Departamento de Educação

 

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Licenciaturas em Ensino

 

Licenciaturas em Ensino

Didáctica da Matemática

Docente

Henrique Manuel Guimarães

http://www.educ.fc.ul.pt/didmat

Objectivos

A disciplina de Didáctica da Matemática tem como propósito principal criar um espaço de reflexão, discussão e problematização em torno de temas e questões fundamentais da educação matemática. Os temas que estruturam o programa da disciplina são de natureza ‘transversal’, no sentido de que não têm um vínculo directo com nenhum tópico matemático particular, e o trabalho que com eles se pretende desenvolver visa proporcionar, aos futuros professores, instrumentos para a análise e interpretação da prática profissional do professor e, em particular, das situações no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Neste quadro, os principais objectivos do programa da disciplona de Didáctica da Matemática são:

  • Proporcionar aos futuros professores instrumentos conceptuais fundamentais da didáctica da Matemática, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina;
  • Desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do professor e promover a reflexão em torno de questões inerentes a essa prática, nomeadamente no que diz respeito à sua componente lectiva e, em particular, às situações de ensino-aprendizagem da Matemática;
  • Promover a integração de diversos saberes disciplinares, nomeadamente da Matemática e das Ciências da Educação, de forma a torná-los relevantes para a prática profissional;
  • Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em cooperação e estimular os candidatos a professores a assumir, na sua futura prática profissional, uma perspectiva de formação e desenvolvimento permanentes.

Temas e tópicos do programa

O programa desta disciplina está organizado em torno de dois grandes temas. O primeiro, O currículo de Matemática, constitui um espaço privilegiado para o estudo de problemas e questões relacionados quer com o conhecimento e a actividade matemáticos e o papel e a importância do ensino da Matemática, quer com os principais aspectos da evolução do currículo desta disciplina e as orientações curriculares actualmente privilegiadas. Entre estas orientações, têm lugar preferencial as que se relacionam com a resolução de problemas e actividades de investigação, com as calculadoras e as tecnologias de informação e comunicação, e com as aplicações e modelação matemática, sendo dada primazia à análise e discussão das razões e implicações da sua utilização no ensino da Matemática, de perspectivas para essa utilização e das suas potencialidades e limites.

Com o tema A aula de Matemática o propósito principal é criar um espaço para reflexão sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem, dando particular ênfase à análise e discusssão sobre a natureza das tarefas de aprendizagem, aos problemas e questões relacionados com a avaliação da aprendizagem matemática, e às questões relacionadas com a comunicação e interacções em aula. Nestas se incluiem, nomeadamente, o problema da representação matemática e o papel e importância de diferentes tipos de representações, o papel dos manuais escolares e dos materiais didácticos de diversa natureza, o lugar e importância das diferentes formas de organização e de trabalho em aula.

O programa inclui ainda dois outros temas — Problemas actuais no ensino da Matemática e O professor de Matemática — de natureza mais ‘aberta’ , previstos com o propósito principal de proporcionar na disciplina espaços curriculares mais flexíveis permitindo o trabalho de questões escolhidas por razões de actualidade ou de relevância para a formação do futuro professor de Matemática.

Os temas do programa e os tópicos principais que os integram são os seguintes:

O currículo de Matemática
  • A natureza da Matemática
  • Finalidades do ensino da Matemática
  • Evolução curricular e tendências actuais
  • A resolução de problemas e actividades de investigação
A aula de Matemática
  • Natureza das tarefas de aprendizagem
  • Comunicação/discurso, o manual escolar, a tecnologia e os materiais manipuláveis
  • Avaliação da aprendizagem
Problemas actuais no ensino da Matemática
O professor de Matemática

Métodos de trabalho

A reflexão e a discussão são componentes fundamentais do trabalho que se realiza na disciplina de Didáctica da Matemática. O seu programa desenvolve-se em aulas teóricas e em aulas teórico-práticas, de duração e frequência semanal distintas. As primeiras, realizam-se uma vez por semana e são dirigidas ao conjunto de todos os alunos da disciplina, sendo essencialmente dedicadas à introdução ou síntese dos principais aspectos relativos aos temas em estudo. As aulas teórico-práticas realizam-se duas vezes por semana, sendo leccionadas a alunos agrupados em turmas de menor dimensão. Nestas aulas a actividade dos alunos desempenha um papel central e pode assumir diversas formas como, por exemplo, trabalho prático, participação em discussões, e preparação e realização de apresentações, incluindo momentos de dinamização das próprias aulas.

Ao longo do semestre, os alunos são solicitados a realizar trabalho individual, em pequenos grupos ou ao nível de toda a turma, sendo organização em pequenos grupos o modo mais habitual de trabalho. A participação nas actividades propostas na disciplina inclui frequentemente a utilização de material de apoio, nomeadamente textos e outros documentos escritos, materiais manipuláveis e recursos audiovisuais e tecnológicos.

Avaliação

A avaliação dos alunos procura assumir um carácter essencialmente formativo e atender aos vários tipos de actividades realizadas e aos diversos modos de trabalho na disciplina, ocorrendo em momentos que se distribuem ao longo do semestre. A classificação final de cada aluno será obtida tendo em conta três trabalhos com uma componente escrita, um individual e dois realizados em grupo. Para efeitos do cálculo da classificação final, o trabalho individual é contabilizado com peso dois e cada um dos restantes trabalhos são contabilizados com peso um.

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