Departamento de Educação

 

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Licenciaturas em Ensino

 

Licenciaturas em Ensino

Acções Pedagógicas de Observação e Análise I

 

A disciplina de Acções Pedagógicas de Observação e Análise (APOA I), incluída no currículo das licenciaturas em Ensino, visa estabelecer a Iigação entre as vertentes teórica e prática dos cursos de formação inicial de professores. Deste modo, pretende constituir um espaço de reflexão sobre a realidade escolar de modo a proporcionar, aos futuros professores, as condições necessárias para uma integração entre conhecimentos teóricos e práticos. Assim, procura-se privilegiar um contacto estreito com a escola na sua globalidade, na perspectiva de quem será envolvido, num futuro próximo, na actividade docente. O curso desenvolve-se segundo um plano de trabalho que valoriza as componentes investigativa e reflexiva. Por um lado, estão previstas deslocações às escolas básicas e secundárias quer para dialogar com professores e alunos quer para contactar com situações concretas de ensino/aprendizagem, o que pressupõe a utilização de diversos instrumentos necessários à recolha de informação. Por outro lado, as situações escolares observadas possibilitarão, posteriormente, análise e reflexão, a fim de contribuir para um maior conhecimento sobre a realidade escolar e profissional.

Temáticas a Abordar

  • Escola - Organização e funcionamento; órgãos de gestão e de apoio e respectivas atribuições.
  • Professor - Funções; Carreira docente e avaliação do desempenho; Formação inicial e contínua.
  • Alunos - Processo de ensino/aprendizagem; Apoios de complemento educativo; Clubes e projectos.

Actividades a desenvolver pelos alunos:

  • análise, discussão e elaboração de documentos síntese sobre questões relacionadas com os temas abordados;
  • deslocação às escolas visando a recolha de informação sobre a sua organização e funcionamento;
  • observação de situações do processo de ensino-aprendizagem;
  • intervenção em situações de ensino/aprendizagem;
  • comunicação escrita e oral dos trabalhos desenvolvidos;

Nota: Para a realização de algumas das actividades propostas torna-se necessário desenvolver e utilizar instrumentos de recolha e análise de dados adequados.

Avaliação

A avaliação, encarada numa perspectiva de processo contínuo, contempla quer a participação dos alunos nas diversas actividades quer a elaboração de um trabalho escrito sobre as temáticas abordadas (máximo 25 páginas).

Bibliografia

Em cada momento de aprendizagem serão dadas indicações aos alunos sobre a bibliografia adequada.

Contacto  
 

Departamento de Educação - Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa
Campo Grande, C6, Piso 1, 1749-016 Lisboa
Telefone: 217 500 049/217 500 141 - Fax: 217 500 346. - e-mail: educacao@fc.ul.pt