Amélia-Valéria – 17

O vosso texto melhorou substancialmente da primeira versão para a segunda. A introdução geral que fazem ao conceito de desenvolvimento profissional ficou bastante bem. A vossa apresentação das diversas teorias que fundamentam o desenvolvimento profissional do professor está agora mais equilibrada. Mesmo assim, teria sido possível desenvolver um pouco mais a secção sobre teorias de aprendizagem dos adultos e clarificar melhor que mudanças estão em causa, na secção de teorias sobre a mudança (são mudanças nas crenças e concepções? Nas atitudes? Nas práticas?...)

A vossa apresentação de “modelos de desenvolvimento profissional” parece-me que está muito bem. Os modelos foram escolhidos com critério e estão bem apresentados. A discussão sobre os factores que influenciam o desenvolvimento profissional parece-me adequada, tendo em conta a natureza deste trabalho.

Nas considerações finais, fazem uma reflexão pertinente sobre o vosso próprio percurso de desenvolvimento profissional. No entanto é pena que apenas tenham conseguido mobilizar uma das teorias (etapas da vida profissional de Huberman) para fazer a vossa auto-análise. Teria sido muito interessante ver-vos recorrer a um leque mais alargado de perspectivas teóricas.

Em síntese, penso que o vosso trabalho ficou muito bem. Espero que a respectiva elaboração tenha dado um contributo, ainda que eventualmente modesto, para o vosso próprio desenvolvimento profissional.