Departamento de Educação

 

Departamento de Educação

Licenciaturas em Ensino

 

Licenciaturas em Ensino

Metodologia da Física

Docente: Visitação Barbosa

Esta disciplina articula-se com a disciplina Didáctica das Ciências, promovendo a aplicação e o treino dos conteúdos aí abordados e dando-se particular ênfase ao trabalho experimental.

Pretende-se que os alunos-futuros professores- concebam e desenvolvam propostas curriculares para o ensino da Física, a nível do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, tendo em conta a natureza da ciência e a forma como os alunos aprendem, fundamentadas nos resultados recentes de investigação da área. Os futuros professores devem seleccionar e conceber estratégias flexíveis, abertas às ideias, interesses e necessidades dos seus alunos. Essas estratégias devem permitir aos alunos construir o seu próprio conhecimento num contexto social e comunicar as suas ideias das mais diversas formas. As estratégias de ensino devem, ainda, dar apoio aos alunos no uso e estabelecimento de pontes com as restantes disciplinas. Ao mesmo tempo, procurar-se-á que os futuros professores encarem a avaliação não "como o momento final em educação mas sim o primeiro" e, portanto, utilizem uma variedade de estratégias de avaliação, do observar e ouvir o alunos a trabalharem à discussão das suas ideias e concepções, passando pela análise cuidada de todas as suas tarefas formais e informais, pela manutenção de portfolios de trabalhos de alunos e pela auto-avaliação destes.

Conteúdos

I - Concepção, desenvolvimento e implementação de actividades de aprendizagem de Física de:

  • Inquérito científico
  • Trabalho experimental
  • Resolução de problemas
  • Tomada de decisão
  • Comunicação

II - Planificação do ensino-aprendizagem

  • Unidades de ensino e aprendizagem para o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, segundo os novos programas de Física, tendo em conta os resultados e as implicações da investigação em Educação Científica:
  1. concepção e desenvolvimento
  2. discussão e análise crítica

III- Avaliação da aprendizagem: técnicas e instrumentos de recolha e análise de evidências de aprendizagem

Actividades a desenvolver pelos alunos

As actividades a desenvolver pelos alunos e que fazem parte integrante do processo de avaliação incluem:

  1. A análise, discussão e elaboração de documentos-síntese sobre questões relacionadas com o ensino da Física;
  2. A selecção de critérios de avaliação e a sua aplicação a recursos para o ensino da Física, nomeadamente manuais escolares e software educativo;
  3. A concepção, desenvolvimento, avaliação e/ou selecção, em grupo, de actividades de aprendizagem e respectivos instrumentos de avaliação; a concepção, planificação, desenvolvimento e avaliação de uma unidade de ensino-aprendizagem para ser implementada em cerca de seis a oito aulas; a implementação de alguns dos trabalhos desenvolvidos
  4. A apresentação escrita e a comunicação oral de alguns dos trabalhos desenvolvidos;
Notas:

A sala de aula e as docentes desta disciplina estarão ao dispôr dos alunos para apoiar a realização do conjunto de actividades individuais e em grupo previstas, para além do horário lectivo e em condições a especificar.

Pressupõe-se que ao longo da disciplina os alunos utilizam ferramentas de processamento de texto, folha de cálculo e base de dados, bem como a utilização da Internet e as ferramentas informáticas que necessitem,

A articulação existente entre as sessões teóricas e práticas exige a presença assídua às aulas.

Todo o aluno que comprovar ser trabalhador-estudante deverá acordar com a docente responsável no início do semestre, se o julgar necessário, a avaliação da disciplina.

Bibliografia

Para cada tópico tratado os alunos são solicitados a pesquisar as bases de dados à sua disposição e a utilizar os restantes recursos materiais e humanos de que dispõem para obterem os elementos bibliográficos.

Contacto  
 

Departamento de Educação - Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa
Campo Grande, C6, Piso 1, 1749-016 Lisboa
Telefone: 217 500 049/217 500 141 - Fax: 217 500 346. - e-mail: educacao@fc.ul.pt