Seminário “Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática”

Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 08-12 Dezembro 2003

 

Actualizado em 5 Janeiro 2004

 

 

Texto adicional: Ponte, J. (2003). Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat. Lisboa: APM. (ficheiro pdf)

 

Programa

 

Sessão

Dia

Hora

Intervenientes principais

Tema

Desenvolvimento/Material a ler

 

1A

 

08

Segunda

 

09:00 – 09:30

 

João Pedro da Ponte

 

Introdução

• Apresentações

• Acertos no programa e formas de trabalho 

 

1B

 

08

Segunda

 

09:30 – 12:00

 

João Pedro da Ponte

 

Comentários:

Maria Lucia Faria Moro

Neusa Bertoni Pinto

Tânia Braga Garcia

 

Discussão

 

Metodologia de investigação

 

Grupo de estudos do GTI

Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: APM.

 

2

 

09

Terça

 

09:00 – 12:00

 

Maria Tereza Carneiro Soares

 

Comentários:

Ana Maria Liblik

Ettiène Guérios

João Pedro da Ponte

 

Discussão

 

Metodologia

de investigação 

 

Projeto Formação de professores que ensinam matemática como atividade de pesquisa

Soares, M. T. C. (2003). A formação do professor pela pesquisa na universidade e na escola: Investigando situações de ensino de Matemática.

 

3

 

10

Quarta

 

09:00 – 12:00

 

João Pedro da Ponte

 

Comentários:

Ademir Caldeira

José Carlos Cifuentes

Regina Buriasco

 

Discussão

 

Inovação curricular

 

Actividades de investigação na aula de Matemática

 

Projecto MPT – Matemática para Todos

Segurado, I., & Ponte, J. P. (1998). Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo. Quadrante, 7(2), 5-40.

 

4A

 

11

Quinta

 

09:00 – 11:00

 

Alexandre Luis Trovon

 

Comentários:

Carlos Roberto Vianna

Gláucia Brito

João Pedro da Ponte

 

Discussão

 

Inovação curricular

 

Políticas públicas

 

Projeto Tecnologia da Informação e da Comunicação na Formação do Professor

Kalinke, M., & Trovon, A. (????). A delimitação de critérios para análise e selecção de sites educacionais.

 

 

4B

 

11

Quinta

 

11:00 – 12:00

 

João Pedro da Ponte/

/Grupo

 

Perspectivas de trabalho futuro

 

Debate sobre

- questões para investigar

-          questões metodológicas

 

Ponte, J. (2003). Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat. Lisboa: APM. (ficheiro pdf)

 

Formato dos trabalhos:

1 – Apresentação de estudos (neste site) e sua leitura pelos participantes.

2 – Apresentação oral (20 minutos)

3 – Comentário (30 minutos)

4 – Discussão (100 minutos)