Tema 1 - Desenvolvimento profissional do professor

Intervenientes:

Questões

Estas questões são apresentadas como possível ponto de partida para a reflexão por parte do grupo:

  1. Em que consiste o desenvolvimento profissional do professor? Podemos falar de "dimensões" de desenvolvimento profissional?

  2. E podemos falar de "processos" de desenvolvimento profissional, ou seja, de experiências, estratégias, situações, etc., que promovem este mesmo desenvolvimento?

  3. De que teorias nos podemos servir para estudar o desenvolvimento profissional do professor?

  4. Quais têm sido as principais tendências no estudo do desenvolvimento profissional do professor de Matemática?

  5. E no estudo do desenvolvimento profissional do professor de Ciências?

  6. Existem resultados salientes, na investigação empírica, sobre o desenvolvimento profissional do professor?

Bibliografia sugerida

  1. Guskey, T. R., & Huberman, M. (Eds.). (1995). Professional development in education: New paradigms and practices. New York: Teachers College Press.

  2. Fennema, E., & Nelson, B. S. (Eds.). (1997). Mathematics teachers in transition. Mahwah: Lawrence Erlbaum.

  3. Nóvoa, A. (Ed.), (1991). Vidas de professores. Porto: Porto Editora.

Bibliografia complementar

  1. Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional, Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. (Ficheiro Word)