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Áreas e trabalhos de investigação - Avaliação

 

Projectos:

 

Projecto “Estudo sobre a Avaliação dos Docentes do Ensino Superior: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho”. Este projecto teve o seu início em Março de 1998, na sequência de um concurso público aberto pelo Departamento do Ensino Superior. Integrou docentes do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto Politécnico de Setúbal. O relatório final foi entregue em Agosto de 1999.

 

Livros:

L. Menezes; L. Santos; H. Gomes & C. Rodrigues (Eds.), (2008). Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.

Pinto, J.; Lopes, J.; Santos, L. & Brilha, J. (2007). Diferenciação pedagógica na formação. Lisboa: Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Pinto, J. & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.

Giménez, J.; Santos, L. & Ponte, J. (2004). (organização/edição) La actividad matemática en el aula. Barcelona: Editorial Graó.

Santos, L. (2003). Editora convidada da revista Quadrante, vol. XII(1).

Santos, L. (2003). Editora convidada da revista Educação e Matemática, 74.

H. M. Guimarães; L. Leal, & P. Abrantes (1991). (Orgs.), Avaliação: uma questão a enfrentar. Actas do Seminário sobre Avaliação. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

 

Artigos:

Bondoso, T. & Santos, L. (2009). Portefólios … e outras descobertas. Educação e Matemática, 101, 3-9.

Dias, C. & Santos, L. (2009). Portefólio reflexivo na Matemática. ProfMat2009 (CD-ROM). Lisboa: PM.

Dias, S. & Santos, L. (2009). Feedback in different mathematics tasks. PME33, 2, 409-416.

Dias, S. & Santos, L. (2009). Avaliação reguladora, feedback escrito, conceitos matemáticos: Um triângulo de difícil construção. XXSIEM (CD-ROM). Lisboa: APM.

Santos, L. & Pinto, J. (2009). Auto-avaliação regulada em Matemática: Dizer antes de fazer. Bolema, 33.

Santos, L. & Pinto, J. (2009). Lights and shadows of feedback in mathematics learning. PME33, 5, 49-56.

Santos, L. & Pinto, J. (não publicado). Assessment for learning: The use of feedback and portfolio. ECER2009, Viena de Austria.

Semana, S. & Santos, L. (2009). Estratégias de avaliação na regulação das aprendizagens em Matemática. XXSIEM (CD-ROM). Lisboa: APM.

Semana, S. & Santos, L. (2008). A avaliação e o raciocínio matemático. Educação e Matemática, 100, 51-60.

Santos, L. (não publicado) Planificar o trabalho a partir de produções dos alunos.

Santos, L. (2008). Avaliação das aprendizagens: funções, formas e conteúdos. In A. P. Canavarro (Org.), 20 anos em Educação e Matemática (pp. 60-71). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Santos, L. (2008). Dilemas e desafios da avaliação reguladora. In L. Menezes; L. Santos; H. Gomes & C. Rodrigues (Eds.), Avaliação em Matemática: Problemas e desafios (pp. 11-35). Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.

Santos, L. & Menezes, L. (2008). Introdução. In L. Menezes; L. Santos; H. Gomes & C. Rodrigues (Eds.), Avaliação em Matemática: Problemas e desafios (pp. 7-9). Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.

Dias, P. & Santos, L. (2008). Reflectir antes de agir. A avaliação reguladora em Matemática B. In L. Menezes; L. Santos; H. Gomes & C. Rodrigues (Eds.), Avaliação em Matemática: Problemas e desafios (pp. 163-171). Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.

Dias, S. & Santos, L. (2008). Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador. In L. Menezes; L. Santos; H. Gomes & C. Rodrigues (Eds.), Avaliação em Matemática: Problemas e desafios (pp. 133-143). Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.

Santos, L. & Pinto, J. (2008). The teacher’s oral feedback and learning. ICME11 (disponível em http://tsg.icme11.org/tsg/show/37)

Dias, P. & Santos, L. (2008). Reflect before you act – regulatory practice assessment for learning. ICME11 (disponível em http://tsg.icme11.org/tsg/show/37)

Pinto, F. & Santos, L. (2008). Definition of assessment criteria/Self-assessment. ICME11 (disponível em http://tsg.icme11.org/tsg/show/37)

Semana, S. & Santos, L. (2008). Porque é importante explicar como pensei: os relatórios escritos na regulação das aprendizagens em Matemática. ProfMat2008 (CD-ROM). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Santos, L. (2008). 20 anos depois… Educação e Matemática, 98, 15-16.

Bruno, I. & Santos, L. (2007). A regulação das aprendizagens através do feedback – um estudo em físico-química no 3º ciclo do ensino básico. In J. B. Lopes & J. P. Cravino (Eds.), Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior. Actas do XII ENEC (pp. 259-263). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Santos, L. & Dias, S. (2007). Será que os alunos compreendem o que lhes escrevem os professores? Educação e Matemática, 94, 11-16.

Santos, L. & Gomes, A. (2006). Apropriação de critérios de avaliação: um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40(3), 11-48.

Santos, L. & Gomes, A. (2006). Self assessment and appropriation of assessment criteria. Proceedings 30th Psychology Mathematics Education (PME), Mathematics in the center (pp. 49-56). Prague: Charles University in Prague

Santos, L. (2006). The portfolio in teacher education (pp. 1579-1587). Proceedings Cerme4 (CD-ROM), Espanha.

Santos, L. & Pinto, J. (2006). É mesmo possível uma regulação no quotidiano do trabalho do professor e do aluno? Actas do ProfMat2006. (CD-ROM). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Santos, L. & Dias, S. (2006). Como entendem os alunos o que lhes dizem os professores? A complexidade do feedback. Actas do ProfMat2006. (CD-ROM). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Santos, L. (2005). Ensinar e avaliar competências em Matemática: que desafios? Boletim GEPEM, 47, 31-50.

Santos, L. (2005). A avaliação das aprendizagens em Matemática: Um olhar sobre o seu percurso. In L. Santos, A. P. Canavarro & J. Brocardo (Orgs.), Educação e matemática: Caminhos e encruzilhadas. Actas do encontro internacional em homenagem a Paulo Abrantes (pp. 169-187). Lisboa: APM.

Santos, L. (2005). Paulo Abrantes e a avaliação. Contributos na Educação e Matemática. Educação e Matemática, 82, 3-6.

Santos, L. (2004). La evaluación del aprendizaje en matemáticas: orientaciones y retos. In J. Giménez; L. Santos & J. P. Ponte (Coords.), La actividad matemática en el aula. Barcelona: Editorial Graó.

Santos, L. (2004). A reprovação no ensino obrigatório: Sim ou não? Programa do ProfMat2004 (pp. 14-15). Lisboa: APM.

Santos, L. (2004). O ensino e a aprendizagem da matemática em Portugal: Um olhar através da avaliação. Actas del octavo simposio de la sociedad española de investigación en educación matemática (S.E.I.E.M.) (pp. 127-151). Coruña: Universidade da Coruña.

Menino, H. & Santos, L. (2004). Instrumentos de avaliação das aprendizagens em matemática. O uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2º ciclo do ensino básico. Actas do XV SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática) (pp. 271-291). Lisboa: APM.

Santos, L. (2003). Avaliar competências: uma tarefa impossível? Educação e Matemática, 74, 16-21.

Santos, L. & Pinto, J. (2003). O que pensam os alunos sobre a avaliação? Educação e Matemática, 74.

Santos, L. (2003). A persistência das vontades na transitoriedade do tempo. Educação e Matemática, 74, 1.

Santos, L. (2003). Editora convidada da revista Quadrante, vol. XII,1.

Santos, L. (2003). A investigação em Portugal na área da avaliação pedagógica em Matemática. Actas do XIV SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática) (pp. 9-27). Lisboa: APM.

Santos, L. (2002). Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como? In Paulo Abrantes e Filomena Araújo (Orgs.), Avaliação das Aprendizagens. Das concepções às práticas (pp. 75-84). Lisboa: Ministério da educação, Departamento do Ensino Básico.

Santos, L. (2002). A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucinta. Quadrante, vol. XII (1), 7-20.

Santos, L. (2001). Sem bóia é que não afundamos! Educação e Matemática, (61), p. 1.

Valente, O.; Abrantes, P.; Pinto, J.; Santos, L.; Almeida, A.; Prazeres, M. J.; Marques, M. A. (1999). Estudo sobre a Avaliação dos Docentes do Ensino Superior: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho. Relatório final. Itinerários, investigar em educação. (pp. 833-884). Lisboa: Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.

Matos, J. F. & Leal, L. (1994). Assessment of Students’ Achievement in the Portuguese Educational System. In L. Burton (Ed.), Who Counts? Assessing Mathematics in Europe (pp. 199-219). Inglaterra: Trentham Books.

Leal, L. (1997). Portfolio ou pasta do aluno. Educação e Matemática, (42), pp.11-12.

Leal, L. (1997). Exames: Uma via a prosseguir? Educação e Matemática, (43), pp. 5-12.

Leal, L. & Abrantes, P. (1993). Assessment in an Innovative Curriculum Project for mathematics in Grades 7-9 in Portugal. In M. Niss (Ed.), Cases of Assessment in Mathematics Education. An ICMI Study (pp. 173-182). London: Kluwer Academic Publishers.

Santos, L. (1992). Avaliação da Aprendizagem num Contexto de Inovação Curricular. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, Colecção Teses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

leonordsantos@sapo.pt