Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Fundamentos de Didáctica da Matemática
Docente
: João Pedro Mendes da Ponte

Voltar à página principal

Programa

Objectivos

Proporcionar uma reflexão sobre os grandes temas da Filosofia e Epistemologia da Matemática e as suas implicações educativas, bem como uma visão geral da educação matemática como área do saber, tanto nos seus grandes temas como nos seus métodos de trabalho. A disciplina dá particular realce às perspectivas teóricas e à investigação sobre uma orientação curricular fortemente baseada na Epistemologia a resolução de problemas e as actividades de investigação na aula de Matemática , bem como à análise dos fenómenos do ensino-aprendizagem na sala de aula.

Conteúdos

1. A Didáctica da Matemática como área do saber. A educação matemática como domínio interdisciplinar; objectivos da comunidade científica da educação matemática; o trabalho de diversos grupos de pesquisa e o percurso da comunidade de educação matemática em Portugal.

2. A natureza da Matemática. A Matemática no presente. Natureza do saber matemático: criação e transmissão. A relação entre a Matemática e o mundo real; as influências culturais no desenvolvimento da Matemática. A psicossociologia da Matemática. O problema dos fundamentos da Matemática; O formalismo e a visão bourbakista da Matemática. A Matemática e as novas tecnologias.

3. Problemas e conceitos fundamentais da Didáctica da Matemática. A resolução de problemas e actividades de investigação no currículo e na sala de aula. Educação matemática realística e etnomatemática. Situações didácticas, tarefa, actividade e comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática.

Metodologias

No tratamento dos conteúdos desta disciplina utilizar-se-ão diversas metodologias, incluindo:

(a) Apresentação e discussão pelo docente e pelos formandos de ideias e trabalhos de autores fundamentais;

(b) Pesquisa e apresentação de "estudos de caso" de programas de investigação e discussão de questões transversais ou de ordem geral.

Avaliação

A avaliação dos formandos terá em conta três parâmetros:

(a) Apresentações orais na aula de "estudos de caso" (uma apresentação, a realizar preferentemente em grupo, suportada por um ficheiro powerpoint e um texto).

(b) Ensaio crítico individual sobre um tema de Didáctica da Matemática, a realizar em duas fases.

(c) Participação nas actividades da disciplina, dentro e fora da aula, incluindo as discussões dos textos de trabalho.