Página de João Pedro da Ponte

Voltar à página principal

Trabalhos sobre novas tecnologias

 

• No que respeita às novas tecnologias, há a referir, em primeiro lugar, diversos trabalhos de investigação.

Uma análise de uma experiência de introdução das novas tecnologias na formação inicial de professores:
1999 - "A Internet na formação de professores", em colaboração com José Manuel Varandas e Hélia Oliveira, Actas do Profmat 99 (pp. 51-58). Lisboa: APM [Ficheiro Word]

Um estudo sobre as novas tecnologias na formação inicial de professores, realizado para o DAPP:

1998 - "As Novas Tecnologias de Formação Inicial de Proefessores", realizado em colaboração com Lurdes Serrazina, publicado pelo DAPP, do Ministério da Educação.

Um trabalho de avaliação do Projecto MINERVA:

1994 - "Introduzindo as Tecnologias de Informação na Educação em Portugal", relatório de avaliação do projecto MINERVA, DEPGEF do Ministério da Educação, Lisboa. (Actual DAPP)
[Ficheiro RTF - versão em Português] [Word File - English version]


• De especial interesse para a formação de professores poderão ser as seguintes publicações:
1997 - As Novas Tecnologias e a Educação. Lisboa: Texto Editora. (Uma nova edição, substancialmente reformulada, do livro anterior O Computador: Um Instrumento da Educação)
1997 - Matemática e Novas Tecnologias (em colaboração com Paula Canavarro), publicado pela Universidade Aberta, Lisboa.


• Poderão ser também úteis para a formação de professores os vídeos:
1997 - "A Calculadora no Ensino da Matemática" (em colaboração com Paula Canavarro), produzido pela Universidade Aberta.
1997 - "O Computador no Ensino da Matemática" (em colaboração com Paula Canavarro), produzido pela Universidade Aberta.


• Publicações úteis para o estudo de experiências concretas ou para a reflexão sobre as questões fundamentais relativas à introdução das novas tecnologias no Ensino da Matemática:
1991 - "Using Computers in Mathematics Teaching" (em colaboração com Fernando Nunes e Eduardo Veloso, no quadro dum trabalho apoiado pela Comissão das Comunidades Europeias), publicado pelo Projecto MINERVA, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (disponível na APM)
1991 - "O Computador no Ensino da Matemática" (Org.), publicado pela Associação de Professores de Matemática, Lisboa.

• Sugestões sobre o uso de novas tecnologias em diversos tópicos do currículo actual:
1995 - "Novas Tecnologias na Aula de Matemática", artigo publicado na revista Educação e Matemática (APM), Nº 34, pp. 2-7.


• Finalmente, dois pequenos apontamentos editoriais:
1997 - Prefácio do livro "A Família em Rede" de Seymour Papert. Lisboa: Relógio de Água. [Ficheiro RTF]
1997 - O Ensino da Matemática na Sociedade da Informação, Editorial da revista Educação Matemática (APM), Nº 45 , pp 1-2. [Ficheiro RTF] (Ficheiro Word)

Outros trabalhos sobre este tema, em língua inglesa, podem encontrar-se aqui.


Página principalProjectosEnsino da matemáticaConhecimento e desenvolvimento profissional