Artistas Matemáticos, 

Matemáticos Artistas

 

A Matemática é hoje vista com maus olhos, é sinónimo de enormes dores de cabeça entre os estudantes e jóia preciosa que habita as mentes mais iluminadas! Estas ideias estão já tão enraizadas, que é difícil acreditar que a Matemática está repleta de beleza! - No entanto, a comprová-lo, está a estreita relação existente entre a Matemática e a Arte, e se a Arte é bela ...

A associação da Matemática à Arte não é de hoje. De facto, as sólidas relações entre estes dois universos remontam à Antiguidade Clássica. Já os arquitectos da Grécia Antiga, no séc. V a.C., tinham consciência do efeito harmonioso do rectângulo de ouro, usando-o assim na construção do monumento precioso da Acrópole de Atenas - o Partenon (447 - 432 a.C.). Esta procura da harmonia das formas tem sido uma constante ao longo dos tempos.

Mas muitos outros conceitos matemáticos, tais como as proporções, a simetria, as ilusões de óptica, a geometria projectiva e o infinito, influenciaram, embora nem sempre de modo consciente e explícito, muitos artistas ao longo dos séculos. Um exemplo disso, são os pintores e escultores renascentistas que investigaram novas soluções para problemas visuais formais e que realizaram, muitos deles, experiências científicas. Neste contexto, surgiu a perspectiva linear, conceito matemático que revolucionou as correntes artísticas e contribuiu para o desenvolvimento da Arte.

Os pontos em comum são tantos que não podemos de modo nenhum pensar na Arte e na Matemática, ou na Arte e na Ciência como campos completamente distintos! Com efeito, quando se pensa em Arte e Matemática surge-nos imediatamente o nome de Escher. No entanto, existem muitos outros artistas que, como ele, se inspiraram na Matemática para melhor exprimirem as suas ideias, usando-a como técnica, simbolicamente ou até mesmo como tema. É um pouco deste maravilhoso mundo, em que a Matemática e a Arte se fundem nas obras de alguns artistas, que pretendemos dar a conhecer.

Esperamos que esta pequena introdução tenha aguçado a sua curiosidade e o leve a visitar a nossa página, onde a Matemática aparece com uma função bem diferente daquela a que estamos habituados no nosso viver quotidiano.