Seminário de Pesquisa de Educação Matemática

Universidade Federal de Belo Horizonte, 10-17 de Junho de 2005

 

 

Programa

 

Sessão

Dia

Horário

Actividade

Desenvolvimento/Material a ler

 

1

 

10

 

 

09:30-12:30

(3 horas)

Introdução aos trabalhos (João Pedro da Ponte)

 

Trabalho em grupo

 

Discussão em plenário

• Apresentação do programa e das formas de trabalho.

 

• Questões de metodologia na investigação sobre a prática profissional


Textos para ler:
Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: APM.

Boavida, A. M., & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: APM.

2

 

10

 

14:00-17:00

(3 horas)

 

Trabalho em grupo

 

Discussão em plenário

• Abordagem do tema “Colaboração e desenvolvimento profissional”.

 

Texto para ler: Samira Zaidan (FAE/UFMG), Coordenadora do “PRODOC Subgrupo Educação Matemática 1”


Texto para ler:
Saraiva, M., & Ponte, J. P. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52.

 

3

16

09:30-12:30

(3 horas)

 

Trabalho em grupo

 

Discussão em plenário

• Abordagem do tema “Os alunos investigam Matemática”.


Textos para ler: (1) Segurado, I., & Ponte, J. P. (1998). Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo. Quadrante, 7(2), 5-40.

 

(2) Ponte, J. P. (1994). O estudo de caso na investigação em educação matemática. Quadrante, 3(1), 3-18.

 

4

16

14:00-17:00

(3 horas)

 

Trabalho em grupo

 

Discussão em plenário

• Abordagem do tema...


Texto para ler: Jussara L. Araújo (MAT/UFMG), Coordenadora do “Grupo de estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Novas Tecnologias”

 

• Abordagem do tema “Reflexão sobre a prática na formação inicial de professores de Matemática”.

 

Texto para ler: Delgado, C., & Ponte, J. P. (2004). A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico. Quadrante, 13(1), 31-61.

 

 

5

 

17

 

 

09:30-12:30

(3 horas)

 

Trabalho em grupo

 

Discussão em plenário

 

Conclusão

• Abordagem do tema “Os alunos investigam Matemática”.

 

Texto para ler: Maria Clara Frota (MAT/PUCMinas), coordenadora do grupo “Práticas Investigativas em Ensino da Matemática”

 

• Balanço geral do seminário.

 

Nota: Para uma cabal compreensão dos trabalhos, é indispensável a leitura dos cinco textos acima indicados e de mais três ou quatro textos que ainda irão ser colocados.