Ciência e Arte

Minor em História e Filosofia da Ciência da SAHFC/FCUL
Disciplina de FCSE da SAHFC/FCUL
Disciplina da Licenciatura em Estudos Gerais da UL
Curso livre da SAHFC/FCUL


(2013-2014)

Docente: Prof. Olga Pombo
opombo@fc.ul.pt
Telefone: 21.7500365 (extensão - 24.324) 
Gabinete: Edifício C4, piso 3, sala 24 (4.3.24)
 

 

Apresentação da cadeira Programa
Temas das aulas Avaliação
Materiais Indicações bibliográficas

 

1. Apresentação da Cadeira

 

Funcionamento: a disciplina funcionará em simultâneo como:

disciplina do Minor em História e Filosofia da Ciência (Secção de História e Filosofia da Ciência / FCUL)

disciplina FCSE (formação cultural, social e ética) oferecida pela Secção de História e Filosofia da Ciência, aberta a todos os interessados da FCUL

disciplina da Licenciatura em Estudos Gerais da UL

curso livre - aberto a todos os interessados da Universidade de Lisboa e de outras universidades
Horário e sala:

• Quarta feira, das 10.30h às 13.30h, sala 2.4.16
• Sexta feira, das 10.30h às 12h, sala 3.2.13

 

Recepção de alunos:

a combinar (sala 4.3.24)

 


Leccionação:

• a disciplina será leccionada pela docente:
Olga Pombo
 email: opombo@fc.ul.pt
 





 


• convidados:

Isabel Serra (SAHFC)
Cristina Tavares (FBAUL)
Catarina Nabais (pos-doc CFCUL)
Alexander Gerner (pos-doc CFCUL)
Silvia di Marco (doc. CFCUL)
Ana Teresa Bigio (IADE)
Porfírio Silva (pos-doc IST)
Pedro Caldas (CFCUL)
Outros a indicar


2. Avaliação
:

1. assistência às aulas
2. participação no "Atelier de Ilustração Científica" (relatório sobre o trabalho realizado)
3. realização de um trabalho individual (que deverá incidir sobre um tópico do programa ou sobre um exemplo de articulação ciência e arte e que deverá ser previamente apresentado e aceite pela docente)
4. exame escrito para alunos com estatuto de trabalhador-estudante

 


3. Temas das aulas - 2013-2014 (2º semestre)

 

1º aula

19   Fevereiro

10.30h-13.30h

Apresentação do programa. Problematização dos conceitos de Ciência e Arte. Articulações e Complementaridades

2º aula

21 Fevereiro

10.30h-12h

Ciência e Arte, duas actividades especificamente humanas. Natureza e cultura. Beleza natural e artificio. Lei natural e construção teorética.

3º aula

26 Fevereiro

10.30h-13.30h

Ciência e Arte: trabalho e inspiração.  Os exemplos de Descartes, Kepler, Rousseau e Poincaré.

4º aula

28 Fevereiro

10.30h-12h

Ciência e Arte: descoberta e invenção.

5º aula

5  Março

10.30h-13.30h

A questão da utilidade/não utilidade da ciência e da arte. A pirâmide de Maslow. O carácter primordial da arte e a emergência tardia da ciência.  Bacon, Malinovski e Levy-Strauss.

6º aula

7  Março

10.30h-12h

Ciência e Arte: representação versus criação. O caso Vermeer.

7º aula

12 Março

10.30h-13.30h

Ciência e Arte: a equação verdade versus beleza. Aristóteles e Dirac. Beleza, expressão e produção do novo. Rebatimento epistemológico destas categorias estéticas.

8ª aula

14 Março

10.30h-12h Ciência e Arte: verdade, beleza e produção do novo. Kuhn e Feyerabend. Kandinsky e Duchamp

9ª aula

19 Março 

10.30h-13.30h Ciência e Arte: uma relação de sempre: Dürer, Leonardo, Vesalius. Ercher, Naum Gabo, Cornelia Parker.
10ª aula 21 Março 10.30h-12h Sci-arte. Caraterização geral, principais áreas e criadores. De Eduardo Kac a William Lathan.

11ª aula

26 Março

10.30h-13.30h Visita guiada ao Museu Berardo,  Centro Cultural de Belém (Catarina Nabais).

14ª aula

28 Março

10.30h-12h  

15ª aula

2 Abril

10.30h-13.30h Química e Arte: A beleza das moléculas. Escultura, arquitetura e estruturas moleculares. Química, conservação e restauro (Isabel Serra e Elisa Maia)

16ª aula

4 Abril

10.30h-12h Matemática e Arte: do número aos fractais: Número e representação geométrica. O caso do número de ouro. Os números o caos e os fractais (Isabel Serra)

17ª aula

9 Abril

10.30h-13.30h A Imagem na Ciência e na Arte. Apresentação de um projecto. Introdução as questões do pensamento diagramático e da civilização da imagem.

11ª aula

11  Abril

10.30h-12h  
 

Férias da Páscoa

 

11ª aula

23  Abril

10.30h-13.30h  

14ª aula

55  Abril

Feriado  

15ª aula

30 Abril

10.30h-13.30h  

16ª aula

2 Maio

10.30h-12h  

17ª aula

7 Maio

10.30h-13.30h Atelier de ilustração cientifica. Áreas temáticas em que se utiliza a ilustração cientifica. Apresentação de exemplos. Técnicas e etapas da ilustração (Ana Teresa Bigio) - a confirmar

18ª aula

9 Maio

10.30h-12h Relações entre Matemática e Arte (Ilda Perez)

19ª aula

14 Maio

10.30h-13.30h Desenho de observação. Exercício de desenho de observação. Diário gráfico e sua importância. (Ana Teresa Bigio) - a confirmar

20ª aula

16 Maio

10.30h-12h  

21ª aula

21  Maio

10.30h-13.30h  

22ª aula

23  Maio

10.30h-12h  

23ª aula

28  Maio

10.30h-13.30h  

24ª aula

30 Maio

10.30h-12h  

25ª aula

15 Maio

10.30h-13h  

 

 

4. Materiais

Textos Links
  • A arte era um nome próprio, Thierry de Duve, Au Nom de l’Art. Pour une Archéologie de la Modernité, Paris, Minuit, 1989: 9-10 (ver aqui - pdf)
  • Sobre a metafora da arvore, por O.Pombo (ver aqui)
  • Usos e significados da imagem na arvore em Biologia, por Ricardo Santos (ver aqui)
  • Homem/animal: arte como anti-humanismo, por Catarina Nabais,  (ver aqui)
  • Filosofia, Arte e Ciência: modos de pensar o acontecimento e o virtual segundo Gilles Deleuze (ver aqui)

 

 

 

 

 


 

5. Programa

Objectivos
• Compreender as diferenças e proximidades entre Ciência e Arte.
• Conhecer alguns momentos fundamentais da relação entre a Ciência e a Arte.
• Estudar alguns exemplos paradigmáticos da relação Ciência e Arte.
• Compreender a importância da imagem na construção e comunicação do conhecimento científico.
• Interrogar o sentido da profunda articulação entre ciência e arte na nossa contemporaneidade


Introdução
• Ciência e arte - Articulações e complementaridades
• Verdade, beleza e produção do novo

Momentos fundamentais da relação Ciência e Arte
• Ciência e Teatro na Grécia - representação e teoria do olhar
• O problema da representação do real - teorias artísticas do Renascimento e emergência da Ciência Moderna
• Arte e Ciência no Barroco - ontologia do infinito e da diferença
• Kant entre a Epistemologia e a Estética - conhecimento científico e juízo de gosto
• Psicanálise e Arte - influências e interpretações (surrealismo, abstraccionismo, expressionismo)
• Técnica e Poética do Mundo Natural - ciência e arte entre o virtual e o artificial

A Imagem na Ciência e na Arte
• As três culturas: oralidade, escrita e imagem
• Imagem e heurística em ciência e arte. Espaços de visibilidade (laboratório vs atelier), figuras (artista e cientista), processos de engendramento (investigação, descoberta, invenção e criação)
• Recursos diagramáticos da comunicação e legitimação em ciência e em arte (escrita e exposição, biblioteca e museu)

Estudos de caso (a titulo exemplificativo)
• Fibonacci. Os números da Natureza
• Leonardo da Vinci. O exemplo de ouro
• Dürer. Matemática e pintura
• Gesner e Vesalius. A fabrica dos corpos
• Darwin e Ruskin. A cultura vitoriana
• A Alice no País das Maravilhas. O problema dos fundamentos da Matemática
• Escher. Simetria e mundos impossíveis
• Impressionismo. Luz e movimento
• Kandinsky. Ver o invisível
• Bioarte. Os níveis da criação. Ciência, Arte e Tecnologia
• Are e Ciência Médica. As  imagens médicas e o corpo transparente

Componente teórico pratica
Participação no “Atelier de Ilustração Científica” a ser desenvolvido  na FCUL,  em paralelo à leccionação
Participação na construção de um "Museu Virtual de Ciência e Arte" implementado na FCUL no âmbito do projecto FCT:  "A Imagem na Ciência e na Arte"


 

 

6. Indicações bibliográficas gerais

 

 

  • Alcinda Pinheiro de Sousa e Teresa de Ataíde Malafais, Dialogos Disciplinares. As Ciência e as Artes na viragem do Milénio, Lisboa: IST Press, 2003.

  • Araújo-Jorge, Tania C., Ciência e Arte. Encontros e Sintonias, Rio de janeiro: Senacrio, 2004

  • Bergit Arends e Davina Thackara (edrs), Experiment: Conversations in Art and Science, London: The Wellcome Trust, 2003

  • Brian S. Baigrie (ed.)(1996), Picturing Knowledge - Historical and Philosophical Problems Concerning the Use or Art in Science, Toronto / Buffalo / London:  University of Toronto Press

  • Bronowski, Arte e Conhecimento. Ver, Imaginar, Criar, trad. port de Artur Lopes cardos, Lisboa, Edições 70, 1983

  • Caroline A. Jones and  Peter Galison (eds.) (1998), Picturing Science Producing Art, New York: Routledge

  • Darvas,  György (2007), Symmetry. Cultural-Historical and Ontological Aspects of Science-Arts Relations (trad. inglêsa por David Robert Evans), Basel / Boston / Berlin: Biskhäuser

  • Detoeuf, Marie Somone, La Danse de l'Univers/The Dance of the Universe, Paris: Glaks, 1986

  • Kemp, Martin (2000), Visualizations. The Nature Book of Art and Science, Oxford: Oxford University Press

  • Menezes, Marta, Decon. Desconstrução, Descontaminação, Decomposição, Lisboa: Ectopia/Institut Gulbenkain de Ciência, 2009

  • Palmira Fontes da Costa (ed.), (2007), Ciência e Bioarte. Encruzilhadas e Desafios Éticos, Lisboa: Caleidoscópio

  • Pombo, Olga (2006), Unidade da Ciência. Programas, Figuras e Metáforas, Lisboa: Duarte Reis

  • Olga Pombo e Alexander Gerner (Eds.) (2010), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 224 pp. 

  • Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.) (2010), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 175 pp. 

  • Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.) (2010), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 286 pp 

  • Putnam,  Hilary (1988), Representation and Reality, Cambridge:  MIT Press

  • Olga Pombo e Marco Pina (Org.) Em Torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2012, 187 pp

 

 


2. Temas das aulas - 2012-2013 (2º semestre)

 

1º aula

20   Fevereiro

10.30h-13h

Apresentação. Problematização dos conceitos de Ciência e Arte. Articulações e Complementaridades (Olga Pombo)

2º aula

22 Fevereiro

10.30h-12h

Ciência e Arte. Duas actividades especificamente humanas. Descoberta e Invenção. Trabalho e inspiração (Olga Pombo)

3º aula

27 Fevereiro

10.30h-13h

Ciência e Arte. A questão da utilidade/não utilidade da ciência e da arte. O caracter primordial da arte e a emergência tardia da ciência (Olga Pombo)

4º aula

1  Março

10.30h-12h

Ciência e Arte. Verdade, beleza e produção do novo. Arte e representação do real (Olga Pombo)

5º aula

6  Março

10.30h-13h

Pensamento pitagórico, ciência e arte: Números, equações e representações geométricas.
Simetria: simetria geométrica, simetria algébrica; simetria e ciências da natureza: biologia, física e química (Prof. Isabel Serra - FCUL / CFCUL)

6º aula

8  Março

10.30h-12h

Renascimento e Ciência Moderna. A representação do real I (Prof. Cristina Tavares - FBAUL)

7º aula

13 Março

10.30h-13h

Beleza, expressão e produção do novo. Rebatimento epistemológico destas categorias estéticas.

8ª aula

15 Março

10.30h-12h As imagens com que a ciência se faz. Apresentação dos projectos "A imagem na ciência e na arte" e "Lisbon Center for Image in Science and Art" (Olga Pombo)

9ª aula

20 Março 

10.30h-13h Corpo-Imagem. Visita virtual a uma exposição (vídeo) (Olga Pombo e Catarina Nabais)
10ª aula 22 Março 10.30h-12h Imagens Médicas (Silvia di Marco)
 

Férias da Páscoa (25 a 31 Março)

 

11ª aula

3  Abril

10.30h-13h A ilustração cientifica. O exemplo de Darwin (Olga Pombo)

14ª aula

5  Abril

10.30h-12h Imagens da Complexidade (Olga Pombo)

15ª aula

10 Abril

10.30h-13h Diagramas e Mapas (Alexander Gerner)

16ª aula

12 Abril

10.30h-12h Ciência e Teatro  (Olga Pombo)

17ª aula

17 Abril

10.30h-13h A tragédia no teatro grego clássico (Walter Zanz)

18ª aula

19 Abril

10.30h-12h A representação no inicio da modernidade. Teatros do saber. Colecção e museu  (Olga Pombo)

19ª aula

24 Abril

10.30h-13h A representação em ciência. O exemplo de Tycho Brahe (Barros Veloso)

20ª aula

26 Abril

10.30h-12h Mimesis, cópia e representação. Analise de textos de Platão de "O sofista" e "A republica"(Olga Pombo)

21ª aula

1  Maio

10.30h-13h Feriado

22ª aula

3  Maio

10.30h-12h Analise do texto "A Montanha Magica" de Thomas Mann (Silvia di Marco)

23ª aula

8  Maio

10.30h-13h Visita Guiada ao Museu Berardo - Centro cultural de Belem (Olga Pombo)

24ª aula

10 Maio

10.30h-12h Ambições e limites da representação em arte e em ciência (Olga Pombo)

25ª aula

15 Maio

10.30h-13h Impressionismo. Luz e Cor  (Cristina Tavares)

26ª aula

17 Maio

10.30h-12h Cubismo e representação do real (Cristina Tavares)

25ª aula

22 Maio

10.30h-13h Sci-arte. Análise de alguns exemplos. Apresentação de trabalhos de alunos (Olga Pombo)

26ª aula

24 Maio

10.30h-12h Apresentação de trabalhos de alunos. Conclusão do curso (Olga Pombo)

 

 

 

1. Apresentação da Cadeira  (2011-2012)

 

 

Funcionamento: a disciplina funcionará em simultâneo como:

disciplina do Minor em História e Filosofia da Ciência (Secção de História e Filosofia da Ciência / FCUL)

disciplina FCSE (formação cultural, social e ética) oferecida pela Secção de História e Filosofia da Ciência, aberta a todos os interessados da FCUL

disciplina da Licenciatura em Estudos Gerais da UL

acção de formação creditada pelo CCPFC (Registo nº CCPFC/ACC-61355/09 - Nº de créditos: 2,2 ), para professores dos grupos 110, 230, 240, 410, 500, 510, 520, 530, 600, 910, 920 e 930

curso livre - aberto a todos os interessados da Universidade de Lisboa e de outras universidades
Horário e sala:

• Quarta feira, das 10.30h às 13.30h, sala 3.1.07
• Sexta feira, das 10.30h às 12h, sala 8.2.13

 

Recepção de alunos:

a combinar (sala 4.3.24)


 

 



Leccionação:

• a disciplina (Minor, FCSE, Estudos Gerais, curso livre) será leccionada pela docente:

Olga Pombo (coordenadora da disciplina) email: opombo@fc.ul.pt


• a acção de formação contará ainda com a participação de 4 formadores creditados:

1. Isabel Serra (SAHFC)
2. Cristina Tavares (FBAUL)
3. Catarina Nabais (pos-doc CFCUL)
4. Ana Teresa Bigio (IADE)
5. Silvia di Marco (doc. CFCUL)
 

• convidados:


Caroline Belval
Ricardo Santos (CFCUL)
Pedro Caldas (CFCUL)
Fernando Antonio Baptista Pereira (FBAUL)
Diana Marques (Ilustradora científica)
Porfírio Silva (IST)
Outros a indicar



 

 

 


2. Temas das aulas - 2011-2012 (2º semestre)

 

 

1º aula

8 Fevereiro

10.30h-13.30h

Apresentação. Problematização do conceito de Arte (Olga Pombo)

2º aula

10 Fevereiro

10.30h-12h

Filosofia, ciência e arte. Esclarecimentos conceptuais (Olga Pombo)

3º aula

15 Fevereiro

10.30h-13.30h

Ciência e Arte. Articulações e Complementaridades. (Olga Pombo)

4º aula

17 Fevereiro

10.30h-12h

Verdade, beleza e  produção do novo (Olga Pombo)

5º aula

22 Fevereiro

10.30h-13.30h

Mimesis, Copia e Silumacro. Representação, expressão e produção (Olga Pombo)

6º aula

24 Fevereiro

10.30h-12h

Visita à exposição "Algoritmos criativos", Pavilhão do conhecimento, Ciência Viva (Olga Pombo)

7º aula

29 Fevereiro

10.30h-13.30h

Anatomia e desenho do corpo (Caroline Challan)

8ª aula

2 Março

10.30h-12h Nao houve aula por desencontro de salas

9ª aula

7 Março

10.30h-13.30h Apresentação dos projectos: "A imagem na Ciência e na Arte" e Lisbon Center for Image in Science and Art (Olga Pombo). A ilustração em Darwin. Ruskin e a cultura vitorina. Ciência e estética em Darwin (Olga Pombo)
10ª aula 9 Março 10.30h-12h A metáfora da arvore e a sua resistência cognitiva (com a colaboração de Ricardo Santos)
11ª aula 14 Março 10.30h-13.30h O problema da perspectiva entre a ciência e a arte (com a colaboração de Pedro Caldas)
12ª aula 16 Março 10.30h-12h Renascimento e Ciência Moderna. A representação do real I (Prof. Cristina Tavares - FBAUL)

13ª aula

21 Março 

10.30h-13.30h Neuroestética  (Prof. Felix Costa - IST/UTL) - sala 6.2.51

14ª aula

23 Março 

10.30h-12h As imagens com que a ciência se faz (Olga Pombo)

15ª aula

28 Março 

10.30h-13.30h Corpo-Imagem (video). As imagens médicas. (Olga Pombo e Dr. Silvia di Marco)

16ª aula

30 Março 

10.30h-12h Ciência e Teatro na Grécia - representação e teoria do olhar (Olga Pombo)

Férias da Páscoa (2 a 9 de Abril)
 

17ª aula

11 Abril

10.30h-13.30h Representações da Totalidade. Do circulo ao rizoma (Olga Pombo e PhD Catarina Nabais)

18ª aula

13 Abril

10.30h-12h Representações da Matéria e Energia (Prof. Isabel Serra - FCUL)

19ª aula

18 Abril

10.30h-13.30h A perfeição das Moléculas (Prof. Isabel Serra)

20ª aula

20  Abril

10.30h-12h Gabinetes de Curiosidade e Galerias como Teatros do Saber e da Cultura (Prof. Fernando Antonio B. Pereira - FBAUL)

21ª aula

27  Abril

10.30h-12h Atelier de ilustração cientifica. Áreas temáticas em que se utiliza a ilustração cientifica. Apresentação de exemplos. Técnicas e etapas da ilustração (Dr. Ana Teresa Bigio)

22ª aula

2 Maio

10.30h-13.30h A imagem entre a Ciencia e a Arte. Imagens informativas, cientificas, artísticas e religiosas (Olga Pombo e PhD Catarina Nabais)

23ª aula

4 Maio

10.30h-12h Desenho de observação. Exercício de desenho de observação. Diário gráfico e sua importância. (Dr. Ana Teresa Bigio)

24ª aula

9 Maio

10.30h-13.30h Arte e Psicanálise (Prof. Cristina Tavares - FBAUL)

25ª aula

11 Maio

10.30h-12h Atelier de ilustração cientifica. Demonstração de técnicas de ilustração cientifica a preto e branco: grafite, po de carvão e tinta da china. Exercícios. (Dr. Ana Teresa Bigio)

26ª aula

16 Maio

10.30h-13.30h Impressionismo. Luz e Movimento (Prof. Cristina Tavares - FBAUL)

27ª aula

18 Maio

10.30h-12h Atelier de ilustração cientifica.  Demonstração de técnicas de ilustração cientifica a cores: lápis de cor e aguarela. Exercícios. (Dr. Ana Teresa Bigio)

28ª aula

23 Maio

10.30h-13.30h  Cubismo. A representação do real II  (Prof. Cristina Tavares - FBAUL)

29ª aula

25 Maio

10.30h-12h Atelier de ilustração cientifica. Exemplificação de técnicas digitais de ilustração cientifica (Dr. Ana Teresa Bigio)

30ª aula

30 Maio

10.30h-13.30h

Fotografia e conhecimento no século XIX (Prof. Estela Jardim - FCUL - e Doutora Inês Turrazzi).

Conclusão do Curso (Olga Pombo e Catarina Nabais)


3. Avaliação
:

1. assistência às aulas
2. participação no "Atelier de Ilustração Científica" (relatório incluindo o trabalho realizado)
3. realização de um trabalho individual (que poderá ser sobre um tópico do programa ou sobre um exemplo de articulação ciência e arte)

 



4. Materiais


Classificação (provisória) das imagens - síntese Textos
1. Imagens figurativas – representar o individual
• 1.1. Ilustrações Naturalistas
• 1.2. Fotografia
• Mesoscópicas
• Microscópicas - microscopia óptica (vv), microsc. electrónica (vv)
• Telescópicas
• 1.3. Espectroscopia
• 1.4. Raios X
• 1.5. Outras (Cromatografia, Electroforese, Ultrassonografia, RMN, TEP, etc)
2. Imagens diagramáticas – representar o geral, o abstracto, as relações
• 2.1. Esquemas
• 2.2. Mapas
• 2.3. Diagramas
• 2.4. Tabelas (registo e síntese de dados)
• 2.5. Gráficos (registo e síntese de dados)
3. Imagens linguísticas – elementos discretos que se combinam entre si para dar sentido
• 3.1. Equações, fórmulas, cálculo
• 3.2. Representações linguísticas (pictogramas, símbolos, letras)
4. Imagens compostas
• Ilustração naturalista/esquema
• Fotografia/esquema
• Mapa/esquema
• Etc.
5.Problemáticas

 

 

Lisbon Center for Image in Science and Art - http://lisboncisa.fc.ul.pt/
 
Human Sciences
Archaeology
Psychiatry & Psychology
Anthropology
Sociology
Economics



 

 

 

 

 

 

Life sciences
Animal Biology
Anatomy: Leonardo & Vesalius
Medical Drawing in Ancient East
Modern Medical Imaging
Molecular Biology & Genetics
Zoology
Primatology & Behavioral Biology
Evolutionary Biology
Botanics

 

Nature Sciences
Astronomy
(Bio)Chemistry
Computational Biomechanics
Geology
Geography
Oceanography
Physics
Climatology
Geophysics
Ecology
Botany
Sea Biology
Microbiology
Idealities
Diagrams
Symbols (incl. maths)
Statistics
Geometry

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

5. Programa

Objectivos
• Conhecer os momentos fundamentais da relação entre a Ciência e a Arte.
• Compreender a importância da imagem (visualização) na construção e comunicação do conhecimento científico.
• Estudar alguns exemplos paradigmáticos da relação Ciência e Arte.
• Interrogar o sentido da articulação entre ciência e arte na nossa contemporaneidade


Introdução
• Ciência e arte - Articulações e complementaridades
• Verdade, beleza e produção do novo

Momentos fundamentais da relação Ciência e Arte
• Ciência e Teatro na Grécia - representação e teoria do olhar
• O problema da representação do real - teorias artísticas do Renascimento e emergência da Ciência Moderna
• Arte e Ciência no Barroco - ontologia do infinito e da diferença
• Kant entre a Epistemologia e a Estética - conhecimento científico e juízo de gosto
• Psicanálise e Arte - influências e interpretações (surrealismo, abstraccionismo, expressionismo)
• Técnica e Poética do Mundo Natural - ciência e arte entre o virtual e o artificial

A Imagem na Ciência e na Arte
• As três culturas: oralidade, escrita e imagem
• Imagem e heurística em ciência e arte. Espaços de visibilidade (laboratório vs atelier), figuras (artista e cientista), processos de engendramento (investigação, descoberta, invenção e criação)
• Recursos diagramáticos da comunicação e legitimação em ciência e em arte (escrita e exposição, biblioteca e museu)

Estudos de caso (a titulo exemplificativo)
• Fibonacci. Os números da Natureza
• Leonardo da Vinci. O exemplo de ouro
• Dürer. Matemática e pintura
• Gesner e Vesalius. A fabrica dos corpos
• Darwin e Ruskin. A cultura vitoriana
• A Alice no País das Maravilhas. O problema dos fundamentos da Matemática
• Escher. Simetria e mundos impossíveis
• Impressionismo. Luz e movimento
• Kandinsky. Ver o invisível
• Bioarte. Os níveis da criação. Ciência, Arte e Tecnologia
• Are e Ciência Médica. As  imagens médicas e o corpo transparente

Componente teórico pratica
Participação no “Atelier de Ilustração Científica” a ser desenvolvido  na FCUL,  em paralelo à leccionação
Participação na construção de um "Museu Virtual de Ciência e Arte" implementado na FCUL no âmbito do projecto FCT:  "A Imagem na Ciência e na Arte"


 

 

 

6. Indicações bibliográficas gerais

 

 

  • Alcinda Pinheiro de Sousa e Teresa de Ataíde Malafais, Dialogos Disciplinares. As Ciência e as Artes na viragem do Milénio, Lisboa: IST Press, 2003.

  • Araújo-Jorge, Tania C., Ciência e Arte. Encontros e Sintonias, Rio de janeiro: Senacrio, 2004

  • Bergit Arends e Davina Thackara (edrs), Experiment: Conversations in Art and Science, London: The Wellcome Trust, 2003

  • Brian S. Baigrie (ed.)(1996), Picturing Knowledge - Historical and Philosophical Problems Concerning the Use or Art in Science, Toronto / Buffalo / London:  University of Toronto Press

  • Bronowski, Arte e Conhecimento. Ver, Imaginar, Criar, trad. port de Artur Lopes cardos, Lisboa, Edições 70, 1983

  • Caroline A. Jones and  Peter Galison (eds.) (1998), Picturing Science Producing Art, New York: Routledge

  • Darvas,  György (2007), Symmetry. Cultural-Historical and Ontological Aspects of Science-Arts Relations (trad. inglêsa por David Robert Evans), Basel / Boston / Berlin: Biskhäuser

  • Detoeuf, Marie Somone, La Danse de l'Univers/The Dance of the Universe, Paris: Glaks, 1986

  • Kemp, Martin (2000), Visualizations. The Nature Book of Art and Science, Oxford: Oxford University Press

  • Menezes, Marta, Decon. Desconstrução, Descontaminação, Decomposição, Lisboa: Ectopia/institut Gulbenkain de Ciência, 2009

  • Palmira Fontes da Costa (ed.), (2007), Ciência e Bioarte. Encruzilhadas e Desafios Éticos, Lisboa: Caleidoscópio

  • Pombo, Olga (2006), Unidade da Ciência. Programas, Figuras e Metáforas, Lisboa: Duarte Reis

  • Olga Pombo e Alexander Gerner (Eds.) (2010), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 224 pp. 

  • Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.) (2010), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 175 pp. 

  • Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.) (2010), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 286 pp 

  • Putnam,  Hilary (1988), Representation and Reality, Cambridge:  MIT Press

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt