ferreira, I. C., Ponte, J. P., & Trindade, V. (2003) A declaração de Bolonha e a formação de professores nas universidades portuguesas (Documento de trabalho do CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas).

 

2. Ponte, J. P. (2003). Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação, 2, 93-169. (Ficheiro pdf)

 

3. Ponte, J. P. (2003). O ensino da Matemática em Portugal: Uma prioridade educativa? In O ensino da Matemática: Situação e perspectivas (pp. 21-56). Lisboa: Conselho Nacional de Educação. (Ficheiro pdf)

 

4. Ponte, J. P. (2003). Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat 2003 (CD-ROM, pp. 25-39). Lisboa: APM. (Ficheiro pdf)

 

5. Ponte, J. P. (2003). A crise no ensino da Matemática. Educação e Matemática, 71, 3-8.

 

6. Ponte, J. P. (2003). Didácticas: Que desafios? In A. Neto, J. Nico, J. C. Chouriço, P. Costa, & P. Mendes (Eds.), Didácticas e metodologias da educação: Percursos e desafios (Vol. 2, pp. 1413-1417). Évora: Departamentro de Pedagogia e Educação: Universidade de Évora. (Ficheiro pdf)

 

 7. Ponte, J. P., Brocardo, J., Oliveira, H. (2003). Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica.

 

8. Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (2003). O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In D. Fiorentini (Ed.), Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares (pp. 159-192). Campinas: Mercado de Letras. (Ficheiro Word)

 

9. Ponte, J. P., & Serrazina, M. L. (2003). Professores e formadores investigam a sua própria prática. Zetetiké, 11(20), 51-84.

 

10. Saraiva, M., & Ponte, J. P. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52. (Ficheiro Word)

 

2002

 

1. Boavida, A. M., & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: APM. (Ficheiro pdf)

 

3. Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: APM. (Ficheiro pdf)

 

4. Ponte, J. P. (2002). Educação matemática de hoje e de sempre. BOLEMA, 17, 83-126.

 

5. Ponte, J. P. (2002) A vertente profissional da formação inicial de professores de Matemática. Educação Matemática em Revista, 11A, 3-8. (Ficheiro Word) (Ficheiro pdf)

 

6. Ponte, J. P. (2002). As TIC no início da escolaridade. In J. P. Ponte (Org.), A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico (Cadernos da Formação de Professores, nº 4, pp. 19-26). Porto: Porto Editora. (Ficheiro pdf)

 

7. Ponte, J. P. (2002). Os processos de transformação da gramática escolar. In J. B. Duarte (Org.), Igualdade e diferença numa escola para todos: Contextos, controvérsias e perspectivas (pp. 65-75). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

 

8. Ponte, J. P. (2002). Literacia matemática. In M. N. Trindade (Org), Actas do Encontro Internacional Literacia e cidadania: Convergências e interfaces (em CD-ROM). Universidade de Évora: Centro de Investigação em Educação Paulo Freire. (Ficheiro Word) (Ficheiro 9pdf)

 

9. Ponte, J. P. (2002). Continuidade e mudança no papel do professor. Educação e Matemática, 69, 61-64.

 

10. Ponte, J. P. (2002). A investigação sobre a prática como suporte do conhecimento e da identidade profissional do professor. In M. L. Cabral (Org.), A universidade e a formação de professores (pp. 37-42). Faro: Universidade do Algarve.

 

11. Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2002). Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista da Educação, 11(2), 145-163. (Ficheiro Word)

 

12. Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (2002). As novas tecnologias na formação inicial de professores: Análise de uma experiência. In M. Fernandes, J. A. Gonçalves, M. Bolina, T. Salvado, & T. Vitorino (Orgs.), O particular e o global no virar do milénio: Actas V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Lisboa: Edições Colibri e SPCE. (Ficheiro Word)

 

13. Santos, L., & Ponte, J. P. (2002). A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário. Quadrante, 11(2), 29-54. (Ficheiro pdf)

 

2001

 

1. Ponte, J. P. (2001). A investigação sobre o professor de Matemática: Problemas e perspectivas. Educação Matemática em Revista, 11, 10-13.

 

2. Ponte, J. P. (2001). Tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação de professores: Que desafios para a comunidade educativa? In A. Estrela e J. Ferreira (Eds.), Tecnologias em educação: Estudos e investigações (Actas do X Colóquio da AFIRSE, pp. 89-108). Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

 

3. Ponte, J. P., & Fonseca, H. (2001). Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países. Quadrante, 10(1), 93-115. (Doc pdf)

 

4. Ponte, J. P., Galvão, C., Trigo-Santos, F., & Oliveira, H. (2001).O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências. Revista de Educação, 10(1), 31-45 (Ficheiro Word)

 

5. Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2001). Comunidades virtuais no ensino, na aprendizagem e na formação. In D. Moreira, C. Lopes, I. Oliveira, J. M. Matos, & L. Vicente (Eds.), Matemática e comunidades: A diversidade social no ensino aprendizagem da Matemática (Actas do XI Encontro de Investigação em Educação Matemática da SPCE, pp. 65-70). Lisboa SEM-SPCE e IIE. (Ficheiro Word)

 

2000

 

1. Canavarro, A. P., Santos, L., & Ponte, J. P. (2000). O currículo na prática lectiva: Dois estudos de caso. In Investigação em educação matemática: Problemas e perspectivas (Actas do SIEM XI, pp. 133-144). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

 

2. Ponte, J. P. (2000). Tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educação, 24, 63-90  (Ficheiro PDF)

 

3. Ponte, J. P. (2000). A investigação sobre o professor de Matemática: Problemas e perspectivas. Conferência realizada no I SIPEM — Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, promovido pela SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e realizado em Serra Negra, São Paulo, Brasil, em Novembro de 2000. (Ficheiro word)

 

4. Ponte, J. P. (2000). A investigação em Didáctica da Matemática pode ser (mais) relevante? In J. P. Ponte & L. Serrazina (Eds.), Educação matemática em Portugal, Espanha e Itália (pp. 327-336). Lisboa: SEM da SPCE. (Ficheiro word)

 

5. Ponte, J. P., Januário, C., Ferreira, I. C., & Cruz, I. (2000). Por uma formação inicial de professores de qualidade. (Documento de um grupo de trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) (Ficheiro Word)

 

6. Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2000). A Internet como recurso para o ensino da Matemática. NOESIS, 55, 41-5. (Ficheiro Word)

 

7. Ponte, J. P., & Oliveira, I. (2000). A investigação em educação matemática em Portugal (1998), Actas do X Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 7-36). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

 

8. Ponte, J. P., Santos, L., & Canavarro, A. P. (2000). Práticas de ensino na Matemática escolar. Lisboa: DEFCUL.

 

9. Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2000). Didáctica da Matemática para o 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: Universidade Aberta.

 

10. Santos, L., Canavarro, A. P., & Ponte, J. P. (2000). O currículo de Matemática: Que problemas? Que mudanças? In Actas do ProfMat 2000. Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

 

11. Ribeiro, M. J. B., & Ponte, J. P. (2000). A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores. Quadrante, 9(2), 3-26. (Ficheiro Word)

 

1999

 

1. Abrantes, P., Ponte, J. P., Fonseca, H., & Brunheira, L. (Eds.). (1999). Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: APM e Projecto MPT.

 

2. Fonseca, H., Brunheira, L., & Ponte, J. P. (1999). As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática. Actas do ProfMat 99. Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

 

3. Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1999). Marcos históricos no desenvolvimento do conceito de potência. Educação & Matemática, 52, 29-34. (Ficheiro Word)

 

4. Ponte, J. P. (1999). Para um balanço do percurso da Didáctica da Matemática em Portugal (1980-1998). In M. V. Pires et al. (Eds.), Caminhos para a educação matemática. Lisboa: SEM-SPCE.

 

5. Ponte, J. P. (1999). Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In Investigar e formar em educação: Actas do IV congresso da SPCE (pp. 59-72). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (Ficheiro pdf)

 

6. Ponte, J. P., Fialho, G., Marques, A. P., Marçal, M., Lemos, F., Rocheta, I., Esteves, M., & Estrela, T. (1999). A formação inicial de professores na Universidade de Lisboa, documento de trabalho não publicado. (Ficheiro Word)

 

7. Varandas, J. M., Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1999). A Internet na formação de professores. Actas do Profmat 99 (pp. 51-58). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

 

1998

 

1. Associação dos Professores de Matemática. (2001). Matemática 2001: Diagnóstico e recomendações para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Lisboa: APM. (co-autor)

 

2. Oliveira, H., Segurado, M. I., & Ponte, J. P. (1998). Tarefas de investigação em Matemática: Histórias da sala de aula. In G. Cebola & M. Pinheiro (Eds.), Desenvolvimento curricular em Matemática (pp. 107-125). Lisboa: SEM-SPCE.

 

3. Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. In Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. (Ficheiro Word) (Doc RTF)

 

4. Ponte, J. P. (1998). Novas tecnologias, novos desafios na formação de professores. In A sociedade de informação na escola (pp. 171-176). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

 

5. Ponte, J. P. (1998). O conhecimento profissional do professor de Matemática. Educação, Sociedade e Culturas, 9, 189-195.

 

6. Ponte, J. P., Brunheira, L., Abrantes, P., & Bastos, R. (1998). Projectos educativos. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação.

 

7. Ponte, J. P., Ferreira, C., Varandas, J. M., Brunheira, L., & Oliveira, H. (1998). A relação professor-aluno na realização de investigações matemáticas. Lisboa: APM.

 

8. Ponte, J. P., Matos, J. M., & Abrantes, P. (1998). Investigação em educação matemática: Implicações curriculares. Lisboa: IIE.

 

9. Ponte, J. P., Martins, A., Nunes, F., Oliveira, I., Silva, J. C., Almeida, J., Serrazina, L., & Abrantes, P. (1998). Matemática escolar: Diagnóstico e propostas. Lisboa: Ministério da Educação. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

10. Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1999). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70. (Ficheiro Word)  (Download Quadro 1)

 

11. Ponte, J. P., Oliveira, H., Cunha, H., & Segurado, I. (1998). Histórias de investigações matemáticas. Lisboa: IIE.

 

12. Ponte, J. P., & Santos, L. (1998). Práticas lectivas num contexto de reforma curricular. Quadrante, 7(1), 3-33. (Ficheiro Word)

 

13. Ponte, J. P., & Serrazina, L. (1998). As novas tecnologias na formação inicial de professores. Lisboa: Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério das Educação.

 

14. Segurado, I., & Ponte, J. P. (1998). Concepções sobre a Matemática e trabalho investigativo. Quadrante, 7(2), 5-40. (Ficheiro pdf)

 

1997

 

1. Alarcão, I., Freitas, C. V., Ponte, J. P., Alarcão, J., & Tavares, M. J. F. (1997). A formação de professores no Portugal de hoje (Documento de um grupo de trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas). (Ficheiro RTF)   (Ficheiro Word)

 

2. Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1997). Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional dos professores de Matemática. Actas do SIEM VII (pp. 3-23), Lisboa: APM. (Ficheiro Word) (Ficheiro pdf)

 

3. Ponte, J. P. (1997). Filosofia da Matemática na formação inicial de professores. In A. Estrela, R. Fernandes, F. A. Costa, I. Narciso, & O. Valério (Eds.), Contributos da investigação científica para a qualidade do ensino (pp. 257-265). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

 

4. Ponte, J. P. (1997). As novas tecnologias e a educação. Lisboa: Editora Texto.

 

5. Ponte, J. P., Boavida, A., Graça, M., & Abrantes, P. (1997). Didáctica da Matemática. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação.

 

6. Ponte, J. P., & Canavarro, P. (1997). Matemática e novas tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.

 

7. Ponte, J. P., Costa, F., Lopes, H., Moreirinha, O., & Salvado, D. (1997). Histórias da aula de Matemática. Lisboa: APM.

 

8. Ponte, J. P., Guimarães, H., Leal, L. C., Canavarro, P., & Abrantes, P. (1997). O conhecimento profissional dos professores de Matemática: Relatório final do projecto "O saber dos professores — concepções e práticas". Lisboa: DEFCUL.

 

1996

 

1. Abrantes, P., Leal, L. C., & Ponte, J. P. (Eds.). (1996). Investigar para aprender Matemática. Lisboa: APM e Projecto MPT.

 

2. Oliveira, H., Segurado, M. I., & Ponte, J. P. (1996). Explorar, investigar e discutir na aula de Matemática. In A. Roque & M. J. Lagarto (Eds.), Actas do ProfMat 98 (pp. 207-213). Lisboa: APM.

 

1995

 

1. Cunha, H., Oliveira, H., & Ponte, J. P. (1995). Investigações matemáticas na sala de aula. In A. Pinheiro & A. P. Canavarro (Eds.), Actas do ProfMat 95 (pp. 161-168). Lisboa: APM.

 

2. Ponte, J. P. (1995). Do tangram ao cálculo das áreas: Procurando pôr em prática os novos programas. Actas do V Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 35-50). Lisboa: APM.

 

3. Ponte, J. P. (1995). Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. In J. P. Ponte, C. Monteiro, M. Maia, L. Serrazina, & C. Loureiro (Eds.), Desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Que formação? (pp. 193-211). Lisboa: SEM-SPCE. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word) (Ficheiro Word)

 

4. Ponte, J. P. (1995). Saberes profissionais, renovação curricular e prática lectiva. In L. Blanco & V. Mellado (Eds.), La formación del profesorado de Ciencias y Matemática en España y Portugal (pp. 187-202). Badajoz: Universidad de Extremadura. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

5. Ponte, J. P. (1995). A Didáctica da Matemática numa perspectiva de desenvolvimento profissional, Colectânea de Textos de Didáctica da Matemática, Vol I . Lisboa: DEFCUL.

 

6. Ponte, J. P. (1995). Novas tecnologias na aula de Matemática. Educação e Matemática, 34, 2-7.

 

1994

 

1. Ponte, J. P. (1994). O desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Educação e Matemática, 31, 9-12 e 20. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

2. Ponte, J. P. (1994). O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Quadrante, 3(2), 79-114. (Ficheiro Word)

 

3. Ponte, J. P. (1994). O estudo de caso na investigação em educação matemática. Quadrante, 3(1), 3-18. (Ficheiro pdf)

 

4. Ponte, J. P. (1994). O Projecto MINERVA: Introduzindo as NTI na educação em Portugal. Lisboa: Departamento de Programação e Gestão Financeira do Ministério da Educação. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

5. Ponte, J. P. (1994). Uma disciplina condenada ao insucesso? NOESIS, 32, 24-26. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

6. Ponte, J. P. (1994). Formação contínua: Políticas, concepções e práticas. Aprender, 16, 11-16.

 

7. Ponte, J. P., & Canavarro, A. P. (1994). A resolução de problemas nas concepções e práticas dos professores. In D. Fernandes, A. Borralho, & G. Amaro (Eds.), Resolução de problemas: Processos cognitivos, concepções de professores e desenvolvimento curricular (pp. 197-211). Lisboa: IIE.

 

8. Ponte, J. P., Guimarães, H. M., Canavarro, A. P., Leal, L. C., & Silva, A. (1994). O Projecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática. Revista de Educação, 4(1/2), 127-134.

 

1993

 

1. Matos, J. F., Ponte, J. P, Guimarães, H. M., & Leal, L. C. (1993). A aplicação do novo programa de Matemática do 11º ano. Lisboa: IIE.

 

2. Ponte, J. P. (1993). A educação matemática em Portugal: Os primeiros passos de uma comunidade de investigação. Quadrante, 2(2), 95-126. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

3. Ponte, J. P. (1993). Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais. In Actas do IV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 59-80). Lisboa: APM.

 

4. Ponte, J. P. (1993). Os novos programas: Que desafios para o professor de Matemática? Actas do ProfMat 93 (pp. 61-67), Lisboa: APM.

 

5. Ponte, J. P., Guimarães, H., Leal, L. C., Canavarro, A. P., & Silva, A. (1993). Viver a inovação, viver a escola. Lisboa: Projecto DIF e APM.

 

6. Veloso, M. G., & Ponte, J. P. (1993). Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas. Quadrante, 2(1), 153-164.

 

1992

 

1. Ponte, J. P. (1992). Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In Educação Matemática: Temas de Investigação (pp. 185-239). Lisboa: IIE. (Ficheiro Word) (Ficheiro (pdf))

 

2. Ponte, J. P. (1992). Problemas de Matemática e situações da vida real. Revista de Educação, 2(2), 95-108.

 

3. Ponte, J. P. (1992). A modelação no processo de aprendizagem. Educação e Matemática.23, 15-19. (Ficheiro Word)

 

4. Ponte, J. P., & Matos, J. F. (1992/1996). Processos cognitivos e interacções sociais nas investigações matemáticas. In P. Abrantes, L. C. Leal, & J. P. Ponte (Eds.), Investigar para aprender Matemática (pp. 119-138). Lisboa: Projecto MPT e APM. (Ficheiro RTF) (Ficheiro Word)

 

1991

 

1. Ponte, J. P. (1991). Ciências da Educação, mudança educacional, formação de professores e novas tecnologias: Contributos para um debate. In A. Nóvoa, B. P. Campos, J. P. Ponte, & M. E. B. Santos, Ciências da educação e mudança (pp. 69-76). Porto: SPCE.

 

2. Ponte, J. P. (1991). O computador como ferramenta: O que diz a investigação. In Ciências da Educação em Portugal: Situação actual e perspectivas (pp. 417-428). Porto: SPCE.

 

3. Ponte, J. P. (Ed.). (1991). O computador na educação matemática (Cadernos de Educação Matemática, Nº 2). Lisboa: APM.

 

4. Ponte, J. P., Matos, J. F., Guimarães, H. M., Leal, L. C., & Canavarro, A. P. (1991). O processo de experimentação dos novos programas de Matemática. Lisboa: IIE.

 

1989

 

Ponte, J. P. (1989). O computador como ferramenta: Uma aposta bem sucedida? Inovação, 2(1), 41-48.

 

1987

 

1. Ponte, J. P. (1987). Qual o papel educacional da Matemática? Revista da Educação, 1(2), 94-98.

 

2. Ponte, J. P. (1987). A Matemática não é só cálculo e mal vão as reformas curriculares que a vêem como simples disciplina de serviço. Educação & Matemática, 4, 5-6 e 26.

 

1986

 

1. Ponte, J. P. (1986). O computador e a aprendizagem: Teoria e investigação sobre os efeitos psicológicos e sociais. Revista da Educação, 1(1), 53-61

 

1984

 

1. Ponte, J. P. (1984). Resolução de problemas em Matemática. Evoluta, 2, 3-9.

 

1982

 

1. Abrantes, P., & Ponte, J. P. (1982). Professores de Matemática: Que formação? In Actas do Colóquio sobre o Ensino da Matemática: Anos 80 (pp. 269-292). Lisboa: SPM. (Ficheiro Word)

 

2. Ponte, J. P. (1982). Funções no ensino secundário. In Actas do Colóquio sobre o Ensino da Matemática: Anos 80 (pp. 169-174). Lisboa: SPM.

 

3. Ponte, J. P., & Abrantes, P. (1982). Os problemas e o ensino da Matemática. In Actas do Colóquio sobre o Ensino da Matemática: Anos 80 (pp. 201-214). Lisboa: SPM.

 

Abreviaturas

APM - Associação de Professores de Matemática

DEFCUL - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

IIE - Instituto de Inovação Educacional

SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

SEM-SPCE - Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

SPM - Sociedade Portuguesa de Matemática