Seminário “Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática”

UNICAMP, Campinas, Março 2002

Programa proposto

Actualizado em 17 Fev. 2002

 

Sessão

Dia

Hora

Interveniente principal

Tema

Desenvolvimento/Material a ler

 

1

 

11 Março

 

09:00 – 10:30

 

João Pedro da Ponte

Introdução

• Apresentações

• Negociação do programa e formas de trabalho

 

Tema: Questões actuais de investigação sobre os professores de Matemática

Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional, Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM.

Ponte, J. P. (2002). Investigar a prática.

 

2

 

11 Março

 

11:00 – 12:30

 

João Pedro da Ponte

Comentário: Geraldo Perez

Inovação curricular e o conhecimento profissional do professor

Projecto MPT – O conhecimento profissional do professor em aulas de investigação

• Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70.

• Fonseca, H., Brunheira, L., & Ponte, J. P. (1999). As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática, Actas do ProfMat 99 (pp. 91-101). Lisboa: APM.

 

3

 

11 Março

 

14:30 – 16:00

 

Celi Lopes

Comentário: Laurizete Passos

Conhecimento do conteúdo

Projeto: Probabilidade e estatística na educação infantil: Um estudo sobre a formação e a prática do professor

 

4

 

13 Março

 

09:00 – 10:30

 

Alfoso Jimenez

Comentário: Geraldo Perez

Conhecimento profissional

Projeto: Quando educadores matemáticos da universidade e da escola acadêmicos se encontram: Re-significação e reciprocidade de saberes

 

5

 

13 Março

 

11:00 – 12:30

 

Ana Cristina Ferreira

Comentário: Gilvan

Pensamento profissional

Projeto: Metacognição e desenvolvimento profissional: Estudo de um grupo de trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores de Matemática da rede pública de Campinas

 

6

 

13 Março

 

14:30 – 16:00

 

Diana Jaramillo

Comentário: Laurizete Passos

Identidade profissional

Projeto: (Re)constituição do ideário de futuros professores de matemática  num contexto de investigação sobre a prática pedagógica

 

7

 

13 Março

 

16:30 – 18:00

 

João Pedro da Ponte

Comentário: Dario

TIC/

/conhecimento e identidade profissional

Projecto As TIC na formação inicial de professores de matemática

• Ponte, J. P., Oliveira, H., & Varandas, J. M. (Em publicação). O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In D. Fiorentini (Ed.), A formação do professor de matemática.

• Ponte, J. P. (2000). Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educación, 24, 63-90.

 

8

 

15 Março

 

09:00 – 10:30

 

Rosana Miskulin

Comentário: Patrícia Pereira

TIC/construção de conceitos matemáticos

Projeto: As possibilidades didáctico-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de Matemática

 

9

 

15 Março

 

11:00 – 12:30

 

Miriam Penteado

Comentário: Gilberto

TIC/trabalho em rede

Projeto: Interlink - O engajamento de professores de matemática em rede de trabalho sobre a inserção de tecnologia informática na Educação Matemática.

 

10

 

15 Março

 

14:30 – 16:00

 

João Pedro da Ponte

/Grupo

Perspectivas de trabalho futuro

Debate sobre

-          questões para investigar

-          questões metodológicas

-          formas de colaboração e interacção