Formação de Professores

Ano lectivo de 2002/03

Página actualizada em
2 Setembro 2003

Ver avaliação final
dos trabalhos dos diversos grupos
no ponto "Temas de exploração"

Docente
Objectivos, formas de trabalho e avaliação

Programa
Calendário
Temas e bibliografia
Grupos
Bibliografia geral

Docente

Nome: João Pedro da Ponte
Telefone: 919 691 676

Objectivos, formas de trabalho e avaliação

Esta disciplina constitui uma oportunidade para estudar temas fundamentais para a formação do professor, como o conhecimento, a identidade e o desenvolvimento profissional e a investigação sobre a prática profissional..

As formas de trabalho priviligiam o trabalho em pequeno grupo de 2 ou 3 elementos, que serão responsáveis pela exploração e apresentação de um tema no âmbito da disciplina.

A avaliação dos formandos terá em conta dois parâmetros:
a) Realização de um trabalho escrito de tipo ensaio, sobre um tema (individualmente ou em pequeno grupo) com três fases de apresentação (i) escrita (na Internet), (ii) oral na aula e (iii) segunda versão escrita.
b) Participação nas actividades da disciplina, na aula e em espaços virtuais de interacção.

Programa

1. Temas nucleares

Conhecimento profissional do professor (slides)
Desenvolvimento profissional do professor (slides)
A investigação sobre a prática profissional (slides)
Objectivos, problemas e estratégias na formação inicial de professores (slides)
Reflexão (slides)

2. Temas de exploração

Desenvolvimento profissional do professor (texto Amélia e Valéria - versão final)   (avaliação)
Identidade profissional (texto Anibal, Eduardo, Susana - versão final)   (avaliação)
Professor investigador (texto Alexandra, Alexandre, Renata versão final    slides)  (avaliação)
Colaboração (texto Nadia e Paula versão final)  (avaliação)
As experiências de terreno na formação inicial de professores (texto Paula e Tânia - versão final)  (avaliação)
Formação a distância (texto Carlos, Isabel, João versão final)   (avaliação)
O professor na sociedade pós-moderna (Pedro e Sandra - capa - versão final) (avaliação)

 

Calendário e plano de trabalho

 

Temas a trabalhar pelos grupos

1. Desenvolvimento profissional do professor (Amélia, Valéria)

2. Identidade profissional (Aníbal, Eduardo, Susana)

3. Professor investigador (Alexandra, Alexandre, Renata)

4. Colaboração (Nádia, Paula Almeida)

5. As experiências de terreno na formação inicial de professores (Lucília, Paula Reis, Tânia)

6. Formação a distância (Carlos, Isabel, João)

7. O professor na sociedade pós-moderna (Pedro, Sandra)

Bibliografia geral

Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill. (CIE)

Marcelo-Garcia, C. (1999). Formação de professores: Por uma mudança educativa. Porto: Porto Editora.

Nóvoa, A. (Ed.). (1991). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote.

Richardson, V. (Ed.), Handbook of research on teaching. Washington, DC.: AERA. (CIE)

Conhecimento profissional

Perrenoud, P. (2000). 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.

Ponte, J. P. (1995). Saberes profissionais, renovação curricular e prática lectiva. In L. Blanco & V. Mellado (Eds.), La formación del profesorado de ciencias y matemática en España y Portugal (pp. 187-202). Badajoz: Universidad de Extremadura. (Ficheiro Word)

Desenvolvimento profissional

Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional, Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

A investigação sobre a prática profissional

Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

Reflexão

Oliveira, I., & Serrazina, L.  (2002). A reflexão e o professor como investigador. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 29-42). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)

Schön, D. A. (1983). The reflective practioner: How professionals think in action. Aldershot Hants: Avebury.

Serrazina, L. (1999). Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em Matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo. Quadrante, 8(1-2), 139-168. (Ficheiro Word)