Introdução Histórica

 

    Pitágoras de Samos terá vivido entre 580 e 500 a.C. na ilha grega de Samos.  Supõe-se ter sido um místico, um cientista e um estadista aristocrático. Partidário da metempsicose, professava moral elevada e obrigava os seus discípulos a viver austeramente. No campo das ciências foi responsável por importantes desenvolvimentos em matemática e astronomia.

   Pitagoras de Samos

Estudou sob a orientação de Thales de Mileto e, a conselho deste, desde 560 a.C. terá empreendido várias viagens entre o Egipto e a Mesopotânia, onde estudou geometria com os sacerdotes eruditos daquele país, cujo saber havia fascinado Thales e onde se pensa que viria a ter contacto com o Método da "Corda de 13 Nós".

         Por volta de 532 a.C. terá voltado à terra que o vira nascer mas por pouco tempo pois viria a partir para o sul de Itália, Crotona, onde funda não uma simples escola, mas uma comunidade filosófica, religiosa e política, denominada Escola Pitagórica. A influência desta associação revelou-se mesmo em outras regiões do mundo. Pensa-se que terá sido na Escola Pitagórica que pela primeira vez se terá utilizado o termo "matemática".

Pitágoras de Samos

    Na corrente filosófica professada por Pitágoras suponha-se que todo o Universo era regido pelo número e suas relações. Na procura de leis eternas do Universo, os pitagóricos consideravam quatro graus de sabedoria: aritmética, astronomia, geometria e música (o que mais tarde se chamaria o quadrivium).

    Mas, Pitágoras viria a ser fundamentalmente conhecido pelo teorema que tem o seu nome : Teorema de Pitágoras .

    "Todos nós conhecemos o teorema de Pitágoras: em qualquer triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Este enunciado é possível, pelo facto de os pitagóricos evocarem, aqui, as propriedades da essência do triângulo rectângulo."

Dumont , A Filosofia Antiga

   Sabe-se que a pirâmide de Quéope, situada no Egipto e datada de 4500 a.C. tem uma base que é um quadrado quase perfeito. Os egípcios tinham um processo, chamado "Corda de Treze Nós", que era por eles usado para a construção de ângulos rectos. Pensa-se que por volta de 4000 a.C. os egípcios deviam já conhecer um método de encontrar duas perpendiculares, que lhes era particularmente útil na divisão das terras.

    "Os Egípcios conheciam a relação que Pitágoras formula a título absolutamente geral, no caso particular do triângulo cujos lados fossem respectivamente 3, 4 e 5. De tal modo que 32+42=52. Igualmente os Hindus sabiam obter um ângulo recto construindo o triângulo correspondente na relação: 52+122=132. Pitágoras assegura, porém, que a relação é verdadeira para todos os triângulos rectângulos possíveis."

Dumont , A Filosofia Antiga

 

    Os pitagóricos atribuíam a descoberta do Teorema de Pitágoas ao seu mestre, supondo-se que ele tinha sacrificado cem bois aos deuses como prova de gratidão. Sabe-se, agora, que a relação que Pitágoras demonstrou com o título de Teorema de Pitágoras era já conhecida muito antes do seu nascimento.

 

Anterior

Próxima