wpe34.jpg (9789 bytes)

 

     Antes de iniciar o ensino das equações do 2º grau, o professor deverá fazer uma breve revisão das equações do 1º grau, pois assim permite que os alunos se recordem das propriedades algébricas utilizadas na resolução de equações.


    De seguida, o professor deverá explicar que existem equações de grau superior a um e que agora irão estudar as equações do 2º grau, ou seja, equações em que aparece uma incógnita ao quadrado (x2, y2,...).
     Então, o professor poderá explicar que as equações do 2º grau são da forma
ax2+bx+c=0 em que a, b e c são números reais em que a é diferente de zero. Deverá também ser-lhes explicado que:

e dizer-lhes porque é que o a tem que ser diferente de zero.
     Pensamos que, nesta altura, o professor deverá apresentar uma actividade aos alunos que contenha algumas equações do 2º grau com o objectivo de eles identificarem os coeficientes (a, b e c).

     Após a realização da actividade, os alunos deverão ser informados de que as equações em que todos os coeficientes são diferentes de zero dizem-se COMPLETAS e as que têm um ou dois coeficientes iguais a zero dizem-se INCOMPLETAS. Neste momento, o professor deverá voltar à actividade anterior e pedir-lhes que classifiquem as equações.


     Finalmente, deverá ainda ser explicado aos alunos que:

 

Voltar atrás Continuar
WB01569_.gif (193 bytes) WB01570_.gif (184 bytes)