Uma figura com o Tangram! O Tangram...
   As tarefas ligadas a cortes e recortes, jogos e puzzles são normalmente do agrado geral e particularmente educativas ao nível da matemática.
    Um dos puzzles mais conhecido pelos estudantes é o Tangram Chinês, um puzzle com sete peças (cinco  triângulos, um paralelogramo e um quadrado) que permite sugerir muitas e muitas formas. Este puzzle obtém-se a partir de um quadrado inicial fazendo os cortes indicados na figura.

Como construir um Tangram.

    A origem do Tangram é obscura. Nem a data de surgimento nem o seu inventor são conhecidos. Pensa-se que é originário da China.

    Este puzzle tem por objectivo a construção de figuras em que sejam utilizadas as suas peças, sempre justapostas (encostadas por lados ou vértices), mas não sobrepostas. Utilizando todas as suas peças podemos construir uma grande variedade de figuras: animais, pessoas, casas, letras, números, formas geométricas e figuras abstractas.

    Além da diversão representada pela busca de novas formas, os chineses usaram o Tangram como quebra-cabeças: o desafio consistia em passar de uma a outra forma com o menor número de movimentos.

    O Tangram permite ainda várias reflexões de natureza geométrica, uma delas sobre o facto de todas as figuras formadas terem sempre a mesma área, já que foram constituídas pelas mesmas sete peças.

    Sugerimos que não deixe de ver a questão 2 da Tarefa 3 onde se apresenta um 'Java applet', que permite jogar com o Tangram interactivamente.

:: Início da Página ::