Autoras


Este trabalho foi realizado por

no âmbito da cadeira Interdisplinaridade Ciências - Matemática (ICM) do 4º ano da Licenciatura em Ensino da Matemática.

Nesta cadeira, uma das propostas apresentadas, foi a realização de uma página Web cujo tema seria à nossa  escolha. Tentando ir  ao encontro da interacção entre a matemática e o nosso mundo, decidimos debruçar-nos sobre personalidades que marcaram a arte com o contributo da matemática. 

Todas nós já tínhamos ouvido falar nos laços fortíssimos existentes entre a matemática e a arte, mas não os conhecíamos de perto. Encontrámos assim, na cadeira de ICM, um óptimo pretexto para explorar este mundo maravilhoso e inesgotável do qual gostaríamos de saber muito mais.

Para nós foi muito gratificante realizar este trabalho uma vez que contribuiu para o enriquecimento da nossa cultura matemática e até mesmo da nossa cultura geral. Agora olhamos para a arte e para a matemática de uma forma diferente, e esperamos conseguir transmitir este mesmo sentimento ao leitor.

Temos fortes convicções de que este trabalho nos irá servir de fonte de inspiração para as nossas futuras aulas no sentido de cativar os nossos alunos, mostrando-lhes alguns aspectos curiosos da arte onde a matemática está presente, dando-lhes uma nova visão desta ciência.  

Este trabalho excedeu em muito as nossas expectativas. Surpreendeu-nos a existência de tantos artistas em cujas obras está presente a matemática e, mais ainda por alguns deles serem tão nossos conhecidos (ou talvez não!), como é o caso de Almada Negreiros . Embora tenhamos explorado alguns desses artistas sentimos que muito, mesmo muito, ficou ainda por dizer e por  descobrir!

 

Agradecimentos: