Departamento de Educação

 

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Licenciaturas em Ensino

 

Licenciaturas em Ensino

Acções Pedagógicas de Observação e Análise II (Biologia e Geologia)

Docente: Teresa Oliveira

 

INTRODUÇÃO

Na sequência da disciplina de Acções Pedagógicas de Observação e Análise I, a disciplina de Acções Pedagógicas de Observação e Análise II tem por finalidade proporcionar aos futuros professores uma primeira familiarização com a realidade da prática docente, em especial a que respeita ao ensino e aprendizagem das Ciências. Pretende-se criar condições para que contactem com situações reais de actividade lectiva, constituindo-se estas como objecto de observação e problematização. Procurar-se-á, deste modo, reforçar a componente prática da formação inicial de professores, tendo como referência a sua futura actividade docente.

OBJECTIVOS

Promover a capacidade de observação e análise de situações reais do processo de ensino e aprendizagem das Ciências, tomando contacto com os múltiplos espaços em que se desenvolvem.

Construir e utilizar instrumentos de recolha de dados para, numa perspectiva de formação em alternância, relacionar os conhecimentos teóricos com os práticos, nomeadamente os que dizem respeito ao ensino e aprendizagem das Ciências.

Ajudar a desenvolver capacidades e atitudes de questionamento, problematização e espírito crítico no contexto da actividade profissional dos futuros professores de Ciências.

Promover um conhecimento da realidade escolar e profissional de modo a contribuir para uma maior eficácia do processo de inserção sócio profissional dos futuros professores de Ciências

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

De acordo com os objectivos estabelecidos, a par das aulas que decorrem na Faculdade, haverá momentos de trabalho de campo em escolas básicas e secundárias ao longo do semestre. Tem, assim, lugar o contacto directo com diversos aspectos da prática profissional do professor de Ciências e com os contextos em que se desenvolvem o ensino e a aprendizagem.

Prevê-se que os futuros professores se desloquem a escolas básicas e secundárias onde realizarão observações, incidindo, nomeadamente sobre:

• Aulas de Ciências Naturais no ensino básico e de Biologia-Geologia no ensino secundário

• Actividades da Área de Projecto, ligadas ao ensino das Ciências

• Actividades extra-lectivas desenvolvidas em diferentes espaços (por exemplo, Clubes de Ciências, centros de recursos educativos, centros de apoio ao estudo, laboratórios de Ciências)

• Reuniões de docentes no âmbito do ensino das Ciências

METODOLOGIA

Recorre-se a uma metodologias de alternância integrativa articulando os conhecimentos teóricos com os provenientes da prática e privilegiando os conhecimentos prévios, as expectativas dos alunos e a interacção com diversos intervenientes formativos. Perspectiva-se a realização de um projecto com características investigativas, o que permitirá o questionamento, a observação, a análise, o diálogo e a discussão.

Os aspectos a estudar através deste projecto poderão incidir quer sobre o papel e funcionamentos dos espaços extra-lectivos, no âmbito da área das Ciências, quer sobre o espaço da aula de Ciências Naturais ou de Biologia-Geologia – as metodologias de ensino e a abordagem dos conteúdos do currículo, a natureza das actividades e os materiais utilizados, as interacções entre alunos e entre professor e alunos, as principais dificuldades entre alunos, entre outros.

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina de APOA II incide em duas componentes essenciais:

• A participação nas diversas actividades da disciplina, quer no espaço-aula da faculdade quer no espaço-escola;

• O processo de realização do projecto, o seu suporte escrito, bem como a sua apresentação e discussão.
 

 

BIBLIOGRAFIA

Arends, R. I. (1997). Aprender a ensinar. Lisboa: McGraw-Hill.

Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva.

Bogdan, R. & Byklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Outra bibliografia será indicada e discutida ao longo do semestre, conforme os trabalhos a realizar pelos alunos.

 

Contacto  
 

Departamento de Educação - Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa
Campo Grande, C6, Piso 1, 1749-016 Lisboa
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