Biografia

wpe8.jpg (10580 bytes)

euclides1.jpg (2231 bytes)

Euclides de Alexandria, matemático grego, ficou conhecido pelo seu mais famoso trabalho "Elementos". Muito pouco se sabe da vida deste matemático, sabe-se que ensinou em Alexandria, no Egipto, durante o reinado do rei Ptolomeu I (306-283 a.c.). Alcançou grande prestígio pela forma brilhante como ensinava Geometria e Álgebra, conseguindo assim atrair para as suas lições públicas um grande nº de díscipulos

O nome de Euclides ficou na história da ciência para sempre associado à primeira concepção da Geometria como um conjunto sistematizado e lógico de propriedades. Muitas dessas propriedades eram já utilizadas anteriormente, de forma dispersa e com objectivos, tanto utilitário como de mero prazer intelectual ou artístico, por outras civilizações, mas Euclides organizou-as de forma lógica e demonstrou-as tomando como ponto de partida um conjunto reduzido de proposições que toma como verdadeiras sem necessitarem de demonstração e a que se chama axiomas ou postulados.

A sua obra, Elementos,   constituída em 13 volumes, apresenta a Geometria com estrutura de ciência.   A forma como recorrer ao raciocínio dedutivo fez com que gerações a tenham estudado nas suas inúmeras traduções, até aos nossos dias. Por isso se diz que a obra de Euclides constitui dos maiores best-sellers de sempre, só sendo ultrapassada pela Bíblia.