Página de João Pedro da Ponte

Voltar à página principal

Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor

 

• Dois documentos que discutem algumas questões actuais sobre formação de professores. O primeiro é uma conferência sobre a formação e o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, realizada no ProfMat 98. Neste trabalho é feito um balanço do que mudou nesta área entre 1980 e 1998, discutindo-se as principais questões que se colocam presentemente neste domínio.  O segundo é um trabalho sobre o papel decisivo da actividade investigativa na formação inicial e contínua de professores, tendo em conta as perspectivas actuais da Didáctica:
1998 - Da formação ao desenvolvimento profissional. Actas do ProfMat 98. Lisboa, APM. [Ficheiro RTF]
1998 - Didácticas especificas e construção do conhecimento profissional. In Actas do IV Congresso de SPCE - Aveiro - Fevereiro de 1998 [Ficheiro RTF]


• Trabalhos de investigação sobre o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor:
1999 - "Introduction: Teachers's beliefs and conceptions as a fundamental topic in teacher education". In K. Krainer e F. Goffree (organizadores), On research in teacher education: From a study of teaching practices to issues in teacher education (pp. 43-50). Osnabruck: Forschungsinstitut fur Mathematikdidaktik.
1999 - "Research on teachers' beliefs: Empirical work and methodological challenges". In K. Krainer e F. Goffree (organizadores), On research in teacher education: From a study of teaching practices to issues in teacher education (pp. 79-98). Osnabruck: Forschungsinstitut fur Mathematikdidaktik.


• Entre os trabalhos que tenho realizado sobre o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor, alguns têm por principal objectivo identificar e caracterizar a parte do conhecimento profissional mais relevante para a sua práctica pedagógica. Por exemplo:
Livro2.jpg (78825 bytes) 1998 - Histórias de Investigações Matemáticas (em colaboração com Hélia Oliveira, Irene Segurado e Helena Cunha), publicado pelo IIE
1998 - O Conhecimento Profissional do Professor de Matemática. Educação, Sociedade e Culturas, 9, 189-195.
1998 - "Práticas lectivas num contexto de reforma curricular", em colaboração com Leonor Santos, Quadrante, Vol. 7, Nº1, pp. 3-32. [Ficheiro Word]
1997 - Histórias da Aula de Matemática (em colaboração com Florinda Costa, Otília Moreirinha, Dulce Salvado e Helena Lopes), publicado pela APM.
1994 - "O Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática". Artigo publicado na Revista Educação e Matemática (APM), Nº 31, pp. 9-12 e 20. [Ficheiro RTF]


• Um trabalho de síntese sobre a investigação realizada pela equipa do Projecto DIF, apresentada numa Conferência Plenária de um Encontro Internacional:
 
1994 - "Mathematics Teachers Professional Knowledge", Proceedings of the Eighteenth International Conference for the Psychology of Mathematics Education (PME) (Vol. I, pp. 195-210), em Lisboa. [Word file - English Version]


• Três estudos referem-se à forma como os professores vivem processos de inovação curricular, da sua iniciativa ou de iniciativa governamental, e como encaram o respectivo desenvolvimento profissional:
1995 - "Perspectivas de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática", In J. P. Ponte, C. Monteiro, M. Maia, L. Serrazina e C. Loureiro (Orgs.), Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática: Que Formação? (pp. 193-211). Lisboa: SPCE. [Ficheiro RTF]
1994 - "Teachers’ and Students’ Views and Attitudes Towards a New Mathematics Curriculum: A Case Study" (de colaboração com João Filipe Matos, Henrique Manuel Guimarães, Leonor Cunha Leal e Paula Canavarro). Artigo publicado na Revista Educational Studies in Mathematics, Vol. 26, pp. 347-365. [Word file - English Version]
1993 - "Viver a Inovação, Viver a Escola: Actividades de um Grupo de Professoras de Matemática" (em colaboração com Henrique Manuel Guimarães, Paula Canavarro, Leonor Cunha Leal e Albano Silva), publicado pelo Projecto DIC e pela Associação de Professores de Matemática, Lisboa.


• Outros trabalhos centram-se no desenvolvimento de actividades inovadoras na aula de Matemática, particularmente na realização de investigações matemáticas por parte dos alunos. Entre estes, é de referir em especial:
1999 - As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática (de colaboração com Helena Fonseca e Lina Brunheira). In Actas do ProfMat 99. [Ficheiro Word]
1999 - O trabalho do professor numa aula de investigação matemática (de colaboração com Hélia Oliveira, Lina Brunheira, José Manuel Varandas e Catarina Ferreira). Quadrante, 7(2). [Ficheiro Word]
1997 - "Mathematical Investigations in the Classroom: A Collaborative Project" (de colaboração com Hélia Oliveira, Irene Segurado e Helena Cunha). In V. Zack, J. Mousley e C. Breen (Org.), Developing practice: Teachers' inquiry and educational change (pp. 135-142). Geelong, Australia: Centre for Studies in Mathematics, Science and Environmental Education. [Word file - English version]


• Balanços gerais sobre a investigação sobre o professor de Matemática realizada em Portugal, em particular pelo Grupo de Investigação  DIF, até 1994:
1994 -
"O Professor de Matemática: Um Balanço de Dez Anos de Investigação". Artigo publicado na revista Quadrante, Vol. 3, Nº 2, pp. 79-114. [Ficheiro RTF]
1994 -
"Saberes Profissionais, Renovação Curricular e Prática Lectiva", In L. Blanco Nieto & V. Mellado Jimenez (Eds), La Formación del Professorado de Ciencias y Matemática en España e Portugal (pp. 187-202), Badajoz: Universidade de Extremadura. [Ficheiro RTF] (Ficheiro Word)


• Um outro balanço sobre a investigação realizada em torno do professor nos últimos anos, na Educação Matemática internacional:
1997 - "Investigação sobre Concepções, Saberes e Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática" (em colaboração com Hélia Oliveira), Actas do SIEM VII, Lisboa: APM. [Ficheiro RTF]


• Finalmente, três trabalhos de intervenção sobre questões que se colocam à formação inicial de professores em Portugal, realizado por grupos de trabalho institucionais em que participei activamente:
2000 - Por uma Formação Inicial de Professores de Qualidade. Documento de Trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (realizado em colaboração com Carlos Januário, Isabel Calado Ferreira e Isabel Cruz). [Ficheiro Word]
1999 - A formação inicial de professores na Universidade de Lisboa. Documento produzido por um grupo de Trabalho da Universidade de Lisboa [Ficheiro RTF]
1997- A Formação de Professores no Portugal de Hoje. Documento de Trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (realizado em colaboração com Isabel Alarcão, Cândido Varela de Freitas, Jorge Alarcão, e Maria José Ferro Tavares). [Ficheiro RTF]

Outros trabalhos sobre este tema, em língua inglesa, podem encontrar-se aqui.


Página principalProjectosEnsino da MatemáticaNovas tecnologias