Departamento de Educação

 

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Licenciaturas em Ensino

 

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Acções Pedagógicas de Observação e Análise II (Matemática)

Docente: Henrique Guimarães

Natureza e Objectivos

Na sequência da disciplina de Acções Pedagógicas de Observação e Análise I, esta disciplina pretende facilitar aos futuros professores uma primeira familiarização com a realidade da prática docente, em especial, no que respeita ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Pretende-se criar condições para que contactem com situações reais de ensino e aprendizagem da Matemática, constituindo-se estas como objecto de observação e problematização. Procurar-se-á, deste modo, reforçar a componente prática da formação inicial de professores, tendo como referência a sua futura actividade docente.

Os principais objectivos desta disciplina são os seguintes:

  • promover a capacidade de observação e análise de situações reais do processo de ensino e aprendizagem da Matemática;
  • incentivar o interesse pela discussão e a reflexão sobre problemas educativos e, em particular, sobre os que dizem respeito ao ensino e aprendizagem da Matemática;
  • ajudar a desenvolver capacidades e atitudes de questionamento, problematização e espírito crítico no contexto da actividade profissional do professor de Matemática.

Métodos de trabalho e actividades

De acordo com os objectivos estabelecidos nesta disciplina de APOAII, a par das aulas que decorrem na Faculdade, haverá momentos de trabalho de campo em escolas básicas e secundárias em várias ocasiões no decurso do semestre. Com este trabalho de campo pretende-se proporcionar um contacto directo com diversos aspectos ligados com a prática profissional do professor de Matemática e com todo o contexto que envolve as aprendizagens nessa disciplina.

Prevê-se, por isso, que os futuros professores se desloquem ao longo do semestre a escolas básicas e secundárias para realizarem observações, incidindo nomeadamente sobre:

  • reuniões de docentes no âmbito do ensino da Matemática;
  • aulas de Matemática;
  • actividades de projecto ligadas à Matemática;
  • actividades extra-lectivas (por exemplo, em Laboratórios ou Clubes de Matemática, em Centro de recursos, Centros de apoio ao estudo, ou Ludotecas).

Os alunos terão a oportunidade de realizar um projecto com características investigativas, o qual lhes permitirá levantar questões, recolher dados com vista à sua resposta, analisá-los e reflectir sobre eles. Os aspectos a estudar através deste projecto poderão incidir quer sobre o papel e funcionamento de espaços extra-lectivos, no âmbito da disciplina de Matemática, quer sobre o espaço da aula de Matemática – as metodologias de ensino e a abordagem dos conteúdos matemáticos, a natureza das actividades e os materiais utilizados, as interacções entre alunos e entre professor e alunos, as principais dificuldades evidenciadas pelos alunos, entre outros.

Avaliação

A avaliação dos alunos na cadeira de APOA tem em conta duas componentes essenciais:

  • a participação nas diversas actividades da disciplina quer no espaço-aula quer no espaço-escola;
  • o processo de realização do projecto, o seu suporte escrito (formato tradicional, página web ou CD), bem como a sua apresentação e discussão.

BIBLIOGRAFIA

Arends, R. I. (1997). Aprender a ensinar. Lisboa: McGraw-Hill
Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação (1.ª ed.). Lisboa: Gradiva.
Bodgan, R., e Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

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