(1170/80-1240/50)

 

Matemático Italiano que se pensa ter nascido em Pisa, Itália. Embora tivesse o nome de Leonardo de Pisa, no séc XIX, o seu editor deu-lhe o nome de Fibonacci por ser filho de Bonacci.

Escreveu o famoso livro Liber Abacci, onde refere a sequência de Fibonacci, a qual resultou do conhecido problema dos coelhos. Mais tarde, o estudo desta sequência veio revelar propriedades interessantes no âmbito da matemática e ainda diversas aplicações noutros domínios.

Para uma informação mais detalhada consulte: Biografia de Fibonacci


 

 

 


(1564-1642)

Físico, matemático e astrónomo italiano nascido em Pisa.

É o responsável pela fundamentação científica da Teoria Heliocêntrica de Copérnico e pela sistematização da mecânica como ciência.

Em 1633, sob ameaça de excomunhão e morte pela Igreja Católica, renega as suas descobertas.

Para uma informação mais detalhada consulte:  Biografia de Galileu Galilei


 

 

 

 


(1793-1856)

 

Matemático russo que marcou o nascimento da Geometria não euclidiana, com a publicação do artigo "Sobre os Princípios da Geometria", mostrando que a Geometria euclidiana não era a verdade absoluta suposta até então e, tornando necessário fazer-se uma revisão completa nos conceitos fundamentais da Matemática.

Para uma informação mais detalhada consulte: Biografia de Lobachevsky

 


 

 

 

 


(Séc. VI - V a.C.)

 

Matemático, Filósofo, Astrónomo, músico e místico grego, nasceu na ilha de Samos ( na actual Grécia ).

Pitágoras é uma figura extremamente importante no desenvolvimento da Matemática, sendo frequentemente considerado como o primeiro matemático puro.

Definiu as escalas musicais e descodificou os sons em notas.

 

Para uma informação mais detalhada consulte:  Biografia de Pitágoras


 

 

 


(1887-1965)

 

Charles-Edouard Jeanneret, conhecido por Le Corbusier, nasceu em La Chaux-de-Fonds, Suiça e constituiu um marco muito importante no desenvolvimento da arquitectura moderna. Desenvolveu um sistema de medição que ficou conhecido por "Modulador".

 

Para uma informação mais detalhada consulte:  Biografia de Le Corbusier


 

 

 


(1452-1519)

 

Nasceu na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, centro intelectual e científico da Itália. O seu talento artístico cedo se revelou, mostrando excepcional habilidade na geometria, na música e na expressão artística.

Pintor, escultor, arquitecto e engenheiro, Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, reflectem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.

 

Para uma informação mais detalhada consulte:  Biografia de Leonardo da Vinci