Dicionário Estatístico

Página Inicial

 

A Estatística

 

Dicionário Estatístico

 

Problemas e Exercícios

 

Estatística Interactiva

 

Passatempos

 

Links e Bibliografia

 

Mensagens

 

Autores

 
j

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicionário

 

Nesta página encontras um dicionário sobre estatística onde podes encontrar definições para termos que não conheças muito bem e que façam parte do vocabulário utilizado neste site e mesmo da sala de aula. Podes, ainda, encontrar algumas expressões/fórmulas no Formulário. Para isso, basta seleccionares a palavra Fórmula que surge nas definições dos termos ou conceitos estatísticos que podem ser representados por essas fórmulas.

Para facilitar a consulta do dicionário podes utilizar o abecedário que se segue, escolhendo a letra correspondente à letra inicial da palavra a pesquisar.

 

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

 

Amostra - é um subconjunto finito da população que se supõe representativo desta.

Amostra Amodal - é uma amostra que não tem moda.

Amostra Bimodal - é uma amostra que tem duas modas.

Amostra Imparcial - é uma amostra em que todos os elementos tiveram uma igual oportunidade de fazer parte da mesma.

Amostra Multimodal - é uma amostra que tem mais do que duas modas.

Amostra Representativa  - é aquela que deve conter em proporção todas as características qualitativas e quantitativas da população.

Amostragem Aleatória Simples - é aquela em que qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido.

Amostragem Estratificada - é aquela em que a população está dividida em estratos ou grupos diferenciados.

Amostragem Sistemática - é aquela em que os elementos são escolhidos a partir de uma regra previamente estabelecida.

Amplitude de um Conjunto de Dados - é a diferença entre o maior valor e o menor valor desse conjunto. Se os dados estiverem agrupados em classes, a amplitude é a diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira.  [Fórmula]

Atributos Qualitativos - são atributos que estão relacionados com uma qualidade e apresentam-se com várias modalidades.

Atributos Quantitativos - são atributos aos quais é possível atribuir uma medida e apresentam-se com diferentes intensidades ou valores.

 [ABC]    [Topo]

Censo - é um estudo estatístico que resulta da observação de todos os indivíduos da população relativamente a diferentes atributos pré-definidos. 

Classe Mediana  (  - é a classe, para dados classificados, que contem a Mediana (neste caso considera-se como Mediana o valor da variável estatística que corresponde a n/2, quer n seja par, quer n seja ímpar).

Classe Modal - é a classe, para dados classificados, que aparece com maior frequência.

Coeficiente de Correlação Linear ( r )- medida estatística que permite calcular o valor numérico correspondente ao grau de dependência entre duas variáveis, o qual varia entre -1 e 1.

[Fórmula]

Correlação - é a relação ou dependência entre as duas variáveis de uma distribuição bidimensional.

Correlação Fraca ou Nula quando o Diagrama de Dispersão não permite o ajustamento de nenhuma recta, o que significa que r = 0. Diz-se, então, que não existe nenhuma relação entre as variáveis da Distribuição Bidimensional.

Correlação Negativa Forte - quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive negativo. A correlação é negativa quando r varia entre -1 e 0 e será tanto mais forte quanto r  se aproxima de -1.

Correlação Negativa Perfeita ou Linear - quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive negativo com r = -1.

Correlação Positiva Forte - quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive positivo. A correlação é positiva quando r varia entre 0 e 1 e será tanto mais forte quanto r se aproxima de 1.

Correlação Positiva Perfeita ou Linear - quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive positivo com r = 1.

[ABC]    [Topo]

Dados Classificados - são valores que uma dada variável pode tomar dentro de certo intervalo. Estes dados são classificados ou agrupados em classes.

Dado Estatístico - é o resultado da observação de um atributo/variável qualitativa ou quantitativa.

Dados Simples vão valores associados a uma dada variável e cuja representação é feita através de uma tabela.

Definição do Problema - é a primeira fase do estudo estatístico e consiste na definição e formulação correcta do problema a ser estudado.

Desvio Médio ( d )-  é a média aritmética do valor absoluto da diferença entre cada valor e a média, no caso dos dados não classificados. No caso dos dados classificados, tem que se entrar em conta com a frequência absoluta de cada observação. [Fórmula]

Desvio  Padrão )é a raiz quadrada positiva da variância. [Fórmula]

Diagrama de Dispersão - é a representação num referencial ortonormado de um conjunto de  pares ordenados de valores (x , y), onde cada par ordenado corresponde a uma observação.

Distribuição Bidimensional - é a representação de uma  variável bidimensional (xi , xj), com 1 £ £ n xi  e xduas variáveis unidimensionais.

Diagrama de Caule-e-Folhas - o mesmo que Separador de Frequências.

Diagrama de Extremos e Quartis - é um diagrama que representa os valores extremos e os quartis de uma variável estatística.

Distribuição de Frequências - o mesmo que Tabela de Frequências.

[ABC]    [Topo]

Estatística - é o método que ensina a recolher, classificar, apresentar e interpretar um conjunto de dados numéricos.

Estatística Descritiva - ramo da Estatística que tem por finalidade descrever certas propriedades relativas a um conjunto de dados.

Estatística Indutiva - ramo da Estatística que procura inferir propriedades da população a partir de propriedades verificadas numa amostra da mesma.

[ABC]    [Topo]

Fenómenos Independentes - são fenómenos respeitantes à mesma variável que não têm qualquer ligação um com o outro. 

Frequência Absolutafi  ) - é o número de vezes que o valor de determinada variável é  observado.

 

Frequência Absoluta Acumulada ( Fi )- é a  soma das frequências absolutas anteriores com a frequência absoluta deste valor. [Fórmula]

 

Frequência Relativa ( fri ) - é o quociente entre a frequência absoluta  do valor da variável e o número total de observações. [Fórmula]

 

Frequência Relativa Acumulada ( Fri )- é a soma das frequências relativas anteriores com a frequência relativa desse valor. [Fórmula]

Função Cumulativa - função que indica para cada valor real x a frequência absoluta (ou relativa) de observações com intensidade menor ou igual a x. A representação gráfica desta função é em forma de escada.

[ABC]    [Topo]

Gráfico Circular - é representado por um círculo que está dividido em sectores cujas amplitudes são proporcionais à frequência que lhe corresponde.

Gráfico de Barras - é constituído por barras, horizontais ou verticais, de comprimento proporcional à frequência.

Histograma  é um gráfico de barras em que a área destas é proporcional à frequência, não havendo espaço entre as mesmas. Só se utiliza em variáveis quantitativas contínuas.

[ABC]    [Topo]

Média Aritmética Simples ) é o quociente da soma de todos os dados não classificados pelo número desses dados. [Fórmula]

 

Média Aritmética Ponderada ) é o quociente entre o somatório do produto de cada dado classificado pela sua frequência absoluta e o número desses dados. [Fórmula]

 

Mediana (  - é o valor da variável, para dados não classificados, que ocupa a posição central da distribuição. [Fórmula]

Medidas de Dispersão é um conjunto de medidas (Amplitude, Variância e Desvio Padrão) utilizadas no estudo da variabilidade de uma determinada distribuição, permitindo obter uma informação mais completa acerca da "forma" da mesma. 

Medidas de Localização -  é um conjunto de medidas (Média, Mediana, Moda e Quartis) que representam de uma forma global um conjunto de dados.  

Medidas de Tendência Central - o mesmo que Medidas de Localização.

Moda ( m )- observação que ocorre com maior frequência numa amostra.

[ABC]    [Topo]

Núvem de Pontos - o mesmo que Diagrama de Dispersão.

Organização dos Dados - consiste em "resumir" os dados através da sua contagem e agrupamento.

Pictogramas - são gráficos onde se utilizam figuras ou símbolos alusivos ao problema em estudo. 

Planificação do Problema - consiste na determinação de um processo para resolver o problema e, em especial, como obter informações sobra a variável em estudo.

Polígono de Frequências são gráficos com aspecto de linhas quebradas. Constroem-se unindo por segmentos de recta os pontos médios das bases superiores dos rectângulos de um histograma.

População - é um conjunto de seres com uma dada característica em comum e com interesse para o estudo.

[ABC]    [Topo]

Quartis ( Q1  Q3 )- são os valores que dividem a distribuição em quatro partes iguais. [Fórmula]

Recenseamento - o mesmo que Censo.

Recolha de Dados - é a primeira etapa depois de definido o problema em estudo.

Recta de Regressão é a recta traçada sobre uma dada Núvem de Pontos, sendo um modelo matemético que pretende descrever a relação existente entre duas variáveis unidimensionais de uma distribuição bidimensional. [Fórmula]

Relações Estatísticas - são relações que se podem estabelecer entre determinadas variáveis de um problema em estudo. 

[ABC]    [Topo]

Separador de Frequências é um tipo de tabela que permite ter uma percepção imediata do aspecto global dos dados sem perda da informação contida na colecção dos dados inicial.

Somatório ( å ) - representa, de forma abreviada, uma soma.  [Fórmula]

Sondagem - é o estudo estatístico que se baseia numa parte da população, isto é, numa amostra que deve ser representativa dessa população.

Tabela de Frequências - são tabelas onde se apresentam os dados por classes e as frequências respectivas.

Tamanho da Amostra - é o número de elementos que constituem uma dada amostra. 

[ABC]    [Topo]

Unidade Estatística ou Indivíduo - é cada um dos elementos da população.

Variância )é a medida que permite avaliar o grau de dispersão dos valores da variável em relação à média. [Fórmula

Variáveis Contínuas - são as variáveis que podem tomar qualquer valor de um determinado intervalo.

Variáveis Discretas - são as variáveis que podem tomar um número finito ou uma infinidade numerável de valores.

Variáveis Qualitativas - o mesmo que Atributos Qualitativos.

Variáveis Quantitativas - o mesmo que Atributos Quantitativos.

[ABC]    [Topo]

 

[ Página Inicial  |  A Estatística  |  Dicionário Estatístico Problemas e Exercícios  |  Estatística Interactiva ]

[ Passatempos  |  Links e BibliografiaMensagens  | Autores ]