Tema 7 - O professor na sociedade pós-moderna

Questões

Estas questões são apresentadas como possível ponto de partida para a reflexão por parte do grupo:

  1. Quais os traços definidores da sociedade pós-moderna? Estamos numa "sociedade pós-moderna" ou numa de "modernidade tardia"??

  2. Quais as consequeências da pós-modernidade no campo social e, em particular, nas profissões?

  3. Quais as consequeências da pós-modernidade no campo educativo? (objectivos da educação, currículo, organização escolar...)

  4. Quais as consequências da pós-modernidade na vida profissional e na formação do professor?

Bibliografia sugerida

  1. Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill. (CIE)

  2. Fernandes, M. (2000). Mudança e inovação na pós-modernidade: Perspectivas curriculares. Porto: Porto Editora.

Bibliografia complementar

  1. Correia, J. A., & Matos, M. (2001). Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores. Porto: ASA.

  2. Gervilla, E. (1993). Postmodernidad y educación. Valores y cultura de los jovenes. Madrid: Dykinson.

  3. Giddens, A. (1997). Modernidade e identidade pessoal. Oeiras: Celta.

  4. Magalhães, A. M. (1998). A escola na transição pós-moderna. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

  5. Pourtois, J.-P. & Desmet, H. (1999). A educação pós-moderna. Lisboa: Instituto Piaget.

  6. Terrén, E. (2000). A educação face aos desafios da pós-modernidade. In O século da escola. Entre a utopia e a burocracia (pp.9-39). Porto: Edições ASA.

  7. UNESCO (1998). Professores e ensino: Num mundo em mudança. Porto: ASA.