Penrose

 

Roger Penrose é um importante físico matemático que nasce na cidade de Colchester, Inglaterra, em 1931. Embora a maioria do seu trabalho esteja relacionada com a teoria da relatividade e a física quântica, a paixão de Penrose é a matemática recreativa e, em particular, as pavimentações. Recentemente foi-lhe atribuído o título de Sir pelos seus extraordinários contributos à matemática.

 

Penrose realizou o seu doutoramento, em Cambridge, em Geometria Algébrica. Nessa altura, começou a investigar a existência, ou não, de um conjunto de ladrilhos que pavimentassem o plano, mas sem gerar um padrão repetido. Por se tratar de um problema não passível de ser resolúvel computacionalmente, Penrose "armado" apenas com um lápis e um bloco de notas, começou a desenvolver conjuntos de ladrilhos que gerassem este tipo de pavimentações.

 

Eventualmente Penrose encontrou a solução para o seu problema, mas eram necessários muitos milhares de ladrilhos diferentes. Após vários anos de investigação, conseguiu reduzir esse número para seis e, mais tarde, para dois. Foram desta forma criados os três conjuntos de protoladrilhos de Penrose, com seis, dois e dois ladrilhos respectivamente.

 

[1º Conjunto de Protoladrilhos] [2º Conjunto de Protoladrilhos] [3º Conjunto de Protoladrilhos] [Curiosidades]