Tema 4 - Colaboração

Intervenientes:

Questões

Estas questões são apresentadas como possível ponto de partida para a reflexão por parte do grupo:

  1. Quais as razões pelas quais a cooperação pode ser importante, na realização de um projecto?

  2. Que modalidades de cooperação surgem com mais frequência na educação? Como se caracteriza cada uma delas e quais os seus objectivos? (distinção cooperação/colaboração)

  3. Quais os elementos mais salientes de um processo de cooperação bem sucedido?

  4. Quais as dificuldades que surgem com mais frequência no decurso de dinâmicas de cooperação em projectos educativos?

  5. Como se pode caracterizar a dinâmica de colaboração em projectos de investigação/desenvolvimento curricular, envolvendo professores e investigadores?

Bibliografia sugerida

  1. Christiansen, H., Goulet, L., Krentz, C., & Maeers, M. (Eds.), Recreating relatioships: Collaboration and educational reform. Albany, NJ: State University of New York Press.
  2. John-Steiner, V., Weber, R. J., & Minnis, M. (1998). The challenge of studying collaboration. American Educational Research Journal, 35(4), 773-783.  
  3. Reason, P. (Ed.). (1988). Human inquiry in action: Developments in new paradigm research. Newbury Park: Sage.  

Bibliografia complementar 

  1. Boavida, A. M., & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)
  2. Jaworski, B. (2001). Developing mathematics teaching: Teachers, teacher educators, and researchers as co-learners. In T. J. Cooney & F. L. Lin (Eds.), Making sense of mathematics teacher eduaction (pp. 295-320). Dordrecht: Kluwer.  (CIE)
  3. Murtadha-Watts, K., & D'Ambrosio, B. S. (1997). A convergence of transformative multicultural and mathematics instruction? Dillemas of group deliberations for curriculum change. Journal for Research in Mathematics Education, 28(6), 767-782. (CIE)
  4. Raymond, A. M., & Leinenbach, M. (2000). Collaborative action research on the learning and the teaching of algebra: A story of one mathematics teacher development. Educational Studies in Mathematics, 41(3), 283-307. (CIE)
  5. Schensul, J. J., & Schensul, S. L. (1992). Collaborative research: Methods of inquiry for social change. In M. D. LeCompte, W. L. Millroy, & J. Preissle (Eds.), The handbook of qualitative research in education (pp. 161-200). San Diego, CA: Academic Press. (CIE)
  6. Secada, W., & Adajian, L. B. (1997). Mathematics teachers' change in the context of their professional communities. In E. Fennema & B. S. Nelson (Eds.), Mathematics teachers in transition (pp. 193-222). Mahwah: Lawrence Erlbaum. (CIE)
  7. Stein, M. K., & Brown, C. (1997). Teacher learning in a social context: Integrating collaborative and institutional processes with the study of teacher change. In E. Fennema & B. S. Nelson (Eds.), Mathematics teachers in transition. Mahwah: Lawrence Erlbaum. (CIE)