Seminário “Pesquisa sobre Conhecimento Profissional do Professor de Matemática”

UNESP, Rio Claro, 18 Novembro 2004

 

 

Programa

 

Sessão

Dia

Hora

Actividade

Desenvolvimento/Material a ler

 

1

 

18

 

 

09:00 – 10:30

Introdução aos trabalhos (João Pedro da Ponte)

• Apresentação do programa e das formas de trabalho

• Abordagem do tema “O conhecimento profissional do professor de Matemática”.

Texto para ler: Ponte, J. P. (1999). Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In J. Tavares, A. Pereira, A. P. Pedro, & H. A. Sá (Eds.), Investigar e formar em educação: Actas do IV Congresso da SPCE (pp. 59-72). Porto: SPCE.

 

18

10:30-11:00

Intervalo

 

2

 

11:00-12:30

Trabalho em grupos (Todos)

Preparação do trabalho no resto do dia.

 

 

12:30-14:00

Almoço

 

 

4

 

18

 

 

14:00-15:00

Discussão em plenário de um texto (Todos)

Texto para ler: Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70. (Quadro)

 

5

 

18

 

 

15:00-16:00

Discussão em plenário de um texto (Todos)

Texto para ler: Saraiva, M., & Ponte, J. P. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52.

 

 

16:00-16:30

Intervalo

 

6

 

16:30-17:30

Síntese geral e questões de pesquisa (João Pedro da Ponte/Todos)

• Sistematização das principais ideias discutidas e identificação de questões em curso de investigação ou para investigação futura.

7

 

17:30-18:00

Apresentação do livro “Investigações matemáticas na sala de aula”

 

 

Nota: Para uma cabal compreensão dos trabalhos, é indispensável a leitura dos três textos acima indicados.