Página de João Pedro da Ponte

Voltar à página principal

Trabalhos sobre o ensino da Matemática

 

• Este livro apresenta uma síntese da investigação portuguesa no domínio da Didáctica da Matemática as suas implicações para o desenvolvimento curricular. Pretende ser um instrumento útil para a prática profissional, a elaboração de futuros currículos, a definição de medidas para promover a sua concretização na actividade educativa e o apoio à formulação de prioridades na investigação futura.
1999 - Investigação em Educação Matemática: Implicações curriculares (em colaboração com José Manuel Matos e Paulo Abrantes).
Lisboa: IIE
iie-peq.jpg (8418 bytes)

• Um trabalho que contém uma análise de conjunto da situação do Ensino da Matemática em Portugal, elaborado por um grupo de trabalho da APM em que participei:

1998 - Matemática 2001: Diagnóstico e Recomendações para o Ensino e Aprendizagem da Matemática. Lisboa: APM

• Um outro relatório, cuja elaboração coordenei, e que contém uma apreciação geral dos problemas existentes no Ensino da Matemática, os recursos e potencialidades disponíveis para os enfrentar e um conjunto diversificado de propostas :

1997 - Diagnóstico e Propostas para a Matemática Escolar. Lisboa -Secretaria de Estado de Educação e Inovação, Ministério da Educação. [Ficheiro RTF]


• Quem estiver interessado nos problemas do Ensino da Matemática, especialmente no que respeita ao insucesso, poderá ler este pequeno artigo que sintetiza algumas ideias fundamentais acerca desta questão:
1994 - Matemática: Uma Disciplina Condenada ao Insucesso?  NOESIS (Instituto de Inovação Educacional), Nº 31, pp. 24-26. [Ficheiro RTF]


• Uma reflexão geral sobre o percurso feito pela comunidade de Educação Matemática em Portugal, no que respeita à sua origem e desenvolvimento, percorrendo os diversos temas de trabalho e principais projectos:
1993 - A Educação Matemática em Portugal: Os Primeiros Passos duma Comunidade de Investigação. Quadrante, Vol. 2, Nº 2, pp. 95-125. [Ficheiro RTF]


• Três trabalhos, um deles já com alguns anos, têm por objectivo estudar a realização de investigações matemáticas pelos alunos:
1998 - Concepções sobre a Matemática e Trabalho Investigativo (realizado em colaboração com Irene Segurado), publicado  na Quadrante. [Ficheiro Word]
1997 - Investigating Mathematical Investigations (conferência plenária, em colaboração com H. Oliveira, C. Ferreira, J. M. Varandas e L. Brunheira) IL Rencontre de la Commission Internationale pour l'Étude et l'Amélioration de l'Enseignement des Mathematiques (CIEAEM). [Ficheiro Word]
1992 - Cognitive Processes and Social Interactions in Mathematical Investigations (em colaboração com João Filipe Matos). In: João Pedro da Ponte, João Filipe Matos, José Manuel Matos e Domingos Fernandes (Orgs.) Mathematical Problem Solving and New Information Technologies: Research in Contexts of Practice (pp. 239-254), publicado por Springer-Verlag, Berlin.
[Ficheiro RTF - versão em Português] [RTF file - English version]


• As seguintes colectâneas de textos (onde se relatam algumas experiências em que participei) poderão ser um bom ponto de partida para quem se queira interessar pelo tema das investigações matemáticas:
1999 - Investigações Matemáticas na Aula e no Currículo (organização, em colaboração com Paulo Abrantes, Helena Fonseca e Lina Brunheira), publicado pelo Projecto MPT e pela Associação de Professores de Matemática, Lisboa.
1996 - Investigar para Aprender Matemática: Textos Seleccionados (organização, em colaboração com Paulo Abrantes e Leonor Cunha Leal), publicado pelo Projecto MPT e pela Associação de Professores de Matemática, Lisboa.


• Especificamente sobre o uso de novas tecnologias no Ensino da Matemática, os seguintes materiais podem ser úteis para investigadores e professores:
1997 - Matemática e Novas Tecnologias (em colaboração com Paula Canavarro), publicado pela Universidade Aberta, Lisboa.
1995 - Novas Tecnologias na Aula de Matemática. Educação e Matemática (APM), Nº 34, pp. 2-7.
1992 - Spreadsheet and Investigative Activities: A Case Study of an Innovative Experience (em colaboração com Susana Carreira). In: João Pedro da Ponte, João Filipe Matos, José Manuel Matos e Domingos Fernandes (Orgs.), "Mathematical Problem Solving and New Information Technologies: Research in Contexts of Practice" (pp. 301-312), publicado por Springer-Verlag, Berlin.
1992 - Mathematical Problem Solving and New Information Technologies: Research in Contexts of Practice (organização, em colaboração com João Filipe Matos, José Manuel Matos e Domingos Fernandes), publicado por Springer-Verlag, Berlin.


• Outro tema que me tem interessado é o do papel educativo da relação Matemática-realidade. Duas hipóteses de leitura são:
1996 - Matemática e Realidade: Uma Relação Didáctica Essencial e Comentário: A Relação Matemática-realidade no Ensino e na Aprendizagem. In Henrique M. Guimarães (Org.), Dez anos de Profmat: Intervenções (pp. 185-210). Lisboa: APM.
1992 - A Modelação no Processo de Aprendizagem. Educação e Matemática (APM), Nº 23, pp. 15-19. [Ficheiro RTF] (Ficheiro Word)

Outros trabalhos sobre este tema, em língua inglesa, podem encontrar-se aqui.


Página principalProjectosNovas tecnologiasConhecimento e desenvolvimento profissional