Página de João Pedro da Ponte

Voltar à página principal

Actualizado em
6 de Fevereiro de 2002

Proposta de programa e textos para o curso

“Conhecimento Profissional e Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática”

Rio Claro, Fevereiro-Março 2002

 

Temas

  1. O conhecimento profissional do professor

  2. Investigações em matemática e na prática profissional

  3. O professor e a gestão do currículo

  4. Desenvolvimento profissional do professor

  5. As tecnologias de informação, a cultura profissional e a formação do professor

 

Textos

Ponte, J. P. (em publicação). A investigação sobre o professor de Matemática: Problemas e perspectivas. Conferência realizada no I SIPEM — Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, promovido pela SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e realizado em Serra Negra, São Paulo, Brasil, em Novembro de 2000. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (1994). Mathematics teachers' professional knowledge. In J. P. Ponte & J. F. Matos (Eds.), Proceedings PME XVIII (Vol. I, pp. 195-210). Lisboa, Portugal. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (1992). Concepções dos professores de matemática e processos de formação, Educação Matemática: Temas de Investigação (pp. 185-239). Lisboa: IIE. (Ficheiro Word)

Guimarães, F. (1999). O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de matemática. Quadrante, 8(1-2), 5-32. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P., & Santos, L. (1998). Práticas lectivas num contexto de reforma curricular. Quadrante, 7(1), 3-33. (Ficheiro Word)

Fonseca, H., Brunheira, L., & Ponte, J. P. (1999). As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática, Actas do ProfMat 99 (pp. 91-101). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (2002). Investigar a prática (documento de trabalho) (Ficheiro Word)

Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70. (Ficheiro Word)

Oliveira, H. (1998). Vivências de duas professoras com as actividades de investigação. Quadrante, 7(2), 71-98. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P.., Segurado, M. I., & Oliveira, H. (em publicação). What happens when pupils work on mathematical investigations? A collaborative project using narratives. (Ficheiro Word)

Santos, L. (2001). A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário. In I. C. Lopes & M. C. Costa (Eds.), Actas SIEM 2001 (pp. 57-77). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

Santos, L., & Canavarro, P. (2001). Mudar de caminho, caminhar para a mudança. In I. C. Lopes & J. Silva & P. Figueiredo (Eds.), Actas ProfMat 2001 (pp. 35-52). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional, Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

Serrazina, L. (1999). Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em Matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo. Quadrante, 8(1-2), 139-168. (Ficheiro Word)

Ribeiro, M. J. B., & Ponte, J. P. (2000). A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores. Quadrante. (Ficheiro Word)

Ponte, J. P. (2000). Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educación, 24, 63-90. (Ficheiro PDF)

Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (em publicação). O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In D. Fiorentini (Ed.), Formação de Professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Editora Gráfica FE/UNICAMP e CEMPEM. (Ficheiro Word)