Biografias

 

 

Pitágoras

  Pitágoras foi um matemático que viveu na segunda metade do século VI a.C. e nasceu na ilha de Samos. Viajou, segundo relatos, na sua juventude, pelo Egipto e pela Mesopotâmia e, fixou-se em Crotona. Aqui fundou uma espécie de confraria de cariz filosófico-religioso, que deu o nome de Escola Pitagórica.

 

 

Arya-Bhata

   É o mais antigo estudioso de álgebra indiano que se conhece. É impossível definir o período exacto em que viveu. Estudou as equações de primeiro e segundo graus e foi o primeiro a aplicar os processos algébricos aos estudos de astronomia e geometria.

 

 

Brahmagupta

   Brahmagupta foi um matemático que viveu na época medieval na Índia. Nasceu em 598, tendo vivido e trabalhado em Ujjain, um centro importante de astronomia e matemática no interior deste país.

   O feito pelo qual ficou mais conhecido foi o livro Brahmasphutasiddhânta, escrito no ano de 628. De entre as suas contribuições matemáticas mais importantes encontra-se o uso de números negativos e regras operatórias com esses números para as quatro operações elementares.

 

 

Luca Pacioli

   Luca Pacioli foi o primeiro matemático italiano da Renascença e também era conhecido como Luca de Burgo. Ele nasceu em Borgo San Sepolcro, por volta de 1445, e morreu em Roma, por volta de 1510.

   Depois de ter sido perceptor, em Veneza, dos três filhos de um mercador, regressou a Roma e tornou-se monge franciscano. Ensinou matemática em várias cidades italianas como por exemplo, Perúgia, Florença, Pisa e Bolonha.

 

 

Leonard Euler

   Leonard Euler nasceu na Suíça e é considerado uma dos pilares da história da Matemática. Nasceu em 1707 e morreu em 1783, teve 13 filhos e publicou mais de 500 obras originais em vida, além das 400 que apareceram postumamente.

   Dotado de memória e capacidade de trabalho espantosas, cegou aos 60 anos. No entanto, continuou a trabalhar ditando as suas descobertas. Introduziu também muitos símbolos matemáticos que ainda hoje utilizamos, como por exemplo, i e f(x).

 

 

William Hamilton

   William Hamilton nasceu em 1805 e morreu em 1865. Foi o mais ilustre homem da ciência da Irlanda, tendo sido também um jovem prodígio, excepcionalmente dotado para línguas e matemática. Aos 22 anos já era Astrónomo Real da Irlanda e director do Observatório de Dunsink.

 

Topo..