Piet Mondrian
Muitos
foram os artistas que deram novas representações ao real, mas Mondrian foi
para além deles! Ele começou a formular as suas próprias teorias estéticas. Ao
seu estilo e princípios artísticos chamou de Neoplasticismo.
Nas suas últimas composições, Mondrian evita qualquer sugestão de reprodução
do mundo material, usando linhas pretas verticais e horizontais que delimitam
blocos de puro branco, vermelho, amarelo ou azul. Mondrian exprimiu uma concepção,
que revelou ser um expoente elevado de harmonia e de beleza.
É esta procura constante da harmonia e da beleza que leva Piet Mondrian a
encontrar a matemática! Mondrian descobriu o famoso número
de ouro e com ele chegou ao rectângulo
de ouro. Partilhou com Da Vinci a ideia de que a
arte deveria ser sinónimo de beleza e movimento contínuo, por isso ambos
utilizaram o rectângulo de ouro. A razão de ouro exprime movimento, pois
mantém-se em espiral até ao infinito, e o rectângulo de ouro exprime a
beleza, pois é uma forma geométrica agradável à vista. Assim, o rectângulo
de ouro passou a ser presença constante nas
suas pinturas.
Eis alguns dos mais famosos quadros de Mondrian, onde podemos observar diversos rectângulos de ouro:
"Composition
in Blue-B" |
"Composition with Gray and Light Brown"
|
"Composition
A" |
“New
York city” |
Esta pintura foi inspirada numa visita que Mondrian fez a Nova Iorque. As formas geométricas são menos rígidas e mais complexas, no entanto, ainda se regem pelas proporções da razão de ouro. |
"Squares?
I see no squares in my pictures" |